Siga-nos

Sociedade

Mensagem Quaresmal do Arcebispo de Évora

D Senra Coelho anuncia a renúncia quaresmal para a venezuela

TDS Telefonia do Sul

Publicado

em

A Arquidiocese de Évora, em comunhão com o Santo Padre e com a Igreja universal, unida à Igreja em Portugal, (cf. “Todos, Tudo e Sempre em Missão”), vive o Ano Pastoral 2018-19 em proposta de renovação missionária, no desafio do tema Discípulos Missionários. Conforme refere o nosso Plano Pastoral, “Muito há a fazer para que o rosto missionário da Igreja seja mais evidente e produza frutos mais abundantes nos vários âmbitos da comunidade humana que é o horizonte largo que Jesus confiou aos seus discípulos de ontem e de hoje”. 

Discípulos Missionários em Tempo de Quaresma

«Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura» (Mc. 16,15) é o desejo que Jesus Cristo nos legou e para o qual espera de cada cristão uma entrega incondicional. Esta entrega, como nos refere o Papa Francisco ao convocar a Igreja para a vivência do Mês Missionário, no centenário da promulgação da Carta Apostólica Maximum Illud, de Bento XV (1919), assenta em quatro pilares, que recordamos: encontro pessoal com Cristo, testemunho de vida, formação e caridade missionária. Em tempo de Quaresma, podemos retomar estas quatro propostas de crescimento e amadurecimento e fazermos delas uma estrada de compromisso e conversão que nos levem à Páscoa da Ressurreição. 

Só no encontro pessoal com Cristo, se alicerça a caridade missionária pelo testemunho de vida. O desejo de mais formação é consequência da experiência de Deus que nos abre sempre novos horizontes de dádiva e de beleza. Por isso, convido todos os cristãos a valorizar, neste Tempo Favorável, a nossa oração pela escuta mais atenta e assídua da Palavra de Deus; pela vivência dos Sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação; pela prática dos atos de piedade tradicionais, como a adoração ao Santíssimo Sacramento, Via Sacra e Oração do Rosário a Nossa Senhora. Recordo a valorização que devemos colocar na vivência do Lausperene Quaresmal, programado para as nossas paróquias, e nos tempos de “Retiro” e Peregrinação que poderemos organizar enquanto paróquias, grupos e movimentos eclesiais. Importa que neste Ano Missionário nos proponhamos em valorizar a qualidade dos nossos encontros pessoais e comunitários com o Mestre, para que renovemos a nossa alegria de discípulos missionários e vençamos a rotina. 

Nesta primeira Mensagem Quaresmal que vos dirijo, descalço os meus pés, na certeza de que piso “terra sagrada” ao bater à porta da vossa consciência cristã para vos pedir em nome do Senhor, um renovado Amor à Sua Igreja, pela qual Ele se entregou, amou até ao fim e deu a vida. Os tempos de purificação que vivemos, pedem-nos oração e compromisso missionário. A nossa fidelidade a Cristo e entrega à Comunidade Cristã são a primeira resposta aos desafios que vivemos. Será no nosso encontro com o Senhor que encontraremos sempre renovadas energias para testemunhar o poder libertador da nossa fé. 

Na sua Mensagem para esta Quaresma, o Papa Francisco lembra-nos que «a celebração do Tríduo Pascal da paixão, morte e ressurreição de Cristo, ponto culminante do Ano Litúrgico, chama-nos sempre a viver um itinerário de preparação, cientes de que nos torna semelhantes a Cristo (cf Rom 8, 29) e é um dom inestimável da misericórdia de Deus», por isso, o nosso encontro com o Senhor há-de levar-nos a uma identificação com os Seus valores e critérios através da renovação do Mistério Pascal em cada um de nós, na medida em que pela conversão morremos para o homem velho e renascemos com Cristo para o homem novo. A vivência deste dinamismo pascal será a melhor preparação para a vivência autêntica do próximo Tríodo Pascal, que queremos continuar a celebrar com todo o empenho. 

