Siga-nos

Sociedade

Mensagem Quaresmal do Arcebispo de Évora

D Senra Coelho anuncia a renúncia quaresmal para a venezuela

TDS Telefonia do Sul

Publicado

em

A Arquidiocese de Évora, em comunhão com o Santo Padre e com a Igreja universal, unida à Igreja em Portugal, (cf. “Todos, Tudo e Sempre em Missão”), vive o Ano Pastoral 2018-19 em proposta de renovação missionária, no desafio do tema Discípulos Missionários. Conforme refere o nosso Plano Pastoral, “Muito há a fazer para que o rosto missionário da Igreja seja mais evidente e produza frutos mais abundantes nos vários âmbitos da comunidade humana que é o horizonte largo que Jesus confiou aos seus discípulos de ontem e de hoje”. 

Discípulos Missionários em Tempo de Quaresma

«Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura» (Mc. 16,15) é o desejo que Jesus Cristo nos legou e para o qual espera de cada cristão uma entrega incondicional. Esta entrega, como nos refere o Papa Francisco ao convocar a Igreja para a vivência do Mês Missionário, no centenário da promulgação da Carta Apostólica Maximum Illud, de Bento XV (1919), assenta em quatro pilares, que recordamos: encontro pessoal com Cristo, testemunho de vida, formação e caridade missionária. Em tempo de Quaresma, podemos retomar estas quatro propostas de crescimento e amadurecimento e fazermos delas uma estrada de compromisso e conversão que nos levem à Páscoa da Ressurreição. 

Só no encontro pessoal com Cristo, se alicerça a caridade missionária pelo testemunho de vida. O desejo de mais formação é consequência da experiência de Deus que nos abre sempre novos horizontes de dádiva e de beleza. Por isso, convido todos os cristãos a valorizar, neste Tempo Favorável, a nossa oração pela escuta mais atenta e assídua da Palavra de Deus; pela vivência dos Sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação; pela prática dos atos de piedade tradicionais, como a adoração ao Santíssimo Sacramento, Via Sacra e Oração do Rosário a Nossa Senhora. Recordo a valorização que devemos colocar na vivência do Lausperene Quaresmal, programado para as nossas paróquias, e nos tempos de “Retiro” e Peregrinação que poderemos organizar enquanto paróquias, grupos e movimentos eclesiais. Importa que neste Ano Missionário nos proponhamos em valorizar a qualidade dos nossos encontros pessoais e comunitários com o Mestre, para que renovemos a nossa alegria de discípulos missionários e vençamos a rotina. 

Nesta primeira Mensagem Quaresmal que vos dirijo, descalço os meus pés, na certeza de que piso “terra sagrada” ao bater à porta da vossa consciência cristã para vos pedir em nome do Senhor, um renovado Amor à Sua Igreja, pela qual Ele se entregou, amou até ao fim e deu a vida. Os tempos de purificação que vivemos, pedem-nos oração e compromisso missionário. A nossa fidelidade a Cristo e entrega à Comunidade Cristã são a primeira resposta aos desafios que vivemos. Será no nosso encontro com o Senhor que encontraremos sempre renovadas energias para testemunhar o poder libertador da nossa fé. 

Na sua Mensagem para esta Quaresma, o Papa Francisco lembra-nos que «a celebração do Tríduo Pascal da paixão, morte e ressurreição de Cristo, ponto culminante do Ano Litúrgico, chama-nos sempre a viver um itinerário de preparação, cientes de que nos torna semelhantes a Cristo (cf Rom 8, 29) e é um dom inestimável da misericórdia de Deus», por isso, o nosso encontro com o Senhor há-de levar-nos a uma identificação com os Seus valores e critérios através da renovação do Mistério Pascal em cada um de nós, na medida em que pela conversão morremos para o homem velho e renascemos com Cristo para o homem novo. A vivência deste dinamismo pascal será a melhor preparação para a vivência autêntica do próximo Tríodo Pascal, que queremos continuar a celebrar com todo o empenho. 

A Quaresma é “sinal sacramental” de conversão na medida em que nos convida a encontrarmo-nos de forma mais intensa e concreta com o Mistério Pascal, através da oração, do jejum e da penitência. Estas atitudes próprias deste Tempo, aprofundam a nossa dimensão relacional com Deus, com os Irmãos e com toda a criação e delas brotam a paz e o equilíbrio ecológico tão necessários e urgentes para toda a humanidade e para a nossa “Casa comum”. Por isso, a vivência quaresmal leva em si um contributo capaz de valorizar a nossa cidadania. A este propósito o Papa refere que «Rompendo-se a comunhão com Deus, acaba por falir também a relação harmoniosa dos seres humanos com o meio ambiente, onde estão chamados a viver, a ponto do jardim se transformar num deserto (cf Gn3,17- 18)». 

Somos convidados a alargar a tenda do nosso coração e a olhar para os irmãos em dificuldade com o mesmo olhar de Cristo. Esta atitude fraterna e solidária é consequência necessária do nosso encontro de discípulos com a misericórdia de Deus. A partilha dos bens espirituais e materiais é a proclamação pela vida, que Deus é Pai de todos e nós somos o rosto do Seu Amor para todos. 

Neste ano, através da Cáritas Nacional, dirigimos a nossa Renúncia Quaresmal aos Irmãos e Irmãs da Venezuela, cujas necessidades são testemunhadas pelos constantes apelos do Episcopado daquele país. Convido-vos a abrir os olhos do vosso coração e a fazer deste gesto de comunhão um abraço que encoraje e faça sentir a nossa presença junto dos mais necessitados daquele povo irmão, a quem nos unem tantos laços de convivência migratória. 

Como nos anos anteriores, confio à Cáritas Diocesana a Campanha da Renúncia Quaresmal. O produto recolhido em cada paróquia será entregue ao Vigário da Vara que, por sua vez, o fará chegar à Cúria Diocesana. 

Évora, 27 de fevereiro de 2019
+ Francisco, Arcebispo de Évora 

Sociedade

Toda a informação do tempo em Évora em ‘tempo real’

Évora com nova estação meteorológica disponível a todos.

TDS Telefonia do Sul

Publicado

em

Évora passa a ter uma Estação Meteorológica com informações em tempo real para qualquer utilizador. A iniciativa é da MeteoAlentejo aqui numa parceria com 100% ADN, IPDJ e Camara Municipal de Évora. A página disponível com toda a informação pode ser consultada AQUI.

O MeteoAlentejo e a 100% ADN inauguraram a Estação Meteorológica no Complexo Desportivo de Évora, enquanto serviço comunitário de livre acesso aos eborenses e visitantes da cidade.

Manuel Marchante, coordenador deste Projeto Desportivo e Ambiental, está pronto a investir em Évora, através do projeto 100% ADN que se iniciou a 1 de fevereiro e marca passo para ser um registo intemporal de serviços e ofertas a todos os níveis. O coordenador afirma que “desde desporto, cultura, ambiente e educação, a 100% ADN promete chegar a muitos grupos e ser dinamizador enquanto Associação Juvenil da Cidade de Évora”.

Sobre a inauguração do evento, Miguel Rasquinho, Diretor Regional do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., refere que “com a inauguração da Estação Meteorológica do Complexo Desportivo Évora por parte da Associação 100% relaxo, com o apoio do IPDJ Alentejo, concretiza-se a instalação de mais um importante serviço público para a cidade”.

Decerto que uma instalação de caráter informativo é bastante importante, não apenas para a comunidade eborense em geral, mas também para clubes e entidades, assim como outros que se interessem. Além disto, Dr. Miguel Rasquinho sublinha ainda a importância da “excelente colaboração entre o IPDJ Alentejo e o movimento associativo juvenil desta região, no caso a Associação 100% Aventura!”

Continuar a ler
Publicidade
Últimas9 horas atrás

Mau tempo provoca 4 acidentes e atinge torre do castelo de Mourão

Autarquias9 horas atrás

Raio danifica Torre do Castelo de Mourão que está em risco de ruir

Autarquias10 horas atrás

Balanço da Feira do porco em Ourique(vídeo presidente)

Política10 horas atrás

900 pessoas em Elvas no almoço dos 98 anos do PCP

Sociedade10 horas atrás

Toda a informação do tempo em Évora em ‘tempo real’

Desportos11 horas atrás

João Rodrigues vence Volta ao Alentejo em Bicicleta

Sociedade14 horas atrás

Fim de semana de calor … mas com chuva.

Política18 horas atrás

Marido e mulher, pai e filha, irmãos e cunhados. Governo de Antº Costa tem de tudo.

Crime18 horas atrás

Homem detido em Marvão pela prática de incêndio florestal

Política19 horas atrás

Deputados do PS reúnem-se em Portalegre para Jornadas de Proximidade

Acidentes1 dia atrás

Ponte de Sor: Motociclista morre em despiste

Artes1 dia atrás

Salvador Sobral encerrou o Jazz Além Tejo em Santo André com lotação esgotada

Acidentes1 dia atrás

Acidente faz 2 feridos entre Estremoz e Arraiolos

Artes1 dia atrás

FMM Sines 2019: As primeiras confirmações

Economia1 dia atrás

Oportunidades de negócio para empresas apresentadas em Palmela

Gastronomia1 dia atrás

Borrego é ‘rei’ em Castro Verde

Agenda1 dia atrás

Mundo dos Legos chega a Arraiolos

Crime1 dia atrás

Enfermeira do Hospital de Évora vai ser julgada por fazer clister a doente

Crime1 dia atrás

Notícia TDS: Hacker Rui Pinto a ‘caminho’ da cadeia de Évora

Sociedade2 dias atrás

Fim de semana de praia com Setúbal a atingir os 29 graus

Educação2 dias atrás

Antº Costa em Évora no Honoris Causa a Alexandre Quintanilha e a Pat Sandra

Economia2 dias atrás

Detetor de radioatividade português já está em Almaraz

Últimas2 dias atrás

Évora corre para ajudar Moçambique

Crime2 dias atrás

Operação “Freshwater” da GNR faz nove detidos e 200 quilos de meixão vivo apreendidos

Política2 dias atrás

Assunção Cristas visitou o Pego do Altar e exige Capoulas no Parlamento

Crime2 dias atrás

Aljustrel – Prisão preventiva por violência doméstica

Crime3 dias atrás

GNR recupera animais furtados e material agrícola em Moura

Sociedade3 dias atrás

Pólenes com níveis elevados nas regiões de Lisboa, Setúbal e Évora

Autarquias3 dias atrás

Grândola reuniu as Comissões Municipais de Proteção Civil e de Defesa da Floresta Contra Incêndios

Desportos3 dias atrás

Enrique Sanz vence 2ª etapa da volta ao Alentejo

Vídeos incríveis2 semanas atrás

Beja não tem mar nem rio mas vai ter uma praia. Já a conhece?

Crime2 dias atrás

Aljustrel – Prisão preventiva por violência doméstica

Acidentes1 mês atrás

Acidente grave em Aljustrel. 2 jovens de 20 anos morrem ( com fotos )

Turismo3 semanas atrás

Filmes promocionais do Alentejo entre os melhores do mundo

Últimas4 semanas atrás

Homem de 49 anos morre após trator capotar em Odemira

Acidentes2 semanas atrás

Touro à solta em Águas de Moura danificou 15 carros

Crime2 semanas atrás

Homem detido em Vendas Novas por violência doméstica

Saúde4 semanas atrás

Novo Hospital Central do Alentejo ‘nasce’ a 15 de Maio com entrega de documentação ao governo(imagens)

Artes3 semanas atrás

Nuno Veiga é fotojornalista é alentejano e é um dos melhores

Sociedade5 dias atrás

Funeral de ‘Ti Mariana da Estação’ marcado por fortes emoções(veja vídeo)

Crime3 semanas atrás

Homem detido por violar e engravidar menina de 13 anos, em Beja

Acidentes1 mês atrás

Acidente grave em Aljustrel com morte de 2 pessoas. Bombeiro conta o que viu. (com vídeo)

Acidentes2 semanas atrás

Camião carregado de abóbora despista-se em Borba

Últimas4 semanas atrás

Sismo em Évora mas sem danos pessoais ou materiais

Crime4 dias atrás

4 detidos em fraude de 5 milhões em Beja, Évora, Setúbal e outros 6 distritos

Artes3 semanas atrás

‘Telemóveis’ ganha Festival da Canção com Alentejo a dar a votação máxima

Desportos1 mês atrás

Morreu Frederico Rosa antiga estrela do futebol e natural de Castro Verde (com fotos)

Acidentes4 semanas atrás

Acidente na A2 em Alcácer do Sal faz um morto. Vítima de 79 anos foi atropelada após acidente.

