Siga-nos

Agenda

Martim Soares Moreno, 1.º capitão-mor do Ceará, homenageado em Santiago do Cacém

Iniciativas começam dia 7 em Santiago do Cacém e estendem-se a Lisboa.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Martim Soares Moreno, o militar português que fundou o Ceará e se distinguiu na resistência contra as ocupações francesas e holandesas no Brasil, será homenageado, a 9 de novembro, em Santiago do Cacém, por vários actos em que estará presente uma destacada comitiva cearense.

A agenda das efemérides portuguesas, a que se junta uma conferência em Lisboa, associa-se a um vasto programa evocativo no Brasil. Deste lado do Atlântico, é a ocasião para, graças a novos estudos científicos, reconciliar a memória local com um filho da terra de que se perdera há muito o rasto.

Neste sentido, em Portugal estão programadas actividades em Lisboa e Santiago do Cacém. Dia 7 de Novembro, às 17:00 horas, na Sociedade de Geografia de Lisboa, terá lugar uma conferência sobre a “Jornada do Maranhão”, levada a cabo em 2019 pela Expedição Martim Soares Moreno, que reviveu a epopeia do militar alentejano desde o “Rio Siará” até a ilha de São Luís, no Maranhão, ressaltando a importância desse périplo para a definição dos limites territoriais actuais do Brasil.

Em Santiago do Cacém, no dia 9, decorrerão actividades a cargo da Câmara Municipal, do Instituto do Ceará e da Real Sociedade Arqueológica Lusitana, com uma sessão de homenagem a Martim Soares Moreno, nos Paços do Concelho, às 11:00 horas. Segue-se a inauguração, na Praça Conde de Bracial, de uma placa comemorativa do IV Centenário da sua nomeação como capitão-mor do Ceará.

Agenda

De perder o amor à dieta. Este fim de semana em Alcáçovas.

O certame decorre no Largo da Gamita, em Alcáçovas

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Até domingo doceiras de vários pontos do país mostram, em Alcáçovas, o melhor da doçaria conventual e palaciana, na 20ª edição da Mostra de Doçaria

O Bolo Conde de Alcáçovas, o Bolo Real, as Sardinhas Albardadas e os Amores de Viana são as estrelas de um certame que já se afirmou como um dos eventos de inverno da região que atrai cada vez mais visitantes.

 “Pelo 8º ano consecutivo a Mostra apresenta o Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana promovido pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Alcáçovas.”

Pretende-se sensibilizar para a importância da divulgação e preservação da doçaria tradicional portuguesa, respeitando a genuinidade de cada doce apresentado, com a atribuição de prémios aos melhores doces a concurso.

Esta 20ª edição vai contar também com várias sessões de showcooking para adultos com a presença do Chef Vítor Costa, do Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora, e de doceiras do concelho, nomeadamente a Casa Maria Vitória e a Padaria do Ernesto.

 Para além dos doces, as estrelas do certame, o Município de Viana do Alentejo preparou também um programa cultural que abarca dança, cante alentejano que comemora o 5º aniversário da classificação como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, fado com Cláudia Picado e Lúcio Bamond, e o espetáculo musical com a Banda Par ou Ímpar.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Dezembro 2019
S T Q Q S S D
« Nov    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul