Siga-nos
Inserindo e manipulando imagens em uma página HTML Minha imagem!

Política

Ministro quer fronteira de Barrancos aberta até 15 de junho.

Portugal está a acertar pormenores com a Espanha

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O ministro da Administração Interna admitiu hoje que a fronteira de Barrancos (Beja) possa reabrir, antes de 15 de junho, durante “algumas horas”, para passagem de trabalhadores entre Portugal e Espanha.

“Dezenas de trabalhadores estão a ser prejudicados”

“Nós estamos a ponderar questões muito locais, com algumas horas, fundamentalmente para circulação de trabalhadores. Temos em ponderação, já o disse, dois pontos.

Um em Montalegre e outro em Barrancos, que são aqueles locais que estão mais longe de locais em que a passagem é autorizada e em que ponderamos que ela exista durante algumas horas do dia, não com o caráter permanente como nestes nove postos principais”, disse hoje Eduardo Cabrita. 

Segundo o governante, a reabertura dos dois locais de passagem entre Portugal e Espanha em Montalegre e Barrancos, está a ser discutida “neste momento” com as autoridades espanholas, mas admite que gostaria que ocorresse ainda “antes de 15 de junho”.

Eduardo Cabrita acrescentou que, neste momento, o desafio do país é “consolidar os bons resultados sanitários e começar a preparar, nas próximas semanas, a alteração de regras para o período depois de 15 de junho”.

O controlo das fronteiras terrestres com Espanha está a ser feito desde as 23:00 do dia 16 de março em nove pontos de passagem autorizada, devido à pandemia da covid-19.

Os pontos de fronteira em funcionamento são Valença-Tuy, Vila Verde da Raia-Verín, Quintanilha-San Vitero, Vilar Formoso-Fuentes de Oñoro, Termas de Monfortinho-Cilleros, Marvão-Valência de Alcântara, Caia-Badajoz, Vila Verde de Ficalho-Rosal de la Frontera e Castro Marim-Ayamonte.

A fronteira de Mourão está igualmente aberta mas apenas 4horas por dia (2h00+2h00)

No âmbito do controlo das fronteiras, estão impedidas as deslocações turísticas e de lazer entre os dois países, sendo apenas permitida circulação de transportes de mercadorias e de trabalhadores transfronteiriços.

Política

Novo confinamento será de um mês.

Escolas abertas para alunos até aos 12 anos.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

António Costa após terminar a reunião do Infarmed para avaliar a evolução da pandemia da Covid-19.

“Confinamento de um mês”

As medidas que vão ser adotadas pelo Governo vão tem um “horizonte de um mês”, admite António Costa.

O primeiro-ministro realçou que o país está “com fortíssima dinâmica de crescimento que temos que travar e isso só é possível com confinamentos”.

Costa pede aos portugueses para continuarem com as medidas de prevenção de contágios porque os números continuam a subir: “Hoje vamos ter números acima dos 7 mil novos infetados”, acrescentou o primeiro ministro aos jornalistas.

As dúvidas estão agora no encerramento das escolas, com alunos com mais de 12 anos.

Especialistas divergiram sobre as melhores medidas para as escolas mas Costa avança que as escolas com alunos até aos 12 anos vão continuar abertas. “Nada justifica encerramento das escolas para crianças até aos 12 anos”.

Continuar a ler

Política

Presidente da República testa positivo

Notícia confirmada pela presidência

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

“Presidente da República testa positivo, mas assintomático”

“Tendo o Presidente da República testado negativo ontem, e apesar do teste antigénio de hoje ser negativo, soube-se agora, às 21h40, que o teste PCR deu positivo”, refere nota da presidência.

O Presidente da República, que está assintomático, comunicou ao Presidente da Assembleia da República, ao Primeiro-Ministro e à Ministra da Saúde e, encontrando-se a trabalhar em Belém, aí ficou e ficará em isolamento profilático na zona residencial, aguardando o inquérito epidemiológico.

Cancelou toda a agenda para os próximos dias, a começar com sessão com os peritos no Infarmed e a audição dos Partidos Políticos previstas para amanhã.

 

Continuar a ler

Política

André Ventura recebido com manifestação de protesto em Serpa

André Ventura tem agendado comício

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Dezenas de manifestantes

” Manifestantes em Serpa contra Ventura”

“Alentejo não é fascista” foi uma das frases que ja se ouviu esta tarde.

Dezenas de manifestantes com cartazes encontram-se junto ao cine teatro de Serpa.

André Ventura tem agendado para esta tarde um comício integrado na campanha das presidenciais.

Veja AQUI o protesto.

Continuar a ler

Política

Recolher obrigatório às 13h00 no fim de semana.

Só 25 concelhos escapam.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Recolher obrigatório no fim de semana

“A partir das 13 horas tudo em casa”

Durante o próximo fim de semana a proibição de circulação entre concelhos e a proibição de permanência na via pública após as 13 horas será estendida a praticamente todo o país – só 25 concelhos ficam de fora(veja lista AQUI).

A medida foi  anunciada pelo primeiro-ministro, António Costa, na sequência do Conselho de Ministros desta tarde.

António Costa explica que o Governo vai esperar por “dia 12 para ter resultados seguros” sobre a evolução da pandemia – é nesse dia, a próxima terça-feira, que se realiza a reunião com especialistas do Infarmed -, mas dado que a “situação tem vindo a agravar-se em todo o território” justifica-se avançar já com “uma medida de caráter mais geral” – proibição de circulação entre concelhos e de circulação na via pública a partir das 13 horas em praticamente todo o país.

Já amanhã vai decorrer uma reunião da emergência da Comissão Permanente da Concertação Social, para que – “se tal vier a ser necessário” – possam ser adotadas novas medidas restritivas logo no dia 12.

Continuar a ler

Policias

Governo emite nota de pesar pela morte do agente de Évora.

É assinada por Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Morte de agente da PSP de Évora

” agente atropelado mortalmente “

O governo acaba de emitir uma nota de pesar pela morte do agente José Pinto Doce, esta madrugada.

“Em nome do Governo, manifesto profundo pesar pela morte do Agente Principal António José Pinto Doce, de 45 anos de idade, do Comando Distrital de Évora da Polícia de Segurança Pública, vítima de atropelamento após uma intervenção policial.

Neste momento trágico, apresento as mais sentidas condolências aos familiares, amigos e a todos os polícias da Polícia de Segurança Pública que diariamente cumprem de forma abnegada a sua missão.”

A nota é assinada por Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna.

Continuar a ler

Política

Lacerda Sales agradece à Força Aérea em Beja e visita hospital.(vídeo)

Governante diz que idosos são uma prioridade na vacinação

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Foto: TDS (Direitos Reservados)

Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, esteve hoje em Beja

” Idosos serão uma prioridade na vacinação, garantiu o governante “

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, esteve hoje na base aérea de Beja.

Uma visita para ver as instalações covid criadas para receber doentes dos surtos dos lares de Beja.

Lacerda Sales, esteve acompanhado pelo secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional Jorge Seguro Sanches, referiu que o processo de vacinação, que é “muito complexo”, está a ser “conjugado com todos os países da União Europeia” e, depois, “internamente terá uma estratégia”.

“Obviamente que não nos vamos vacinar todos ao mesmo tempo e as vacinas irão chegar por ‘tranches’, referiu o governante.

A comitiva visitou ainda o Hospital de Beja.

Continuar a ler

Política

“Futuro da União Europeia está em jogo”, diz Carlos Zorrinho

Eurodeputado socialista no debate relativo à preparação do Conselho Europeu de 10 e 11 de dezembro.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Carlos Zorrinho, Eurodeputado do PS

“O futuro da União Europeia está em jogo e não permite hesitações”

 “Muito poucas vezes, na já longa história da parceria europeia, um Conselho Europeu foi tão determinante”, afirmou Carlos Zorrinho ao intervir esta manhã no debate relativo à preparação do Conselho Europeu de 10 e 11 de dezembro, sublinhando que este será o último Conselho formal da Presidência Alemã e que constitui já uma “ponte para o lançamento” da Presidência Portuguesa que se lhe segue.

