Últimas:
Manifesto de apoio ao corredor sudoeste ibérico vai ser assinado – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Economia

Manifesto de apoio ao corredor sudoeste ibérico vai ser assinado

Será assinado em Évora

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Assinatura de documento

“Manifesto é assinado em Évora “

Cientes da extrema importância do estabelecimento do CORREDOR SUDOESTE IBÉRICO, da sua rápida conclusão e operacionalização, os Presidentes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo), António Ceia da Silva e da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), José Calixto, assinam no próximo dia 23 de julho, pelas 10.30h, nas instalações da CCDR Alentejo.

O Manifesto de apoio ao Corredor Sudoeste Ibérico, instando a União Europeia, a República Portuguesa, o Reino de Espanha e seus respetivos Governos a priorizarem a conexão entre as capitais ibéricas e a realizar todas as ações necessárias de forma a que entre em pleno funcionamento o CORREDOR SUDOESTE IBÉRICO, no sentido de impulsionar a transformação deste espaço como um novo eixo de desenvolvimento europeu.

O CORREDOR SUDOESTE IBÉRICO conta com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, e mais recentemente dos Alcaldes de Madrid e Badajoz, que assinaram o Manifesto no passado mês de junho numa cerimónia que contou com a presença do Embaixador de Portugal, João Mira-Gomes.

No início de 2017, um grupo de empresas criou a plataforma “Extremadura en Red” com o objetivo de promover as ligações da região às redes ibéricas do século XXI. Prontamente emergiu o conceito do CORREDOR SUDOESTE IBÉRICO como uma potencial rede de fluxis interligados entre Lisboa/Sines e Madrid/Corredor Mediterrâneo e espalhada por todo o território.

É um conceito que gera interesse muito para além de cada um dos seus elementos, visto que cada uma destas redes tem a sua identidade e dinâmica própria devido às ligações entre partes, mas também nas ligações entre as suas diferentes redes e entre elas e o seu meio.

As conexões de cada parte não devem continuar a ser vistas como independentes, mas como pertencentes a todos os elementos que compõem a rede, para que todas se complementem, se cruzem e interajam, emergindo uma nova realidade muito mais complexa e dinâmica.

As redes da Extremadura, Alentejo, Castilla La Mancha, Setúbal, Algarve, Oeste da Andaluzia e Centro de Portugal interagem com as de Lisboa e Madrid, constituindo a rede do CORREDOR SUDOESTE IBÉRICO, as quais estão interligadas com as redes ibéricas, europeias e globais formando um todo.

Este processo conduziu ao estabelecimento de uma rede de empresas comprometidas com o projeto SUDOESTE IBÉRICO EM REDE e que, em cooperação com entidades públicas e privadas pretendem tornar o Corredor Sudoeste Ibérico uma realidade.

Economia

Comissão europeia dá nota positiva aos portos de Sines e Setúbal

Portos de Sines e Setúbal auditados.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Comissão Europeia

“Auditória ao Terminal de Sines”

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que, de 29 de novembro a 3 de dezembro, decorreu uma visita e auditoria da Comissão Europeia a Portugal, no âmbito dos procedimentos para as operações em segurança de carga e descarga de navios graneleiros.

Através da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), a auditoria foi realizada nos termos da Diretiva 2001/96/EC, que estabelece normas e procedimentos harmonizados para a segurança das operações de carga e descarga de navios graneleiros, tendo sido em primeiro lugar auditada a DGRM, enquanto autoridade nacional competente para a presente diretiva, tendo depois sido auditados os terminais graneleiros nacionais selecionados pela EMSA.

Assim, por sua seleção, os auditores tiveram oportunidade de estar presente e acompanhar as operações nos portos de Leixões, Setúbal e Sines, tendo a auditoria terminado com nota positiva sobre Portugal e identificado algumas oportunidades de melhoria.

A Diretiva em questão tem como objetivo melhorar os procedimentos de segurança dos navios graneleiros que efetuam operações de carga e descarga de cargas sólidas a granel nos portos da União Europeia, bem como reduzir os riscos de danos causados aos navios durante as operações de carga e descarga, e ainda, harmonizar as normas aplicáveis aos navios e aos terminais, bem como a cooperação e comunicação entre estes.

