Últimas:
3 dos 5 médicos que fizeram relatório sobre Lar de Reguengos com ‘historial’ político. – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Notícia TDS

3 dos 5 médicos que fizeram relatório sobre Lar de Reguengos com ‘historial’ político.

Comissão que fez o Relatório do Lar de Reguengos tem uma ex dirigente do PSD e um ex candidato do PCP, atualmente eleito.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Relatório da Ordem dos Médicos

“Comissão de Inquérito que fez o Relatório de Reguengos com Médicos ‘políticos’.

A Ordem dos Médicos que tem como uma das suas principais atribuições ‘Contribuir para a defesa da saúde dos cidadãos e dos direitos dos doentes’ avançou com um Relatório para apurar o que se passou no Lar de Reguengos de Monsaraz.

Para apurar os factos foi nomeada uma Comissão de Inquérito constituída por 5 médicos. Filipa Lança, secretária do Conselho Regional do Sul e Membro do Conselho Nacional da Auditoria e Qualidade da Ordem dos Médicos; Nuno Gaibino, Membro do Conselho Regional do Sul; Maria Augusta Pereira, presidente da sub-região de Évora; Hugo Capote, presidente da sub-região de Portalegre e Vera Guerreiro, vice presidente da sub-região de Beja.

Foram estes os elementos que visitaram o lar de idosos, interrogaram profissionais e elaboraram o documento.

Os médicos ‘políticos’

A presidente da sub-região de Évora, Maria Augusta Pereira, tem uma ligação de anos ao PSD de Évora. Já foi dirigente do partido, em termos locais, e foi um dos 40 membros da Assembleia Municipal de Évora, eleita pelo PSD, entre 2002 e 2005.

A TDS apurou igualmente que a Médica fez parte da Comissão Política do PSD de Évora entre 2016 e 2018. Foi eleita na qualidade de vogal.

Em 2013 foi igualmente eleita diretamente para a Assembleia Municipal de Évora pela coligação PSD/CDS.

Na página oficial da autarquia eborense, em 2002, era assim apresentado o historial da médica:

“Nascida em 1960, natural do Sabugal, distrito da Guarda. Casada e mãe de 3 filhas. Médica especialista em Medicina Geral e Familiar, com Pós-graduação em Gestão de Serviços de Saúde, pela Ordem dos Médicos. Exerce funções na Unidade de Saúde Familiar Planície, Centro de Saúde de Évora, onde é Chefe de Serviços e Orientadora de Médicos internos de Especialidade.
Foi Directora do Centro de Saúde de Portel, Autoridade de Saúde Concelhia e Coordenadora da Sub-região de Saúde de Évora, da Administração Regional do Alentejo.”

O presidente da sub-Região de Portalegre, um dos 5 elementos que participou no Relatório, tem igualmente um ‘historial’ que passa pela política.

Em 2009 Hugo Capote foi candidato à Câmara Municipal de Portalegre pela CDU. O candidato, na altura com 34 anos, mereceu o voto unânime da Concelhia do PCP de Portalegre.

Atualmente é o líder da bancada da CDU na Assembleia Municipal de Portalegre.

Numa intervenção de janeiro deste ano Hugo Capote defendeu que a presidente da Câmara, Adelaide Teixeira, eleita pela CLIP, devia demitir-se “se tem algum amor pela cidade”.

Em conferência de imprensa, na sede do PCP, em Portalegre, Hugo Capote acusou Adelaide Teixeira de “incompetência politica e de ter afundado o concelho num “autêntico marasmo”, ao longo dos últimos 10 anos.

Também com ‘simpatia’ pelo PSD está o médico Nuno Gaibino, Membro do Conselho Regional do Sul da Ordem. Um dos 5 que elaborou o documento da Ordem dos Médicos.

Gaibino participou em 2006 na Universidade de Verão do PSD, em Castelo de Vide.

O médico considerou mesmo esta Universidade ‘a melhor academia de formação política nacional’.

Enquanto aluno questionou os oradores sobre os futuros desafios da JSD. A pergunta do agora médico foi esta: “Sendo a Universidade de Verão a melhor academia de formação política nacional, quais os desafios futuros da JSD na área de formação e renovação da classe política em Portugal?”

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Notícia TDS

Última Hora: Festas do Povo de Campo Maior já são Património da Unesco.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Festas de Campo Maior 

As festas do povo de Campo Maior já são Património da UNESCO.

Decisão acaba de ser tomada em Paris.

As festas do povo

As Festas do Povo consistem na decoração das ruas de Campo Maior, sobretudo o Centro Histórico, com flores de papel e outros objectos em cartão e papel, feitos pela população. Trata-se de um evento tradicional único, e que já alcançou uma notoriedade elevada a nível nacional e internacional.

É uma celebração que, por tradição, só acontece quando o povo quer, pois a sua realização depende do voluntariado e da força de vontade dos campomaiorenses. A preparação é feita rua a rua, sendo que o trabalho desenvolvido em cada uma delas fica em segredo, mesmo para amigos e familiares dos moradores, e só é dado a conhecer na noite da “enramação”.

O actual modelo de Festas realizou-se por 20 vezes. Em apenas 15 anos, entre 1989 e 2004, o número de visitantes das Festas do Povo duplicou. O sucesso de todas as edições deve-se à surpreendente diversidade da decoração das ruas, de beleza inigualável. A arte das flores de papel e as Festas do Povo de Campo Maior são um Património cultural único no Mundo.

As últimas Festas do Povo tiveram lugar em 2015 e trouxeram a Campo Maior cerca de 700 mil pessoas, vindas de todo o país, da vizinha Espanha, da comunidade emigrante e até mesmo de outros países europeus. Foram decoradas perto de 100 ruas com flores de papel, o equivalente a uma distância de aproximadamente 20 km. No total, foram utilizadas cerca de 30 toneladas materiais e o trabalho voluntário de cerca de 5000 pessoas, números que demonstram a vitalidade e importância que este evento tem para as gentes de Campo Maior.

Continuar a ler

Notícia TDS

Segurança no Aeroporto de Beja passa a ser apenas da PSP

GNR fica com fronteiras terrestre e marítima. PSP fica na região Alentejo apenas com o Aeroporto de Beja. PJ assume crimes de imigração ilegal e as questões administrativas vão para a nova Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Lei alterada com a extinção do SEF

“Até agora SEF, GNR e PSP estavam presentes no aeroporto”

A proposta de Lei nº 104/XIV/2ª que aprova a reestruturação do sistema Português de controlo de fronteiras, vem clarificar a responsabilidade no controlo de todas as fronteiras do país: terrestres, marítimas e aéreas.

A nova Lei vem reformular o regime das forças e serviços que exercem a atividade de segurança interna e fixar outras regras de reafixação de competências e recursos do antigo serviço de estrangeiros e fronteiras.

O documento, a que TDS teve acesso, vem atribuir à GNR a ‘vigilância, fiscalização e controlo das fronteiras marítima e terrestre’ deixando para a PSP a ‘vigilância, fiscalização e controlo das fronteiras aeroportuárias’.

Na região Alentejo esta será a única alteração a registar com a nova lei.

As fronteiras terrestre ( com Espanha ) e marítima ( em Sines ) continua sob a jurisdição da GNR.

A PSP assume, na região, apenas o controlo do Aeroporto de Beja.

A Polícia Judiciária  irá ficar com a ‘investigação dos crimes de auxilio à emigração ilegal, associação de auxílio à imigração ilegal e tráfico de pessoas .

As atuais atribuições em matéria administrativa do SEF relativamente a cidadãos estrangeiros passam a ser exercidas pela nova Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo e pelo Instituto dos Registos e do Notariado.

Continuar a ler

Notícia TDS

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Montemor o Novo: A primeira grande entrevista ao novo presidente.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Autarquias | Montemor o Novo | Novo presidente

“A vitória é dos que concorreram pelo PS desde 1976”, refere o novo autarca.

O novo presidente da câmara de Montemor o Novo, Olímpio Galvão, em entrevista à TDSOnline e TDSrádio, fala do passado, do presente e do futuro.

Recorda as lutas difíceis que o PS travou em Montemor o Novo, desde 1976, e por isso dedica a sua vitória a ‘todos os que concorreram pelo PS’, desde essa altura.

Olímpio refere que as negociações com a oposição ‘estão no bom caminho’ e que espera uma ‘governação estável’. O PS irá ter o apoio do PSD/CDS que irá ter um vereador na autarquia.

Recorda as dificuldades do passado e as difamações. ”Foi inventado que ía despedir pessoas’, refere o autarca.

Para Olímpio Galvão as pessoas são essenciais e a este propósito até cita o antigo presidente Jorge Sampaio.

E diz que ‘havia pessoas que tinham medo de falar comigo na rua’.

Tudo para ver e ouvir na primeira grande entrevista de Olímpio Galvão à TDS conduzida por Sónia Soares e Imagem de Bruno Baltazar.

(veja a entrevista em qualidade máxima HD1080)

Continuar a ler

Notícia TDS

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Novo presidente da câmara de Montemor-o-Novo quer saber como estão as contas

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Olímpio Galvão | Presidente da Câmara Municipal de Montemor o Novo

PS líder agora a autarquia de Montemor o Novo

“Olímpio Galvão quer as contas conhecidas de todos”

O novo presidente da Câmara Municipal de Montemor o Novo vai avançar com o pedido de uma auditoria externa independente às contas da autarquia.

O autarca, em entrevista à TDS, referiu que será ‘melhor para todos’.

A Câmara de Montemor o Novo foi sempre liderada pela CDU.

Este é um excerto de uma entrevista de Olímpio Galvão a emitir em breve aqui na TDSonline e na TDSrádio.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Publicidade
Acidentes4 semanas atrás

Acidentes nas estradas alentejanas

Saúde2 meses atrás

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Artes2 meses atrás

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Turismo2 meses atrás

Vila de Frades e Vila Alva abrem adegas em Dia de S.Martinho

Agenda2 meses atrás

Portugal procura eleger a ‘Árvore do Ano’.

Economia3 meses atrás

Já viu o que a Mercedes-Benz anda a fazer?

Sociedade3 meses atrás

Para o fim de semana: Já começou a Feira da Caça em Mértola

Justiça3 meses atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS3 meses atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS3 meses atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes3 meses atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios3 meses atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas3 meses atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol3 meses atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol3 meses atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia3 meses atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes3 meses atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes3 meses atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos3 meses atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes4 meses atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação4 meses atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Sociedade4 meses atrás

IRA entra numa propriedade em Elvas e recolhe dezenas de animais. GNR assiste a operação. (vídeo)

Incêndios4 meses atrás

Fogo no Seixal fere 4 bombeiros. (vídeo)

Acidentes4 meses atrás

Acidente seguido de incêndio faz 3 mortes (video)

Sociedade4 meses atrás

Temporal provoca cheias em Badajoz (vídeo)

Saúde4 meses atrás

COVID-19: Mais de 40 casos confirmados no Alentejo

Sociedade4 meses atrás

“Grande Aquário do Amazonas’ é inaugurado no Fluviário de Mora.

Música4 meses atrás

O homem que emigrou e disse que Portugal ‘está irrespirável’ atua em Beja.

Sociedade4 meses atrás

Filme dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” vence prémio.

Crime6 meses atrás

GNR coloca fim a corridas ilegais em Setúbal

Acidentes4 semanas atrás

Acidentes nas estradas alentejanas

Saúde2 meses atrás

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Artes2 meses atrás

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Turismo2 meses atrás

Vila de Frades e Vila Alva abrem adegas em Dia de S.Martinho

Agenda2 meses atrás

Portugal procura eleger a ‘Árvore do Ano’.

Economia3 meses atrás

Já viu o que a Mercedes-Benz anda a fazer?

Sociedade3 meses atrás

Para o fim de semana: Já começou a Feira da Caça em Mértola

Justiça3 meses atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS3 meses atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS3 meses atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes3 meses atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios3 meses atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas3 meses atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol3 meses atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol3 meses atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia3 meses atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes3 meses atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes3 meses atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos3 meses atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes4 meses atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação4 meses atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Sociedade4 meses atrás

IRA entra numa propriedade em Elvas e recolhe dezenas de animais. GNR assiste a operação. (vídeo)

Incêndios4 meses atrás

Fogo no Seixal fere 4 bombeiros. (vídeo)

Acidentes4 meses atrás

Acidente seguido de incêndio faz 3 mortes (video)

Sociedade4 meses atrás

Temporal provoca cheias em Badajoz (vídeo)

Saúde4 meses atrás

COVID-19: Mais de 40 casos confirmados no Alentejo

Sociedade4 meses atrás

“Grande Aquário do Amazonas’ é inaugurado no Fluviário de Mora.

Música4 meses atrás

O homem que emigrou e disse que Portugal ‘está irrespirável’ atua em Beja.

Sociedade4 meses atrás

Filme dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” vence prémio.

Crime6 meses atrás

GNR coloca fim a corridas ilegais em Setúbal

Categorias

Acidentes4 semanas atrás

Acidentes nas estradas alentejanas

Saúde2 meses atrás

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Artes2 meses atrás

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Turismo2 meses atrás

Vila de Frades e Vila Alva abrem adegas em Dia de S.Martinho

Agenda2 meses atrás

Portugal procura eleger a ‘Árvore do Ano’.

Economia3 meses atrás

Já viu o que a Mercedes-Benz anda a fazer?

Sociedade3 meses atrás

Para o fim de semana: Já começou a Feira da Caça em Mértola

Justiça3 meses atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS3 meses atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS3 meses atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes3 meses atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios3 meses atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas3 meses atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol3 meses atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol3 meses atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia3 meses atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes3 meses atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes3 meses atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos3 meses atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes4 meses atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

ARQUIVO

x
error: O conteúdo está protegido!!