Últimas:
Monsaraz, praia fluvial e Dark Sky distinguidos com Prémio Cinco Estrelas Regiões – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Turismo

Monsaraz, praia fluvial e Dark Sky distinguidos com Prémio Cinco Estrelas Regiões

Galardão que pretende valorizar e dar a conhecer o melhor de cada região

Publicado

em

Monsaraz, praia fluvial de Monsaraz e Dark Sky Alqueva distinguidos

Prémio Cinco Estrelas Regiões

A praia fluvial de Monsaraz, a vila medieval de Monsaraz e o Dark Sky Alqueva foram distinguidos com o Prémio Cinco Estrelas Regiões pelo segundo ano consecutivo.

Na quinta edição deste galardão que pretende valorizar e dar a conhecer o melhor de cada região, o concelho de Reguengos de Monsaraz viu serem novamente premiados Monsaraz na categoria Aldeias e Vilas, a praia de fluvial de Monsaraz na categoria de Praias, mas também o Dark Sky Alqueva, que tem a sede na Cumeada, na categoria de Astroturismo.

A edição regional do Prémio Cinco Estrelas premeia a beleza e a riqueza das paisagens, a qualidade e a excelência das atrações turísticas, a gastronomia, as manifestações culturais, os monumentos e o património, assim como os negócios regionais que se distinguem pela sua qualidade.

A metodologia dos Prémios Cinco Estrelas mede o grau de satisfação global dos consumidores, tendo em conta os cinco principais critérios que influenciam a sua decisão de compra ou adesão, nomeadamente a satisfação pela experimentação, relação preço-qualidade, Intenção de compra ou recomendação, confiança na marca e Inovação, em três fases de avaliação distintas e complementares:Focus Group e Comité de Avaliação, Testes de Experimentação e Estudo de Mercado à Marca. Esta edição teve a participação de 425 mil consumidores portugueses e no total foram distinguidos 114 ícones regionais e 112 marcas locais.

A praia fluvial de Monsaraz foi inaugurada em 2017, tem 150 metros de extensão, uma torre de vigilância e posto para os nadadores salvadores, posto médico com desfibrilhador automático externo, duches públicos, cadeiras anfíbias, rampas de acesso à água para utilizadores com dificuldades de mobilidade e estacionamento para 500 lugares, incluindo para veículos de pessoas com mobilidade reduzida.

A praia tem a bandeira azul, a bandeira de Praia Acessível e a classificação de Praia Saudável e os veraneantes podem usufruir das infraestruturas do Centro Náutico de Monsaraz, nomeadamente um bar/restaurante, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água.

Monsaraz recebe atualmente mais de 100 mil turistas por ano vindos de mais de 50 países de todos os continentes, que se deslocam à vila medieval para verem a sua monumentalidade e visitarem o Museu do Fresco, com o Fresco do Bom e do Mau Juiz, o Centro Interativo da História da Inquisição em Monsaraz, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa, a Igreja da Misericórdia de Monsaraz, os Paços da Audiência, a Igreja de Santiago e a Praça de Armas do Castelo, mas também para assistirem aos eventos culturais que acontecem ao longo do ano.

O Dark Sky Alqueva é um conceito e uma marca destino que representa um território certificado de cerca de 10 mil quilómetros quadrados, desenvolvido sob o tema do astroturismo, que oferece serviços próprios como sessões de observação astronómica, observação solar, workshops de astrofotografia, provas cegas de vinho e eventos como a Dark Sky Party e a Starlight Party.

O Observatório oficial do Dark Sky Alqueva está localizado na Cumeada, uma aldeia do concelho de Reguengos de Monsaraz, e está equipado com telescópios de vanguarda para observação solar e astronómica, que permitem uma experiência visual única desde planetas às crateras da Lua, passando pelo céu mais profundo, com uma viagem cósmica por nebulosas, galáxias e enxames de estrelas que se erguem acima de um dos melhores céus do mundo.