Uma “ponte”, segundo afirmou o Eurodeputado Socialista, a partir do Gabinete do PE em Lisboa na sessão plenária conduzida a partir de Bruxelas e com ligação remota aos gabinetes do PE nas capitais dos Estados-Membros, que tem no horizonte um “cenário da pandemia e de um Natal diferente.

O futuro da União Europeia está em jogo e não permite hesitações”.

Na sua intervenção, Zorrinho colocou em evidência várias interrogações da atualidade questionando, designadamente, se “podemos nós hesitar na concretização do financiamento solidário da recuperação, na matriz democrática da nossa parceria, na preservação de uma relação construtiva com o Reino Unido, na prioridade de uma parceria multilateral entre iguais com África, no reforço do eixo atlântico, que tem que ser o porta-aviões do nosso posicionamento global, nas agendas social, climática e digital que reconecte os cidadãos com o projeto europeu?”.  Para de modo perentório concluir que “não, não podemos”.

Por isso, de acordo com o Eurodeputado Socialista, o próximo Conselho Europeu “não será apenas mais um Conselho” pois este “ficará na história, pelo sucesso, pelas meias-tintas ou pelo fracasso”. Esperançado e otimista, Carlos Zorrinho terminou afirmando “o mundo precisa que seja pelo sucesso”.

Continuar a ler

Autarquias

Aljustrel vai contestar inclusão na lista dos concelhos de risco elevado.

Autarquia diz que foi levado em conta número errado de habitantes

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Município vai contestar inclusão

“Autarquia diz que foi levado em conta número errado de habitantes”

O Município de Aljustrel, com base nos critérios decretados pelo Conselho de Ministros, passou a integrar a lista dos concelhos considerados de risco elevado no âmbito da pandemia Covid-19.

Segundo a autarquia “… o Governo, se baseia na última estimativa efetuada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2019, e não no número de habitantes que está referenciado no último Censos.

Este critério não tem ainda em conta, por exemplo, o número de inscritos no Centro de Saúde de Aljustrel, que, neste caso, é superior [9333 utentes].”

E adianta, “Assim, tendo por base a última estimativa do INE de 2019, a fórmula baseou-se na seguinte equação: 20 (número de casos nos últimos 14 dias) ÷ 8247 ( população residente estimada em 2019) = 0,00242512x 100.000 = 242, 51 (240/100.000 é o número limite).

O Município de Aljustrel, embora neste momento de pandemia queira sempre fazer parte da solução e estar inteiramente disponível para colaborar com todas as autoridades e entidades, vai “contestar o critério adotado, por entender que o Concelho sai penalizado, nomeadamente em termos económicos e sociais, e porque estes números não refletem a realidade deste território, com características particulares, nomeadamente no que diz respeito ao número de população atual, fruto da forte atividade industrial e agrícola.”

Continuar a ler

Política

“Injusto e limitador”, diz Carlos Pinto de Sá sobre a inclusão de Évora na lista ‘negra’.

Presidente da autarquia esteve hoje em direto na TVI24

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Carlos Pinto de Sá diz ser “injusto e limitador”

“Évora passa para a lista dos concelhos com maior risco de covid 19”

Carlos Pinto de Sá, presidente da câmara municipal de Évora, disse hoje na TVI24 que a entrada de Évora na lista dos concelhos com mais restrições é ‘limitador e injusto’.

O autarca de Évora adianta que as medidas são ‘desadequadas’ já que por exemplo não existe ‘contágio comunitário’ no concelho.

Pinto de Sá realçou a questão de ‘não existirem nas escolas infectados que tenham transmitido o vírus ‘ devido ao quebrar das eventuais cadeias de transmissão.