A Quaresma é “sinal sacramental” de conversão na medida em que nos convida a encontrarmo-nos de forma mais intensa e concreta com o Mistério Pascal, através da oração, do jejum e da penitência. Estas atitudes próprias deste Tempo, aprofundam a nossa dimensão relacional com Deus, com os Irmãos e com toda a criação e delas brotam a paz e o equilíbrio ecológico tão necessários e urgentes para toda a humanidade e para a nossa “Casa comum”. Por isso, a vivência quaresmal leva em si um contributo capaz de valorizar a nossa cidadania. A este propósito o Papa refere que «Rompendo-se a comunhão com Deus, acaba por falir também a relação harmoniosa dos seres humanos com o meio ambiente, onde estão chamados a viver, a ponto do jardim se transformar num deserto (cf Gn3,17- 18)». 

Somos convidados a alargar a tenda do nosso coração e a olhar para os irmãos em dificuldade com o mesmo olhar de Cristo. Esta atitude fraterna e solidária é consequência necessária do nosso encontro de discípulos com a misericórdia de Deus. A partilha dos bens espirituais e materiais é a proclamação pela vida, que Deus é Pai de todos e nós somos o rosto do Seu Amor para todos. 

Neste ano, através da Cáritas Nacional, dirigimos a nossa Renúncia Quaresmal aos Irmãos e Irmãs da Venezuela, cujas necessidades são testemunhadas pelos constantes apelos do Episcopado daquele país. Convido-vos a abrir os olhos do vosso coração e a fazer deste gesto de comunhão um abraço que encoraje e faça sentir a nossa presença junto dos mais necessitados daquele povo irmão, a quem nos unem tantos laços de convivência migratória. 

Como nos anos anteriores, confio à Cáritas Diocesana a Campanha da Renúncia Quaresmal. O produto recolhido em cada paróquia será entregue ao Vigário da Vara que, por sua vez, o fará chegar à Cúria Diocesana. 

Évora, 27 de fevereiro de 2019
+ Francisco, Arcebispo de Évora 

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Sociedade

Principais impactes do Meo Sudoeste em livro. A TDS foi ouvir a população. (vídeo)

O estudo é apresentado na próxima sexta feira mas a TDS já foi ouvir a população local sobre o impacte do Festival. Uns concordam outros nem por isso. Em termos económicos é bom para o comércio local mas a qualidade de vida é má neste período.

TDS Telefonia do Sul

Publicado

em

“O Impacte Económico e Sociocultural do Festival Meo Sudoeste no Concelho de Odemira” é o título da obra que vai ser apresentada em Odemira, na próxima sexta-feira, dia 24 de maio, pelas 18.00 horas, no auditório da Biblioteca Municipal José Saramago.

A obra é de autoria de Sandra Saúde, Sandra Lopes, Carlos Borralho e Isidro Féria, numa edição da Sílabas & Desafios, com base num estudo solicitado pelo Município de Odemira ao Instituto Politécnico de Beja.

A apresentação do livro será feita pelos autores, com os comentários de José Alberto Guerreiro (Presidente da Câmara Municipal de Odemira), Paula Remoaldo (Universidade do Minho – Docente e Investigadora na área dos impactes económicos e socioculturais de eventos), Ana Isabel Rodrigues (Instituto Politécnico de Beja – Docente e Investigadora na área da Imagem de Destinos Turísticos), Aldo Passarinho (Instituto Politécnico de Beja – Docente e investigador na área da Imagem e Comunicação) e Luís Montez (Produtora “Música no Coração” – Gestor, Programador cultural e promotor do Festival MEO Sudoeste).