  • With the arrival of spring, the Milky Way begins to be visible in the skies of Portugal at dawn, in this image, captured in Monsaraz, in the Alqueva´s Dark Sky Reserve, you can watch it in plenty, thanks to this mosaic of 21 images that allows a large field of view, revealing this "arm" of our galaxy above the Convent of Orada (dated 1670). Near the center and right of palm trees, the moon shines brightly, although not interfering with the giant arc of the Milky Way where it is possible to distinguish a lot of constellations like Ursa Minor, with the polaris star to the left of the image, until the swan (Cygnus), with its North America nebula (NGC7000) clearly visible, down to the right, we still find the constellation of Sagittarius and Scorpio, with the brilliant super giant star, Antares. Canon 60Da - ISO1600 Lens 24mm f/2; Exp. 15 secs. Mosaic of 21 images, taken in 06/04/2013 at 5h32 AM.

Continuar a ler
Publicidade

Agenda

Está inaugurado o 11º Festival Islâmico

A 11ª edição do Festival islâmico de Mértola prossegue até ao próximo domingo dia 22 de maio.

Publicado

em

Cerimónia de Inauguração Oficial

11º Festival Islâmico

A cerimónia oficial de inauguração da 11ª edição do Festival Islâmico de Mértola, realizou-se, quinta-feira, 19 de maio ao final da tarde, no anfiteatro do Castelo de Mértola.

A cerimónia contou com a presença de Mário Tomé, Presidente da Câmara Municipal de Mértola e restantes elementos do executivo. A sessão de abertura foi igualmente marcada pela presença de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial; Ceia da Silva, Presidente da CCDRA; dos deputados Nélson Brito e Pedro do Carmo; Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional da Cultura do Alentejo; António Bota, Presidente da CIMBAL; Sua Excelência o Sr. Embaixador de Sua Majestade o Rei de Marrocos em Portugal, Othman Bahnini; Vitor Fernandez da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e, Jalid Nietto, Vice-Presidente da Fundação Mesquita de Sevilla.

Sexta-feira, dia 20, cumpre-se o segundo dia do Festival Islâmico de Mértola.

Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, prossegue igualmente a sua visita, fazendo parte da sua agenda no período da manhã, uma deslocação às instalações do Salão de Chá, Hammam no Centro Histórico da Vila Museu.

Uma hora mais tarde, pelas 10h00, realiza-se uma visita às instalações provisórias da Estação Bióloga e, posteriormente, ao edifício a recuperar em Além Rio, local privilegiado de vista panorâmica para a Vila Museu e futuro local onde irá nascer este importante centro de pesquisa, um projeto de extrema importância para o desenvolvimento local, regional e internacional.

Pelas 12h00, Ana Abrunhosa, e restante comitiva visitam o Cine Teatro da Mina de São Domingos. Às 12H45, em Picoitos, está agendada uma visita ao Sistema de Saneamento de Águas Residuais desta localidade. Outra das grandes obras do Município de Mértola em prole da qualidade de vida dos seus munícipes.

Para terminar a sua visita a esta 11ª edição do Festival islâmico e ao Concelho de Mértola, realiza-se um almoço no restaurante Al Andaluz em Santana de Cambas.

A 11ª edição do Festival islâmico de Mértola prossegue até ao próximo domingo dia 22 de maio.

Continuar a ler

Agenda

Ataque ao Forte da Graça, em Elvas.

É só uma recriação histórica.

Publicado

em

Ataque ao Forte da Graça

4 e 5 de junho

O Forte da Graça vai ser palco de recriação histórica, nos próximos dias 4 e 5 de junho, organizado pela Câmara Municipal de Elvas com o apoio do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, Associação Napoleónica Portuguesa e Associação Portuguesa para a Preservação e Estudo de Armas Históricas.

A iniciativa pretende ser uma simulação histórica de Ataque ao Forte e evocar o cerco ocorrido no ano de 1811 pelo exército Francês, comandado pelo General Jean de Dieu Soult, proporcionando aos habitantes e visitantes vivenciar os costumes e vivências da época.

Para estes dias de encenação histórica vamos ter no Forte da Graça bancas de artesanato, produtos da terra, tabernas, desfile pelas ruas do Centro Histórico, em autênticas recriações históricas, que oferecem um leque variado de vivências e experiências num ambiente único e inesquecível.

O evento conta ainda com demonstrações de tiro de infantaria e artilharia nas muralhas do forte; fosso com demonstrações de cavalaria; baile oitocentista no cruzeiro e recriação histórica noturna de combate entre o terrapleno e revelim.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!