O presidente da autarquia lamenta que este medidas venham a ‘atacar a base da economia em particular as micro e pequenas empresas’.

Pinto de Sá referiu que o número de casos ‘vai aumentar’ e que é importante um equilíbrio entre as questões económicas e as medidas a adoptar.

Por último defendeu que as medidas não devem ser tomadas de igual forma em todo o país.

Continuar a ler

Autarquias

Beja, Évora e Portalegre entre os concelhos com risco elevado.

Saiba qual é o número de infectados nas 3 cidades

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Évora-208 Beja-100 Portalegre-114

Capitais de distrito do Alentejo com movimentações restritas

“Capitais de distrito entram na lista dos 191 concelhos “

As 3 capitais de distrito, no Alentejo, estão agora com medidas mais restritas.

Évora que está atualmente a viver um novo surto relacionado com um Gabinete de Contabilidade tem 208 casos activos. Um número que tem vindo a aumentar apesar de estarem praticamente resolvidos os surtos do Lar de Évora e de um Ginásio.

A situação mais complicada, neste momento, vive-se em Portalegre com o Lar da Santa Casa da Misericórdia com um surto activo e já com largas dezenas de infectados aguardando-se ainda o resultado de testes a funcionários. Em Portalegre a autarquia anunciou que existem 114 casos activos.

Em Beja a situação já não é nova. A cidade já estava na lista ‘vermelha’ de covid 19 muito por culpa dos surtos em dois lares da cidade assim como no próprio Hospital. Beja tem agora 100 casos activos.

Continuar a ler

Política

Alcácer do Sal continua na lista de concelhos em confinamento.

Os 8 concelhos alentejano que já estavam em confinamento vão continuar a estar.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Conselho de Ministros desta tarde

“Os 8 concelhos que entram em confinamento vão continuar e a eles irão juntar-se mais concelhos alentejano”

São a partir de agora 191 concelhos com regras mais apertadas. Os oito concelhos na região Alentejo irão manter-se.

Concelhos confinados no Alentejo:

Alcácer do Sal, Beja, Borba, Estremoz, Redondo, Sines, Viana do Alentejo e Vila Viçosa.

A qualquer instante serão anunciados novos concelhos em confinamento no Alentejo mas estes irão continuar.

As regras são as seguintes:

1. Dever cívico de recolhimento domiciliário. “Se nada tivermos de fazer de imperioso devemos ficar em casa.” Pode-se sair para trabalhar, ir à escola, visitar familiares em necessidade, disse o PM – “mas a regra é ficar em casa“.

2. Encerramento de todos estabelecimentos comerciais a partir das 22h. Restaurantes encerrados até às 22h30 e proibidos de ter mesas com mais de 6 pessoas.

3. Proibidas feiras de levante.

4. Teletrabalho obrigatório e empresas obrigadas ao desfazamento de horários, no quadro do decreto-lei 79-A/2020.

5. Determina-se a proibição da realização de celebrações e de outros eventos que impliquem uma aglomeração de pessoas em número superior a cinco pessoas.

Continuar a ler

Política

António Costa quer tudo fechado a partir das 13H ao fim de semana

191 concelhos com limitações.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

“Situação é grave e mais crítica do que na primeira fase da pandemia”, assim começou a declaração de António Costa após o Conselho de Ministros .

“Tudo fechado a partir das 13h00”

“Hoje temos uma evolução de novos casos e temos um número de pessoas internadas francamente superior à que tivemos na primeira vaga e temos a lamentar novos falecimentos por dia superior ao que tivemos na primeira vaga”, referiu ainda o primeiro ministro.

O primeiro ministro afirma que “Fica determinado o encerramento a partir das 13h00 de sábado até às 8h00 de domingo e de domingo para segunda o mesmo horário.”

As excepções são para espaços com horários diferentes como padarias.

191 concelhos passam a estar com medidas mais apertadas. No Alentejo os 8 concelhos que tinham limitações vão continuar a ter.