A obra apresenta o resultado da aferição e mensuração dos principais impactes económicos (diretos e percebidos) do festival no município de Odemira, tendo por base a 21ª edição do Festival, que decorreu entre 1 a 5 de agosto de 2017. É também apresentada uma radiografia do perfil dos festivaleiros e da sua relação com o festival e relatados os principais impactes socioculturais com base na perceção dos residentes, dos empresários e dos stakeholders do território.

A obra tem por objetivo contribuir para a compreensão das dimensões sociocultural e económica associadas aos eventos culturais, nacionais ou internacionais, realizados em território português.

Continuar a ler
Publicidade
Notícia TDS1 hora atrás

Altas temperaturas provocam aumento de incêndios agrícolas

Desportos1 hora atrás

Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal com 182 pilotos

Desportos2 horas atrás

Patinagem Artística em Alcácer do Sal

A Rádio2 horas atrás

A TDS no Mundial sub 20. Portugal-Coreia em direto

Crime3 horas atrás

Sines – Detidos em flagrante na posse de 1 064 doses de droga

Crime3 horas atrás

Homem de 68 anos detido por posse de arma proibida

Autarquias3 horas atrás

Mais de 400 alunos são transportados diariamente pela autarquia de Alcácer do Sal

Autarquias3 horas atrás

Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional visitou Santuário em Viana do Alentejo

Desportos13 horas atrás

Amanhã emissão especial da TDS no Estádio do Jamor para a final da Taça

Música14 horas atrás

Chainho e Camané em noite memorável

Acidentes15 horas atrás

Atropelamento em Beja

Últimas16 horas atrás

Ex tesoureiro da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Sor sai em liberdade

Agenda17 horas atrás

Portugal Air Summit, em Ponte de Sor, este ano sobre drones e aviação comercial

Desportos18 horas atrás

Morreu Joaquim Torres ex jogador do Vit.Setúbal e FCPorto

Notícia TDS20 horas atrás

Vítimas mortais são cada vez mais nas estradas do sul

Autarquias22 horas atrás

Câmara de Alcácer do Sal cede verba ao Agrupamento de Escolas

Últimas22 horas atrás

Novo Comandante na GNR de Setúbal

Agenda22 horas atrás

Ar Puro Feira de Caça, Pesca e Atividades ao Ar Livre em Grândola

Acidentes22 horas atrás

Choque em cadeia na A2

Notícia TDS1 dia atrás

Buscas em Odemira para encontrar homem de 68 anos

Últimas1 dia atrás

Cheiro a gás em Vendas Novas obrigou a assistência de mulher

Acidentes2 dias atrás

Ciclista em estado grave após colisão com automóvel

Atletismo2 dias atrás

Circuito Fitness de Vila Nova de Stº André

Crime2 dias atrás

Tesoureiro da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Sor detido pela PJ

Autarquias2 dias atrás

Viana do Alentejo junta eleitos e nascidos em 1974

Notícia TDS2 meses atrás

Cidadão alemão denuncia arranque de sobreiros no Alentejo

Vídeos incríveis3 meses atrás

Beja não tem mar nem rio mas vai ter uma praia. Já a conhece?

Política2 meses atrás

Marido e mulher, pai e filha, irmãos e cunhados. Governo de Antº Costa tem de tudo.

Crime2 meses atrás

Aljustrel – Prisão preventiva por violência doméstica

Acidentes2 semanas atrás

As fotos e o video da ambulância que vitimou 2 socorristas da cruz vermelha de safara

Acidentes3 semanas atrás

Acidente faz um morto

Acidentes3 meses atrás

Acidente grave em Aljustrel. 2 jovens de 20 anos morrem ( com fotos )

Crime2 meses atrás

Homem detido em Vendas Novas por violência doméstica

Acidentes3 semanas atrás

Cavalo provoca acidente e mata mulher em Beja

Acidentes2 semanas atrás

Acidente em Alcácer do Sal com 2 feridos graves

Últimas3 meses atrás

Homem de 49 anos morre após trator capotar em Odemira

Acidentes3 meses atrás

Touro à solta em Águas de Moura danificou 15 carros

Saúde3 meses atrás

Novo Hospital Central do Alentejo ‘nasce’ a 15 de Maio com entrega de documentação ao governo(imagens)

