Siga-nos
Inserindo e manipulando imagens em uma página HTML DGS

Património

Monsaraz e Alqueva ‘brilham’ no filme promocional de Portugal.

Campanha #Tú Podes, Visita Portugal. Veja vídeo na TDS.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Campanha #Tú Podes

“Campanha do Turismo de Portugal realça Monsaraz e o Alqueva”

Monsaraz, a vila histórica do concelho de Reguengos de Monsaraz, abre o novo filme promocional do Turismo de Portugal.

A referência a Monsaraz, por várias vezes, não é a única em relação ao Alentejo.

Na sua página pessoal do facebook o presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, não deixou passar a distinção em claro e referiu que, “Monsaraz é hoje uma parte muito significativa do ‘ADN’ do melhor destino turístico do Mundo…Portugal.”

Paisagens alentejanas e a Barragem de Alqueva foram igualmente incluídas no filme que tenta promover o melhor do país.

A mensagem do Turismo de Portugal é clara: “Com o espírito e a força que nos caracterizam, aos poucos fomos dando a volta. E Portugal voltou. Agora que já podes, vai. Visita o teu mar, o teu sol, o teu património e a tua cultura. Vai por tudo o que é nosso.”

Na apresentação da campanha o primeiro-ministro convidou os portugueses a fazerem férias “cá dentro” aproveitando o privilégio de visitarem ou redescobrir o país que por três anos consecutivos – 2017, 2018 e 2019 – foi considerado o melhor destino turístico do mundo.

António Costa falava na apresentação da nova campanha que visa mobilizar o turismo interno no segundo semestre de 2020, convertendo a mensagem do VisitPortugal em Visita Portugal com o mote #TuPodes, Visita Portugal.

Autarquias

Associação de municípios da Rota da EN2 visitou Montemor-o-Novo

Foram realçadas as mais valias que a estrada tem para o concelho.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

A Presidente da Câmara Municipal  de Montemor o Novo recebeu no Salão Nobre a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, representada pelo Presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião e equipa técnica. 

“EN2”

 Esta visita decorreu no seguimento da intenção de integração nesta Associação de Municípios, considerando as mais valias turísticas e de promoção do território que esta estrada representa para o concelho.

Num primeiro momento foi feita uma reunião de trabalho, seguindo-se depois uma visita ao Km 500 no Ciborro. Durante a tarde foram feitas visitas pela cidade, nomeadamente ao Castelo, Centro de Etnologia – Museu Local e Ermida de N. Sra. da Visitação. 

A Estrada Nacional 2 (EN2) é a mais extensa estrada portuguesa que se desenvolve longitudinalmente ao longo do País, ligando a cidade de Chaves à cidade de Faro. Dentro do Concelho de Montemor-o-Novo, esta estrada percorrer cerca de 45 km.

Continuar a ler

Património

Tauromaquia quer ser Património Cultural Imaterial

Em fase de conclusão está igualmente o trabalho exaustivo de levantamento e recolha de documentação que se encontra a ser compilado e reunido numa ampla Plataforma.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Encontra-se em fase de conclusão o projeto «Tauromaquia Património Cultural de Portugal» que resulta de uma candidatura vencedora ao Orçamento Participativo da Cultura de 2017.

“O trabalho é acompanhado e desenvolvido em estreita colaboração com a Direção-Geral do Património Cultural, entidade definidora e reguladora das políticas públicas para o Património Cultural em Portugal.”

O projeto, que tem como grande objetivo a Candidatura da Tauromaquia a Património Cultural Imaterial, é liderado pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) através do Centro de Investigação e Estudos e Sociologia (CIES-IUL), o qual desenvolve projetos de investigação fundamental e aplicada nas áreas das ciências sociais e humanas.

Em fase de conclusão está igualmente o trabalho exaustivo de levantamento e recolha de documentação que se encontra a ser compilado e reunido numa ampla Plataforma que congrega um vastíssimo conjunto de materiais de diversa natureza e que abrangem todo o universo da cultura tauromáquica.

A coordenação do projeto vem efetuar um último apelo a todos os aficionados e intervenientes do espetáculo tauromáquico que sejam detentores de materiais que representem todas as áreas ou dimensões da tauromaquia nacional e que os desejem divulgar que os façam chegar através do seguinte endereço de email: candidatura@tauromaquiapatrimonio.pt.

Entre estes materiais está a possibilidade de envio de fotografias, vídeos, cartazes e todo o tipo de documentação (atual e antiga) que considerem válida para constar de um imenso espólio nacional sobre Tauromaquia em Portugal, ou de Portugal espalhada pela geografia taurina.

O interesse desta plataforma é caracterizar a cultura tauromáquica e, como tal, uma forma de demonstrar que esta é uma cultura que, inequivocamente, é património cultural de Portugal.

Continuar a ler

Património

Peças de Rainer Daehnhardt continuam no Museu dos Coches contra vontade de Alter do Chão

Diretor Geral do Património Cultural esteve em Alter do Chão para abordar tema polémico que continua por resolver.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O Presidente e a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alter do Chão, Francisco Reis e Tânia Falcão, receberam durante o dia de hoje, 28 de maio, o Diretor e a Subdiretora Geral Património Cultural, Bernardo Alabaça e Fátima Pereira, respetivamente. 

” Obras retiradas a Alter do Chão continuam sem regressar desde 2018″

As valiosas peças da autoria do colecionador e historiador luso-alemão Rainer Daehnhardt movidas da Coudelaria de Alter do Chão para o Museu Nacional dos Coches, em 2018, naquela que foi uma decisão muito contestada pelo executivo camarário, continuam sem regressar ao Alentejo.