Novos concelhos alentejanos em confinamento. Veja quais.

Continuar a ler

Política

Ricardo Pinheiro é o novo Secretário de Estado do Planeamento.

Antigo presidente da Câmara de Campo Maior chega ao governo de António Costa.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Posse já teve lugar no Palácio de Belém

“Ex autarca de Campo Maior chega ao governo”

O deputado socialista, e antigo presidente da câmara de Campo Maior, Ricardo Pinheiro vai substituir José Mendes no cargo de secretário de Estado do Planeamento, mudança que foi anunciada, através de uma nota divulgada no portal da Presidência da República.

“O Presidente da República aceitou a proposta do primeiro-ministro de exoneração, a seu pedido, de José Fernandes Gomes Mendes, como secretário de Estado do Planeamento, e a nomeação, para o mesmo cargo, de Ricardo Miguel Furtado Pinheiro”, lê-se na nota.

Ricardo Pinheiro foi presidente da Câmara de Campo Maior, círculo pelo qual foi eleito deputado nas últimas eleições legislativas.

No Parlamento, Ricardo Pinheiro tem exercido as funções de coordenador do Grupo Parlamentar do PS na Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território.

Continuar a ler

Política

Alcácer do Sal continua na lista dos 121 confinados.

População não sabe o que fazer. Autarquia lamenta a não retirada do concelho da lista de confinados.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Autarquia fala em ‘ incorreta e inaceitável’ inclusão do município de Alcácer do Sal na lista dos 121 concelhos sujeitos a medidas especiais.

” Ministério da Saúde não contactou a autarquia apesar do erro”

A autarquia já reagiu em comunicado enviado à TDS.

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, em representação do município, considera oportuno esclarecer o seguinte:

1. O Ministério da Saúde e o Governo deturparam a contagem do número de casos positivos contabilizados nos 14 dias anteriores a 31.10.2020. Contabilizaram 32 quando, na verdade, o número real de notificações positivas correspondeu a 27.

2. Desde o dia 02.11.2020 que a plataforma do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE) foi obrigada a corrigir, e corrigiu os números, situando-os, agora, nos verdadeiros 27.

3. Ora, os 27 casos positivos registados na quinzena anterior, para uma população estimada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em 2019, dá um resultado de 0,23%. Como se pode observar, este resultado fica abaixo dos 0,24% previstos para aplicação do critério emanado do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), dos 240 casos por 100 mil habitantes.

4. Desde 31.10.2020 que a Câmara Municipal de Alcácer do Sal, através do seu presidente, Vítor Proença, vem alertando o Governo, por e-mail e telefone, para a eventualidade de estarmos perante um grosseiro erro estatístico.

5. Aos vários pedidos de esclarecimento, junto de membros do Governo (secretários de Estado Jorge Seguro Sanches e António Lacerda Sales), a Câmara de Alcácer viu confirmado, em 02.11.2020, o que já suspeitava, o empolamento dos casos positivos confirmados no concelho.

6. Em 02.11.2020, a Autoridade Local de Saúde e a Autoridade de Saúde Regional do Litoral Alentejano solicitaram à Direção-Geral da Saúde (DGS) a correção dos números. Foram imputados a Alcácer dois casos duplicados, um caso que não pertence ao concelho e mais dois casos “mistério”, que não se sabe quem são.

7. Até hoje, o Governo, e em particular o Ministério da Saúde, não fez chegar um pedido de desculpa à nossa população e mantém-nos na lista dos 121 concelhos onde se regista um risco elevado de contágio.

8. A Câmara Municipal de Alcácer do Sal não se conforma com a falta de rigor demonstrada, que resulta nesta deturpação de dados. O município e todas as entidades locais têm demonstrado, ao longo deste já longo e exigente processo, uma elevada seriedade e responsabilidade que, seguramente, se irão manter. E é por aí que iremos continuar. 