Continuar a ler

Economia

Alqueva poderá vir a ter a maior central flutuante do mundo

Leilão foi apresentado ontem em Lisboa

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Leilão começa esta sexta-feira

“Alqueva flutuante”

Esta sexta-feira, amanhã, arranca o primeiro leilão de capacidade solar flutuante, que permitirá a instalação de centrais solares nos espelhos de água de sete albufeiras.

No Alqueva poderá nascer o maior projeto mundial de centrais flutuantes, com uma capacidade de 100 megawatts (MW) , muito superior ao maior projeto atual (cerca de 60 MW).

O leilão foi apresentado ontem no Ministério do Ambiente e, segundo o secretário de Estado Adjunto e da Energia, terá em licitação uma área total máxima de 445 hectares, que permitirá, “em cálculos conservadores” uma produção de 262,5 MW. No entanto, indicou João Galamba, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) já identificou outros 700 hectares passíveis de serem leiloados no futuro.

Para já, são sete as barragens onde poderão ser instaladas as centrais solares flutuantes sendo o Alqueva a única no sul do país.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática destacou que este “é um exemplo de economia circular”, aproveitando espaços “que pareciam parados” e que irão contribuir não só para a descarbonização mas também para que a eletricidade fique mais barata, o que é “ uma forma de atrair investimento” graças aos menores custos energéticos.

Continuar a ler

Economia

Alentejo recebeu 3.200 milhões de euros de fundos europeus

As Águas do Alentejo aparecem no grupo abaixo dos 100milhões de euros com valores conseguidos na ordem dos 70,5 milhões de euros.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Dados oficiais do Portal Mais Transparência

“IEFP é o que mais recebeu”

Segundo dados do portal Mais Transparência, entre os projetos realizados pelo IEFP, com apoio do Portugal 2020, incluem-se estágios da Iniciativa Emprego Jovem, com 71,9 milhões de euros, seguidos pela Iniciativa Emprego Jovem (47,6 milhões de euros), estágios para jovens (47,5 milhões de euros) e apoios à contratação para adultos (45,9 milhões de euros).

Entre os beneficiários com maiores financiamentos estão ainda a Direção-Geral do Ensino Superior (660 milhões de euros), a IP-Infraestruturas de Portugal (599 milhões de euros), a Instituição Financeira de Desenvolvimento (355 milhões de euros), a Fundação para a Ciência e Tecnologia (332 milhões de euros), o Fundo Regional do Emprego (210 milhões de euros), a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas (189 milhões de euros) e a Secretaria-Geral da Educação e Ciência (189 milhões de euros).

Segue-se a Universidade do Minho (171 milhões de euros), Metro do Porto (137 milhões de euros), Universidade de Aveiro (137 milhões de euros), Universidade do Porto (131 milhões de euros), Universidade de Coimbra (114 milhões de euros), Portos dos Açores (107 milhões de euros), Agência para o Desenvolvimento e Coesão (104 milhões de euros) e o Metropolitano de Lisboa (103 milhões de euros).

Abaixo dos 100 milhões de euros de financiamento destacam-se a Agência Portuguesa do Ambiente (94,1 milhões de euros), a estrutura de missão do IFRRU 2020 — Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas Administração Central (86,9 milhões de euros), Instituto de Emprego da Madeira (78 milhões de euros) e a AGDA — Águas Públicas do Alentejo (70,5 milhões de euros).

A lista inclui ainda, entre outros, a Secretaria Regional das Obras Públicas e Comunicações (69,2 milhões de euros), Bosch Car Multimédia Portugal (66,3 milhões de euros), MUSAMI — Operações Municipais do Ambiente (66 milhões de euros), Turismo de Portugal (55,7 milhões de euros), Município do Porto (52,2 milhões de euros), IAPMEI — Agência para a Competitividade e Inovação (51,2 milhões de euros), Navigator Tissue de Aveiro (42,3 milhões de euros), IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera (36 milhões de euros) e a AEP – Associação Empresarial de Portugal (32,9 milhões de euros).

No sentido oposto, com os financiamentos mais baixos encontram-se Armando Aresta Caro (0,9 euros), Maria Alzira Pinto Ribeiro Leitão (2,8 euros), Paulo César Cândido Maiato (12,4 euros), Maria Margarida Pacheco da Silva Lima (24,6 euros), Maria Eduarda de Carvalho Teixeira da Luz (24,7 euros), Bruno Roberto Sousa Silveira (31 euros), CPA — Cooperativa de Pesca Açoriana (33,9 euros), Mirtivale (34,7 euros), Pedro Sacadura Teixeira Cabral Duarte da Silveira (40,3 euros), José Laurindo Sousa Brasil (41,6 euros) e José Machado Gonçalves (45,8 euros).

O portal inclui ainda listadas algumas empresas e entidades que apresentaram projetos, mas não receberam qualquer financiamento, nomeadamente, a Bravirop, Biblioteca Nacional, ANCPA – Associação Nacional dos Criadores de Porco Alentejano, Capitólio, Associação Regional dos Municípios do Vale do Távora, Centro Sócio-Cultural do Vimioso, ARDAL — Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima, WRC — Web para a Região Centro, Wemob e a Freguesia de Carregosa.

Também sem qualquer financiamento estão a Freguesia de Marco, AMARTES — Associação de Desenvolvimento Artístico, Cultural e Desportivo, Hotel Rosa Mística, Águas do Alto Alentejo, Maria Lúcia de Carvalho, José António Campos Lopes, Carlos Miguel Gorgulho Barriguinha, M3agro e a EPADRV — Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos.

Já no que se refere ao número de projetos, a Universidade do Porto aparece a liderar com 664, como, por exemplo, a Safe Cities (4,2 milhões de euros), a Cidadesust (3,5 milhões de euros) e Health4all (2,8 milhões de euros).

Com o maior número de projetos seguem-se a Universidade de Aveiro (620), Universidade do Minho (589), Universidade de Coimbra (482), IEFP (384), Universidade Nova de Lisboa (217), Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (215), Universidade de Évora (214), Instituto Politécnico de Leiria (210), Instituto Superior Técnico (182), Universidade de Trás os Montes de Alto Douro (175), Universidade do Algarve (163), Universidade da Beira Interior (141) e Universidade Católica Portuguesa (135).

Com apenas um projeto aparecem a Central da Borracha, A Electrica, Caves da Montanha, A Industrial Farense, A. Nogueira da Costa, A. Ventura Rego, Abranfinas, Abrigada e as adegas cooperativas de Almeirim, Amarante, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Mesão Frio, Moncorvo. Monção, São Mamede da Ventosa, Sabrosa e Vale da Teja, entre outros.

Por região, o Norte soma 10.600 milhões de euros de investimentos aprovados, seguido pelo Centro (7.500 milhões de euros), Alentejo (3.200 milhões de euros) Área Metropolitana de Lisboa (1.800 milhões de euros), Açores (1.800 milhões de euros), Madeira (929 milhões de euros) e Algarve (616 milhões de euros).

Com uma dotação global de cerca de 26.000 milhões de euros, o programa Portugal 2020 (PT 2020) consiste num acordo de parceria entre Portugal e a Comissão Europeia, “no qual se estabelecem os princípios e as prioridades de programação para a política de desenvolvimento económico, social e territorial de Portugal, entre 2014 e 2020”.

Os primeiros concursos do programa PT 2020 foram abertos em 2015.

Continuar a ler

Economia

Ativistas protestam em Sines pelo encerramento da refinaria

Protesto acontece as 13h30

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

“Protesto agendado para esta quinta-feira “

O coletivo Climáximo promove, hoje, uma “ação não violenta de desobediência civil e de bloqueio” à refinaria da Galp em Sines para exigir o “encerramento planeado e gradual” da unidade até 2025.

A ação, intitulada “Vamos Juntas!”, reivindica “o encerramento planeado e gradual da refinaria de Sines” da Galp “até 2025” e integra a campanha global “Collapse Total”, a qual pretende, durante esta semana, “causar disrupção à Total Energies e empresas líderes na produção de combustíveis fósseis”.

O protesto, que leva a Sines ativistas de todo o país, reclama uma transição justa que “responsabilize a Galp e envolva trabalhadores e comunidades afetadas e um futuro muito próximo com democracia energética em Sines e no país”, segundo um comunicado do coletivo enviado à agência Lusa.

Para este grupo de ativistas pelo clima, “100% da energia consumida em Sines” deve ser “renovável e produzida localmente, por uma entidade municipal gerida democraticamente”, até 2025.

Neste sentido, a Climáximo propõe a criação de “um serviço público e descentralizado no setor energético” que implique “uma reconversão para 100% renovável até 2030”.

Esperam-se milhares de jovens numa ação que decorre a partir das 13h30.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Publicidade
Saúde2 semanas atrás

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Artes2 semanas atrás

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Turismo4 semanas atrás

Vila de Frades e Vila Alva abrem adegas em Dia de S.Martinho

Agenda4 semanas atrás

Portugal procura eleger a ‘Árvore do Ano’.

Economia4 semanas atrás

Já viu o que a Mercedes-Benz anda a fazer?

Sociedade2 meses atrás

Para o fim de semana: Já começou a Feira da Caça em Mértola

Justiça2 meses atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS2 meses atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS2 meses atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes2 meses atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios2 meses atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas2 meses atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol2 meses atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol2 meses atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia2 meses atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos2 meses atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes2 meses atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação2 meses atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Sociedade2 meses atrás

IRA entra numa propriedade em Elvas e recolhe dezenas de animais. GNR assiste a operação. (vídeo)

Incêndios2 meses atrás

Fogo no Seixal fere 4 bombeiros. (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente seguido de incêndio faz 3 mortes (video)

Sociedade2 meses atrás

Temporal provoca cheias em Badajoz (vídeo)

Saúde2 meses atrás

COVID-19: Mais de 40 casos confirmados no Alentejo

Sociedade3 meses atrás

“Grande Aquário do Amazonas’ é inaugurado no Fluviário de Mora.

Música3 meses atrás

O homem que emigrou e disse que Portugal ‘está irrespirável’ atua em Beja.

Sociedade3 meses atrás

Filme dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” vence prémio.

Crime4 meses atrás

GNR coloca fim a corridas ilegais em Setúbal

Música4 meses atrás

Alvito promove o Cante Alentejano entre os mais jovens

Saúde2 semanas atrás

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Artes2 semanas atrás

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Turismo4 semanas atrás

Vila de Frades e Vila Alva abrem adegas em Dia de S.Martinho

Agenda4 semanas atrás

Portugal procura eleger a ‘Árvore do Ano’.

Economia4 semanas atrás

Já viu o que a Mercedes-Benz anda a fazer?

Sociedade2 meses atrás

Para o fim de semana: Já começou a Feira da Caça em Mértola

Justiça2 meses atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS2 meses atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS2 meses atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes2 meses atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios2 meses atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas2 meses atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol2 meses atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol2 meses atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia2 meses atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos2 meses atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes2 meses atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação2 meses atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Sociedade2 meses atrás

IRA entra numa propriedade em Elvas e recolhe dezenas de animais. GNR assiste a operação. (vídeo)

Incêndios2 meses atrás

Fogo no Seixal fere 4 bombeiros. (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente seguido de incêndio faz 3 mortes (video)

Sociedade2 meses atrás

Temporal provoca cheias em Badajoz (vídeo)

Saúde2 meses atrás

COVID-19: Mais de 40 casos confirmados no Alentejo

Sociedade3 meses atrás

“Grande Aquário do Amazonas’ é inaugurado no Fluviário de Mora.

Música3 meses atrás

O homem que emigrou e disse que Portugal ‘está irrespirável’ atua em Beja.

Sociedade3 meses atrás

Filme dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” vence prémio.

Crime4 meses atrás

GNR coloca fim a corridas ilegais em Setúbal

Música4 meses atrás

Alvito promove o Cante Alentejano entre os mais jovens

Categorias

Saúde2 semanas atrás

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Artes2 semanas atrás

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Turismo4 semanas atrás

Vila de Frades e Vila Alva abrem adegas em Dia de S.Martinho

Agenda4 semanas atrás

Portugal procura eleger a ‘Árvore do Ano’.

Economia4 semanas atrás

Já viu o que a Mercedes-Benz anda a fazer?

Sociedade2 meses atrás

Para o fim de semana: Já começou a Feira da Caça em Mértola

Justiça2 meses atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS2 meses atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS2 meses atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes2 meses atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios2 meses atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas2 meses atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol2 meses atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol2 meses atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia2 meses atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos2 meses atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes2 meses atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação2 meses atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

ARQUIVO

x
error: O conteúdo está protegido!!