Siga-nos

Saúde

Maternidade de Évora entre as que registam ‘falhas de segurança’

Para o bastonário dos médicos, Miguel Guimarães, estas falhas de segurança são “o espelho do desinvestimento de sucessivos Governos” no Serviço Nacional da Saúde.

Avatar

Publicado

em

A Ordem dos Médicos considerou hoje que as falhas de segurança nas maternidades detetadas pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde são “a ponta do icebergue”.

Em causa estão várias maternidades entre elas a maternidade do Hospital de Évora.

Problemas nos sistemas de videovigilância e nas portas de fecho automático nos serviços de obstetrícia e pediatria e insuficiente controlo no acesso às instalações, nomeadamente aos pisos de internamento, foram algumas das falhas detetadas pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) em auditorias realizadas aos centros hospitalares e universitários de Coimbra, Porto, Algarve e Évora.

Para o bastonário dos médicos, Miguel Guimarães, estas falhas de segurança são “o espelho do desinvestimento de sucessivos Governos” no Serviço Nacional da Saúde e, “infelizmente, vão ao encontro do que a Ordem dos Médicos tem vindo a dizer sucessivas vezes”.

Saúde

Bebé nasce em ambulância com ajuda dos bombeiros de Aljustrel

Parto foi feito em plena bomba de combustível

TDS noticias

Publicado

em

Ontem, pelas 13:04h, os bombeiros voltaram a fazer um parto numa ambulância. O bombeiros foram alertados para uma senhora em trabalho de parto na localidade de Aljustrel.

À chegada ao local a equipa procedeu à avaliação e estabilização, tendo posteriormente realizado o seu transporte para a unidade de saúde.

Ainda no início da viagem para a unidade hospitalar a senhora entrou em trabalho de parto, tendo a equipa auxiliado a bebé a nascer pelas 13:25horas.

Por falta de médicos obstetras no hospital de Beja, as grávidas que ali deveriam ser assistidas estavam a ser reencaminhadas para Évora, a cerca de 100 quilómetros de distância. Acontece que a ambulância não chegou a tempo ao seu destino e foi preciso improvisar.

Nasceu uma menina com 2.930kg. A homenagem aos bombeiros de aljustrel:
BB 1° Luísa Lala – TAS
BB 2° João Lemos – TAS
Estagiário Rodrigo Rosado – TS
TAS – Tripulante de Ambulância de Socorro
TS- Técnicas de Socorrismo

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento