Últimas:
Março é mês do teatro em Odemira – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Agenda

Março é mês do teatro em Odemira

Veja a data das iniciativas

Publicado

em

Odemira

” o mês do teatro”

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Teatro (27 de março), o programa cultural no concelho de Odemira apresenta um diversificado leque de espetáculos de teatro, para vários públicos e espalhados no território, com mais de vinte ações de espetáculos de rua ou em auditório, workshops e oficinas.

Nos dias 11 e 12 de março, o espetáculo itinerante de teatro documental “Viagem a Portugal – Paragem Alentejo” chega a Odemira, para recordar a história e as memórias dos lugares, numa co-produção entre a Cooperativa Cultural Lavrar o Mar e Teatro do Vestido, inserido no Projeto Lavrar o Mira e a Lagoa – As Artes AlémTejo, com financiamento dos Municípios de Odemira e de Santiago do Cacém, da Direção Geral das Artes e dos Programas Alentejo 2020 e Compete 2020.

Entre os dias 18 e 27 de março, a companhia de novo circo L’Attraction Céleste, fixa-se em Zambujeira do Mar para uma residência artística na Associação Cultural Recreativa Desportiva Zambujeirense, no âmbito do Projeto Lavrar o Mira e a Lagoa – As Artes AlémTejo.

Nos dias 18 e 19 mar (às 21.00 horas) e 20 de março (às 16.00 horas) é apresentado o espetáculo “Bibeu e Humphrey”.

Entre os dias 21, 22 e 23 de março é dinamizado o workshop de Clown / Novo Circo, dirigido a cidadãos com experiência nas artes performativas.

Nos dias 25 e 26 de março (21.00 horas) e 27 de março (16.00 horas) está agendado o espetáculo “Bobines”.

“CLICK – Nós, Eles, Todos – Humanos” é o espetáculo de teatro imersivo de inclusão social que o grupo de Teatro Cabanita leva ao território, financiado no âmbito do Plano Municipal de Integração de Migrantes – Odemira Integra 3G. Serão três apresentações por dia, agendadas para 12 março (na Sociedade Recreativa S. Teotoniense, São Teotónio), 13 de março (na Sociedade Recreativa e Musical Sanluizense, São Luís), 19 de março (Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes,) e dia 20 de março (na Casa do Povo de Odemira).

Nos sábados os espetáculos serão às 19, 21 e 22.00 horas; nos domingos serão às 16, 17 e 18.00 horas.

No dia 19 de março, pelas 15.00 horas, o Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, recebe o espetáculo de teatro infantil “O Som das Emoções”, para famílias com crianças a partir dos 3 anos de idade, produzido pela Associação Terra Batida, com financiamento municipal no âmbito do Programa Municipal de Apoio às Atividades Culturais e Recreativas.

Para despertar o interesse pelas artes da palavra, o Município de Odemira dinamiza uma Oficina de Teatro baseada em textos poéticos, no dia 26 de março, na Biblioteca Municipal José Saramago.

Serão promovidas duas sessões, às 14.00 horas para crianças dos 9 aos 13 anos e às 16.00 horas para jovens dos 14 aos 18 anos.

Na noite de 26 de março, pelas 21.30 horas, o grupo de Teatro Baal17 sobe ao palco do Cineteatro Camacho Costa, com o espetáculo “Passadeira Vermelha”, baseado na obra “As Preciosas Ridículas” de Moliére.

Ao longo de março, todas as quartas e quinta-feiras, continuam a ser dinamizadas Oficinas de Teatro Comunitário, nas vilas de Odemira e de São Teotónio, para promover a integração através das artes, inseridas no programa intercultural “Bowing”, inserido no Plano Municipal de Integração de Migrantes – Odemira Integra 3G.

Agenda

Grândola promove Geração Mais

Ja este fim de semana

Publicado

em

Município de Grândola promove Geração Mais já este sábado

A 12.ª edição da Feira Sénior de Grândola – Geração Mais realiza-se este sábado, 21 de maio, a partir das 9h00, junto ao Complexo Desportivo Municipal José Afonso com a receção aos mais de 200 participantes dos programas seniores dos programas de Envelhecimento Ativo de Grândola, Universidade Sénior de Grândola e Programa Viver Solidário, com a presença de participantes de dois projetos seniores de outros concelhos convidados: da Área de Promoção da Atividade Física, da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Universidade do Algarve para a Terceira Idade, de Faro.

Segue-se a habitual arruada pelas ruas da Vila Morena, acompanhada pela Banda da Música Velha – Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, até ao Parque de Feiras e Exposições, onde vão decorrer as restantes atividades do programa.

Após a Cerimónia Oficial de Abertura da 12.ª Feira Sénior de Grândola, a Geração+ associa-se à Unidade de Cuidados na Comunidade Serra e Mar nas comemorações de “Maio – Mês do Coração”, com a formação de um Coração Humano pelos seniores. Segue-se, no âmbito do 15.º Encontro Regional de Exercício Físico para a 3ª Idade, uma aula de grupo de atividade física sénior.

Após o almoço, servido por duas IPSS locais (AISGRA e Casa do Povo de Azinheira dos Barros), a tarde vai ser preenchida com um vasto conjunto de momentos de animação, destacando-se a atuação do Grupo Coral do PVS – Programa Viver Solidário; atuação dos grupos da UATI – Universidade do Algarve da Terceira Idade – Tuna Académica, Grupo de Guitarras e Grupo Marafados do Cavaquinho. A tarde termina com a matiné dançante ao som do acordeonista Luís Godinho.

Em paralelo, estarão patentes para visitantes e participantes, diversos expositores com mostras de entidades parceiras e de projetos do Município

Continuar a ler

Agenda

Novo Parque Urbano de Alcácer do Sal recebe a 30.ª PIMEL

Veja o cartaz para a edição deste ano.

Publicado

em

XXX Feira do Turismo e das Atividades Económicas de Alcácer do Sal

PIMEL promete artistas de renome no palco principal

A 30.ª edição da PIMEL – Feira do Turismo e das Atividades Económicas de Alcácer do Sal já tem data definida, assim como os cabeças-de-cartaz que vão atuar no palco principal, trazendo muita animação ao certame.

A feira irá realiza-se de 23 a 26 de junho e vai ter lugar no novo Parque Urbano da cidade, que irá, assim, acolher o seu primeiro certame e o seu primeiro evento de grande envergadura, estimando-se a passagem de milhares de pessoas por este novo espaço dotado de excelentes condições para estas iniciativas.

Pelo palco principal vão passar artistas nacionais bem conhecidos do público e de talento inquestionável, nomeadamente David Carreira (23 de junho), Fábia Rebordão (24 de junho), Pedro Abrunhosa (25 de junho) e Diogo Piçarra (26 de junho).

Todos estes espetáculos terão início às 22h e terão entrada gratuita, tal como todo o certame, à semelhança dos anos anteriores.

A estes concertos juntar-se-ão outras atuações musicais e de dança, além de demonstrações/ aulas de desporto, a par da divulgação de atividades relacionadas com os produtos endógenos, a doçaria tradicional (conventual) e a gastronomia local, sem esquecer o turismo, o empreendedorismo e toda a atividade económica.

“Parabéns, PIMEL – 30 edições” é uma coorganização do Município de Alcácer do Sal, Associação de Agricultores e Caixa de Crédito Agrícola de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo, e tem por foco a comemoração das 30 edições do certame.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!