Continuar a ler

Agricultura

Ministra da Agricultura diz que governo já pagou aos agricultores 400 milhões

Valor em falta, 23 milhões, será pago na próxima semana.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

foto: TDS (direitos reservados)

Maria do Céu Antunes, ministra da agricultura, esteve hoje em Beja

” Em outubro foram pagos 400 milhões de euros em medidas agroambientais”, refere governante “

“O governo está a fazer um esforço muito grande”, frisou a ministra em declarações dadas aos jornalistas na Herdade da Figueirinha, em Beja.

A governante frisou ainda que estão por pagar ‘uma pequena parcela’ de cerca de 23 milhões de euros.

Este valor será pago na próxima semana.

A ministra da agricultura acompanhou, em Beja, a apanha da azeitona na região.

Continuar a ler

Política

Alcácer do Sal exige sair dos concelhos em confinamento.

Percentagem de doentes no últimos 15 dias não justifica confinamento.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Vítor Proença | Pres. da C.M. de Alcácer do Sal ( Foto: TDS)

Alcácer do Sal não aceite fazer parte dos 121 concelhos que vão entrar em confinamento.

“Vítor Proença chamou à atenção para a eventual ‘incorrecção nos números”

A autarquia de Alcácer do Sal não aceita fazer parte da lista dos 8 concelhos alentejanos e 121 continentais que vão entrar em confinamento a partir de 4ª feira.

Após o anúncio feito por António Costa o presidente da autarquia, Vítor Proença entrou em contacto com o secretário de Estado, Jorge Seguro Sanches (coordenador regional covid do Governo para o Alentejo) chamando a atenção para a possibilidade de haver incorreção nos números apresentados pelo Governo.

De acordo com os dados oficiais, Alcácer apresentava, nos últimos 15 dias, 27 casos positivos confirmados, ou seja, para os 13 mil habitantes que existem no concelho (e não 10 mil habitantes) corresponderá 0,21%.

“Este valor fica abaixo do critério emanado do Centro Europeu para o Controlo e Prevenção das Doenças e do quadro de referência dos 240 casos positivos para cada 100 mil habitantes, verificados nos últimos 15 dias” refere a autarquia em comunicado.

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, continua a aguardar que o secretário de Estado, Jorge Sanches, ” apresenta esclarecimentos para o que possa, eventualmente, ter acontecido.”

Hoje Alcácer do Sal conta com 17 casos activos de Covid 19 estando recuperadas 68 pessoas. Até agora registou-se um óbito.

Continuar a ler

Política

Ceia da Silva é o novo presidente da CCDRA

Independente Roberto Grilo saiu derrotado

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Eleições deram vitória ao socialista Ceia da Silva

“Roberto Grilo, único independente a votos nas 5 comissões, foi derrotado”

Ceia da Silva, o rosto da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo é o novo presidente da Comissão de Coordenação da Região Alentejo.

A vitória do candidato apoiado pelo PS teve 508 votos enquanto o independente Roberto Grilo, apoiado pelo PSD, garantiu 421 votos.

O número de votos brancos decidiu a eleição com 225 votos.

Com esta eleição de Ceia da Silva é concretizado o desejo de António Costa e Rui Rio que numa ‘negociata’ dividiram os cargos nas restantes 4 comissões.

Nas CCDR’s em que a escolha foi o PS, o PSD viabilizou e vice versa. O Alentejo foi a única região em que o ‘Centrão’ não chegou a acordo.

Continuar a ler

Política

Eleições para a Comissão de Coordenação da Região Alentejo a decorrer.

Roberto Grilo e Ceia da Silva são os dois candidatos a presidente

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

As eleições para os presidentes e um vice-presidente (o outro é nomeado pelo governo) estão a decorrer

“Roberto Grilo e Ceia da Silva são os dois candidatos”

O ato eleitoral decorre nas assembleias municipais de todo o País, convocadas expressamente para o efeito.

O universo eleitoral é constituído pelos membros das assembleias municipais (incluindo os presidentes das juntas de freguesia que ali têm assento por inerência) e os membros eleitos das câmaras municipais (presidente e vereadores).

Em todas as regiões excepto o Alentejo houve um acordo entre o PS  o PSD, baseado na representatividade autárquica de cada partido.

O Alentejo ficou de fora do acordo porque o PSD tem uma representatividade reduzida (154 autarcas em 1288) e o PS tem a maioria (615 em 1288, 47,7% ) mas apenas relativa.

O fiel da balança aqui é o PCP/CDU, que tem 406 eleitos.

O actual presidente da CCDRA desde há cinco anos é Roberto Grilo, economista, 48 anos, militante do PSD mas afastado do partido, que foi nomeado pelo governo de Passos Coelho, sucedendo ao presidente de então, António Dieb, de quem era vice, que saiu para a ADC – Agência para o Desenvolvimento e Coesão.

O outro candidato é o actual presidente do Turismo do Alentejo, o socialista António Ceia da Silva, acalentava há muito o sonho de ser presidente da CCDRA.

Na região Alentejo a tendência de voto dos autarcas comunistas deverá ditar a vitória.

Continuar a ler

Política

PS de Portalegre apoia Ceia da Silva para a CCDRA

A Comissão Política Distrital reuniu pela primeira vez, no Pavilhão Municipal do Crato após Congresso.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

PS Portalegre acerta estratégia para a CCDR Alentejo e elege Secretariado e Vice-Presidente

“Comissão Política Distrital reuniu pela primeira vez após Congresso distrital”

O Partido Socialista concluiu o processo de definição dos novos órgãos no distrito depois do Congresso realizado em Arronches no passado mês de setembro.

A Comissão Política Distrital (CPD) reuniu pela primeira vez, no Pavilhão Municipal do Crato, depois da reunião magna dos socialistas do distrito de Portalegre e elegeu os membros da Mesa da Comissão Política Distrital, Secretariado da Federação Distrital e o Vice-Presidente da organização política, Tiago Teotónio Pereira.

A reunião serviu, ainda, para acertar a estratégia para a CCDR Alentejo, numa sessão que contou com a participação do Secretário-Geral Adjunto do Partido Socialista, José Luís Carneiro.

Numa sessão participada e com o cumprimento das regras de distanciamento social, a Comissão Política Distrital do Partido Socialista voltou a mostrar a força e a união que a Federação de Portalegre tem.

O recém-eleito Presidente, Ricardo Pinheiro, viu o órgão máximo do partido entre congressos escolher, por eleição, a equipa que vai trabalhar com o deputado do Parlamento pelo círculo eleitoral de Portalegre no próximo biénio.

Com a estrutura fechada, os socialistas prepararam, desde já, a forma de abordar as eleições para a CCDR Alentejo. António Ceia da Silva, Presidente da Entidade de Turismo do Alentejo e do Ribatejo já anunciou a candidatura ao órgão regional e conta com o apoio da Federação Distrital de Portalegre do Partido Socialista.

Continuar a ler

Política

André Ventura apresenta objectivos do CHEGA e quer 2ª volta com Marcelo.

Convenção está a decorrer durante o fim de semana em Évora

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O líder do Chega abriu a II Convenção Nacional

” Ventura quer ficar em segundo lugar na primeira volta das presidenciais, ser a terceira força nas legislativas e fazer surpresa na autarquias.”

Está a decorrer em Évora a 2ª Convenção do CHEGA. O partido de André Ventura quer reforçar a força interior para conquistar o país.

Na abertura Ventura referiu que ‘se nos afastarmos da nossa linha podemos ganhar o governo mas perdemos o povo.’

O partido vai eleger a nova direção nacional.

O presidente reeleito em 5 de setembro defendeu também as propostas de alteração dos estatutos do partido para “estabilizar” a vida interna, por exemplo o aumento dos mandatos para quatro anos em vez dos atuais três ou a criação da juventude partidária nacional e local, mas não eleita, antes nomeada pela direção e secções distritais.

Continuar a ler

error: Content is protected !!