Sociedade2 meses atrás

Funeral de ‘Ti Mariana da Estação’ marcado por fortes emoções(veja vídeo)

Artes3 meses atrás

Nuno Veiga é fotojornalista é alentejano e é um dos melhores

Acidentes1 mês atrás

Camionista português morre em Badajoz

Acidentes2 semanas atrás

Despiste de ambulância mata 2 socorristas da Cruz Vermelha de Safara

Crime3 meses atrás

Homem detido por violar e engravidar menina de 13 anos, em Beja

Acidentes3 meses atrás

Acidente grave em Aljustrel com morte de 2 pessoas. Bombeiro conta o que viu. (com vídeo)

Crime2 meses atrás

4 homens assaltam café na Landeira.

Acidentes2 meses atrás

Camião carregado de abóbora despista-se em Borba

Acidentes2 meses atrás

Acidente no IP2. Casal e dois menores transportados para hopital Évora(fotos)

Crime2 meses atrás

4 detidos em fraude de 5 milhões em Beja, Évora, Setúbal e outros 6 distritos

Acidentes1 mês atrás

Acidente grave com 5 vítimas

Vídeos incríveis1 mês atrás

Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo (com vídeo)

Agricultura2 dias atrás

Investidores visitam Alqueva. Edia quer mostrar nova realidade criada pelo empreendimento e oportunidades de negócio.

Agenda3 dias atrás

Beja é Romana a partir de 5ª feira (vídeo)

Sociedade3 dias atrás

Principais impactes do Meo Sudoeste em livro. A TDS foi ouvir a população. (vídeo)

Vídeos incríveis3 dias atrás

Macacos tomam banho em piscina…para refrescar

Música3 dias atrás

Cuba canta alentejano

Sociedade3 dias atrás

Conhece o pescador de Lampreias do Guadiana ? A TDS foi falar com ele.

Agenda3 dias atrás

Santa Catarina (Alcácer do Sal) em festa. Veja programação

Futebol6 dias atrás

Benfiquista faz 200kms de bicicleta para ir à festa do título (vídeo/fotos)

Vídeos incríveis1 semana atrás

O Cristo Rei é sexagenário. Faz hoje 60 anos.

Música1 semana atrás

Monda em concerto para apresentar cal

Últimas1 semana atrás

Cheias, sismo, acidentes e incêndios no Cascade’19

Sociedade2 semanas atrás

Bombeiros de Elvas salvam 3 gatos bebés durante incêndio (vídeo)

Desportos2 semanas atrás

A festa do Vit.Setúbal no relvado (vídeo)

Últimas2 semanas atrás

Peregrino espanhol ‘retrata’ Cristo pelas estradas

Política2 semanas atrás

Jerónimo Sousa está hoje no distrito de Évora(vídeo)

Artes2 semanas atrás

Dia da Festa do Azulejo em Beja

Desportos2 semanas atrás

Campeão de Portalegre recusa jogar no Nacional(vídeo)

Artes3 semanas atrás

Sugestão para hoje: Striptease em Aljustrel (vídeo)

Sociedade3 semanas atrás

Protesto por melhores estradas no Baixo Alentejo(c vídeo)

Acidentes3 semanas atrás

Choque entre pesados sem vítimas

Desportos4 semanas atrás

Alvaladense é campeão do Inatel de Beja

Sociedade4 semanas atrás

19ªRomaria chegou a Viana do Alentejo

Viagens4 semanas atrás

Os Anjos do Seixal ao Alandroal (vídeo)

Agricultura4 semanas atrás

Capoulas anuncia nova linha de crédito e novos apoios para o regadio.(vídeo)

Política4 semanas atrás

Ovibeja faz falta para o país diz Rio

Publicidade

Top

TDS Peça Orçamento