Vídeos1 mês atrás

Já viu o estado em que ficou a viatura do acidente de Aljustrel? (video)

Crime2 semanas atrás

Mãe de Joana(menina morta no Algarve) saiu da prisão e foi viver para Évora

Acidentes1 mês atrás

Grândola: Despiste de mota provoca ferido grave

Últimas4 dias atrás

Colisão entre dois veículos e família cigana faz 2 feridos

Últimas3 semanas atrás

Elvas, Vila Viçosa e Alvito recebem refugiados

Crime1 mês atrás

Em montemor-o-novo 3 detidos por furto de 250kgs de pinhas

Agenda1 semana atrás

Joaquim Bastinhas vai ser homenageado em Évora

Crime1 dia atrás

Notícia TDS: Hacker Rui Pinto a ‘caminho’ da cadeia de Évora

Corso de 3ªfeira
Últimas3 semanas atrás

Sines desfilou.(veja fotos)Corsos de Elvas e Redondo cancelados devido ao mau tempo.

Últimas9 horas atrás

Mau tempo provoca 4 acidentes e atinge torre do castelo de Mourão

Acidentes3 semanas atrás

Acidente nas minas de Aljustrel faz um morto

Crime1 dia atrás

Enfermeira do Hospital de Évora vai ser julgada por fazer clister a doente

Artes1 dia atrás

FMM Sines 2019: As primeiras confirmações

Política5 dias atrás

Paulo Sande, candidato da Aliança com o balanço da visita a Beja(com vídeo)

Vídeos incríveis5 dias atrás

Já começou a Primavera. Já viu os festejos na Índia?

Vídeos incríveis5 dias atrás

Pedro Mestre visitou Ti Mariana na sua taberna em Ourique Gare.(veja vídeo)

Vídeos incríveis5 dias atrás

O astrolábio mais antigo do mundo é português e foi certificado pelo Guinness World Records

Desportos5 dias atrás

37ªVolta ao Alentejo em Bicicleta. Já sabe onde passa?

Sociedade5 dias atrás

Funeral de ‘Ti Mariana da Estação’ marcado por fortes emoções(veja vídeo)

Últimas6 dias atrás

Lagoa de Santo André aberta ao mar (veja o vídeo)

Economia6 dias atrás

Cerveja artesanal do Alentejo vence Medalha de Ouro

Vídeos incríveis6 dias atrás

NASA ‘escondeu’ explosão de meteorito e ninguém deu por nada.

Política7 dias atrás

Eduardo Cabrita garante formação da GNR em Portalegre (veja o vídeo)

Turismo1 semana atrás

Setúbal recebe navio Alexander Von Humboldt II

Agenda1 semana atrás

‘Os Azeitonas’ na abertura do Ciclo da Primavera

Economia1 semana atrás

Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) foi distinguido nos Prémios “Mais Alqueva, Mais Valor”

Vídeos incríveis1 semana atrás

Lembra-se da mulher que chamou ‘ladrão’ a Paulo Portas na Ovibeja?

Vídeos incríveis1 semana atrás

Fomos ver como se faz o azeite. Já viu?

Artes1 semana atrás

‘Vinho Cantado’ do Grupo Coral da Casa do Povo de Reg. de Monsaraz sai a 30 de Março

Vídeos incríveis1 semana atrás

Vídeo impressionante da corveta João Roby no Alfeite

Agenda2 semanas atrás

Xutos e Pontapés na Fiape em Estremoz a 4 de Maio

Política2 semanas atrás

PCP coloca em causa voto electrónico no distrito de Évora

Corso de 3ªfeira
Vídeos incríveis2 semanas atrás

Já viu as melhores imagens do Carnaval de Sines? (vídeo)

Educação2 semanas atrás

‘Alterações Climáticas’ em trabalho de alunos do Instituo Politécnico de Beja

Turismo3 semanas atrás

Filmes promocionais do Alentejo entre os melhores do mundo

Artes3 semanas atrás

Évora com nova proposta cultural já este mês: Artística Festival

Últimas3 semanas atrás

Comediante alentejana apoia ‘Telemóveis'(veja vídeo)

Crime3 semanas atrás

Provedora de Justiça recebe 19 pedidos de indemnização de Borba

Acidentes3 semanas atrás

Ainda o acidente na A6. O relato do primeiro bombeiro a chegar ao local.

Acidentes4 semanas atrás

Acidente na A6: Remoção de viaturas e trabalhos de limpeza continuam a decorrer (com VÍDEO)

Acidentes4 semanas atrás

Acidente na A6 com 11 viaturas faz 16 feridos ligeiros.

Últimas4 semanas atrás

Acidente na A6 (Veja o vídeo da equipa da TDS no local)

Publicidade

Top

Rádio Pedir Orçamento