Últimas:
Ministra da Cultura hoje em Beja – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Agenda

Ministra da Cultura hoje em Beja

A intervenção global, que ascende a 1,7 milhões de euros, deverá arrancar já no início de 2022

Publicado

em

Assinatura do contrato para a empreitada de valorização e conservação do Convento de Nossa Senhora da Conceição

“Museu Rainha Dona Leonor, em Beja”

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, estão esta quarta-feira, em Beja, onde participam na cerimónia de assinatura do contrato para a realização da empreitada de valorização e conservação do Convento de Nossa Senhora da Conceição – Museu Rainha Dona Leonor.

A intervenção global, que ascende a 1,7 milhões de euros, deverá arrancar já no início de 2022, com um prazo de execução de 18 meses.

O financiamento é assegurado por fundos comunitários do Programa Operacional regional, no âmbito de candidatura apresentada ao Alentejo 2020, pela Associação Portas do Território, na sequência de uma parceria constituída entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), a Associação Portas do Território e a Câmara Municipal de Beja.

A empreitada compreende a reparação de coberturas, caixilharias exteriores e rebocos interiores e exteriores, renovação da instalação elétrica, melhoria das condições gerais de acesso e de funcionamento.

A esta intervenção junta-se uma outra, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento complementar de mais 2,8 milhões de euros. Estas obras, que terão início no primeiro trimestre de 2023 e deverão estar concluídas no final do ano seguinte, contemplam intervenções de conservação e restauro no interior, a instalação de sistemas de climatização, iluminação e vigilância, a reabilitação do Claustro, a melhoria das condições gerais de acessibilidade, assim como a reabilitação dos terraços e a instalação de rede wifi.

Em síntese, só nos próximos três anos, entre 2022 e 2024, serão investidos mais de 4, 5 milhões de euros neste monumento nacional e emblemático do Alentejo.

O Convento de Nossa Senhora da Conceição pertence ao Estado Português e encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1922. O Museu Regional de Beja, instalado no Convento, integra desde dezembro de 2019 a Direção Regional de Cultura do Alentejo, sendo, assim, o mais recente museu do Ministério da Cultura.

Agenda

Está inaugurado o 11º Festival Islâmico

A 11ª edição do Festival islâmico de Mértola prossegue até ao próximo domingo dia 22 de maio.

Publicado

em

Cerimónia de Inauguração Oficial

11º Festival Islâmico

A cerimónia oficial de inauguração da 11ª edição do Festival Islâmico de Mértola, realizou-se, quinta-feira, 19 de maio ao final da tarde, no anfiteatro do Castelo de Mértola.

A cerimónia contou com a presença de Mário Tomé, Presidente da Câmara Municipal de Mértola e restantes elementos do executivo. A sessão de abertura foi igualmente marcada pela presença de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial; Ceia da Silva, Presidente da CCDRA; dos deputados Nélson Brito e Pedro do Carmo; Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional da Cultura do Alentejo; António Bota, Presidente da CIMBAL; Sua Excelência o Sr. Embaixador de Sua Majestade o Rei de Marrocos em Portugal, Othman Bahnini; Vitor Fernandez da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e, Jalid Nietto, Vice-Presidente da Fundação Mesquita de Sevilla.

Sexta-feira, dia 20, cumpre-se o segundo dia do Festival Islâmico de Mértola.

Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, prossegue igualmente a sua visita, fazendo parte da sua agenda no período da manhã, uma deslocação às instalações do Salão de Chá, Hammam no Centro Histórico da Vila Museu.

Uma hora mais tarde, pelas 10h00, realiza-se uma visita às instalações provisórias da Estação Bióloga e, posteriormente, ao edifício a recuperar em Além Rio, local privilegiado de vista panorâmica para a Vila Museu e futuro local onde irá nascer este importante centro de pesquisa, um projeto de extrema importância para o desenvolvimento local, regional e internacional.

Pelas 12h00, Ana Abrunhosa, e restante comitiva visitam o Cine Teatro da Mina de São Domingos. Às 12H45, em Picoitos, está agendada uma visita ao Sistema de Saneamento de Águas Residuais desta localidade. Outra das grandes obras do Município de Mértola em prole da qualidade de vida dos seus munícipes.

Para terminar a sua visita a esta 11ª edição do Festival islâmico e ao Concelho de Mértola, realiza-se um almoço no restaurante Al Andaluz em Santana de Cambas.

A 11ª edição do Festival islâmico de Mértola prossegue até ao próximo domingo dia 22 de maio.

Continuar a ler

Agenda

Grândola promove Geração Mais

Ja este fim de semana

Publicado

em

Município de Grândola promove Geração Mais já este sábado

A 12.ª edição da Feira Sénior de Grândola – Geração Mais realiza-se este sábado, 21 de maio, a partir das 9h00, junto ao Complexo Desportivo Municipal José Afonso com a receção aos mais de 200 participantes dos programas seniores dos programas de Envelhecimento Ativo de Grândola, Universidade Sénior de Grândola e Programa Viver Solidário, com a presença de participantes de dois projetos seniores de outros concelhos convidados: da Área de Promoção da Atividade Física, da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Universidade do Algarve para a Terceira Idade, de Faro.

Segue-se a habitual arruada pelas ruas da Vila Morena, acompanhada pela Banda da Música Velha – Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, até ao Parque de Feiras e Exposições, onde vão decorrer as restantes atividades do programa.

Após a Cerimónia Oficial de Abertura da 12.ª Feira Sénior de Grândola, a Geração+ associa-se à Unidade de Cuidados na Comunidade Serra e Mar nas comemorações de “Maio – Mês do Coração”, com a formação de um Coração Humano pelos seniores. Segue-se, no âmbito do 15.º Encontro Regional de Exercício Físico para a 3ª Idade, uma aula de grupo de atividade física sénior.

Após o almoço, servido por duas IPSS locais (AISGRA e Casa do Povo de Azinheira dos Barros), a tarde vai ser preenchida com um vasto conjunto de momentos de animação, destacando-se a atuação do Grupo Coral do PVS – Programa Viver Solidário; atuação dos grupos da UATI – Universidade do Algarve da Terceira Idade – Tuna Académica, Grupo de Guitarras e Grupo Marafados do Cavaquinho. A tarde termina com a matiné dançante ao som do acordeonista Luís Godinho.

Em paralelo, estarão patentes para visitantes e participantes, diversos expositores com mostras de entidades parceiras e de projetos do Município

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!