Em março deste ano, foi tomada a decisão de as fazer regressar ao sítio de onde nunca deveriam ter saído, Alter do Chão mas até hoje não regressaram.

O objetivo é agora que esta coleção possa ser apreciada no futuro Museu do Cavalo, em Alter do Chão.

Este foi o tema central da visita do diretor geral do património cultural que esteve em Alter do Chão.

A Direção Geral do Património Cultural ficou ainda a conhecer o espólio presente na Casa do Álamo, bem como o Centro Interpretativo da Casa da Medusa, provisoriamente localizado nestas mesmas instalações.

Continuar a ler

Artes

Palmela volta a abrir as portas do seu Castelo

A entrada em espaços fechados implica a obrigatoriedade do uso de máscara

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Os espaços visitáveis do Castelo de Palmela reabriram ao público hoje, 19 de maio, com um conjunto de regras, para garantir a segurança de visitantes e trabalhadoras/es, face à pandemia da COVID-19.

“A entrada em espaços fechados implica a obrigatoriedade do uso de máscara.”

No Espaço de Transmissões Militares, podem entrar apenas duas pessoas em simultâneo.

Nos restantes espaços não vigiados, o Município apela a que as/os visitantes salvaguardem as devidas distâncias de segurança. Será assegurado um reforço da limpeza diária.

Os espaços visitáveis vão estar a funcionar no horário de verão (até ao último domingo de outubro): o Museu Municipal pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00 (encerra aos feriados), e a Igreja de Santiago de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 20h00.

Continuar a ler

Autarquias

Praça principal de Reguengos de Monsaraz em obras.

Trata-se de um investimento de cerca de 880 mil euros apoiado em 85 por cento por fundos comunitários

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

As obras de requalificação da Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz, já se iniciaram, um investimento de cerca de 880 mil euros apoiado em 85 por cento por fundos comunitários.

“Município de Reguengos de Monsaraz inicia a requalificação da Praça da Liberdade”

O Município de Reguengos de Monsaraz e a empresa Urbigav decidiram não começar as obras em março devido à pandemia de covid-19, iniciando-se agora os trabalhos com os devidos cuidados de proteção dos trabalhadores.

A requalificação da Praça da Liberdade está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e tem um prazo de conclusão de 270 dias.

A autarquia decidiu aumentar a área pedonal e criar zonas amplas para esplanadas para os espaços de restauração no tabuleiro poente, com novas árvores e uma estrutura de apoio com palco para atividades culturais.

Nesse lado da praça será ainda instalado um sistema de jogo de água formado por 36 jatos que permitem fazer ondas e salpicos e 108 bicos de pulverização tipo nevoeiro para baixar em três ou quatro graus centígrados a temperatura ambiente no verão.

O tabuleiro nascente da praça vai manter a circulação automóvel num sentido para acesso aos serviços existentes, com estacionamento, uma zona de esplanada e um quiosque para venda de jornais e serviço de pastelaria.

Os dois tabuleiros serão atravessados pela ciclovia e a principal via de circulação automóvel da praça poderá ser fechada com pilaretes retráteis quando existirem eventos.

A Praça da Liberdade terá ainda iluminação específica em todas as árvores, nos repuxos e nas fachadas históricas, assim como um carregador rápido para veículos elétricos para promover a mobilidade sustentável e a redução de emissões de gases.

Continuar a ler

Artes

Obras de 1,6M€ no Convento da Saudação em Montemor o Novo

Obras de consolidação estrutural no Convento da Saudação prosseguem

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

No âmbito da candidatura aprovada ao Fundo de Salvaguarda do Património Cultural do Ministério da Cultura, continua a decorrer a obra de consolidação estrutural do Convento da Saudação, num investimento previsto de 1,680.000 milhões de euros.

“Obras de consolidação estrutural no Convento da Saudação prosseguem”

A intervenção no Convento, que é Monumento Nacional, e cuja responsabilidade de gestão é da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, por acordo estabelecido com a Direção Geral do Tesouro e Finanças, através da assinatura de Auto de Cedência em agosto de 2018, trata-se de um anseio antigo e muito pretendido pela autarquia e população.

Após esta primeira grande intervenção, seguir-se-á a recuperação e reutilização do Convento da Saudação, numa candidatura da pela Câmara Municipal já aprovada e com financiamento de fundos comunitários, para garantir visitas patrimoniais públicas, a instalação de serviços municipais e do Centro Nacional de Artes Transdisciplinares, bem como o desenvolvimento do projeto cultural do CNAT – Centro Nacional de Artes Transdiciplinares.

A dinamização da economia urbana em torno da cultura e do Património, eixo estratégico para o desenvolvimento do concelho, terá assim um novo impulso com a conclusão das intervenções previstas, reforçando a afirmação de Montemor-o-Novo, como cidade de Cultura e Património.

Continuar a ler

Agenda

 Festas do Povo de Campo Maior foram adiadas para 2021 

Na sequência da pandemia de covid-19 ruas voltam a estar floridas mas só para o ano.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

As festas estavam agendadas para este ano, entre os dias 29 de agosto a 06 de setembro.

“Nós decidimos adiar as festas para 2021, com data ainda por definir”, disse a presidente da Associação das Festas do Povo de Campo Maior, Vanda Portela em comunicado.

A decisão de adiar o evento, que tem como principal atrativo apresentar aos visitantes dezenas de ruas “engalanadas” com flores de papel, foi tomada em parceria com o município.

Em comunicado, a Câmara de Campo Maior sublinha que esta não foi uma decisão tomada de “ânimo leve”, mas “valores mais altos se levantam” perante a situação que se vive devido ao surto.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Categorias

ARQUIVO

error: Content is protected !!