Siga-nos

Festas Populares

Mais de 441 mil pessoas visitaram a Feira de Sant’Iago 2019 em Setúbal

A mascote da Feira de Sant’Iago reforçou a presença nesta edição, com O Zé dos Gatos, figura popular de Setúbal, transformado em mascote pelo designer Zé Nova, a dar as boas-vindas e a tirar selfies com os visitantes.

TDS noticias

Publicado

em

Mais de 441 mil pessoas visitaram a edição 2019 da Feira de Sant’Iago, em Setúbal, certame este ano dedicado ao tema “Gastronomia” e que encerrou ontem com um concerto do carismático músico brasileiro Gabriel O Pensador.

 Espetáculos musicais para todos os gostos, tasquinhas gastronómicas e divertimentos para todas as idades, incluindo uma roda gigante, atraíram, em 16 dias, um total de 441 mil e 167 visitantes à Feira de Sant’Iago.

A última noite do certame organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, inaugurado a 20 de julho, voltou a ser a mais concorrida, com o concerto de Gabriel O Pensador a ser um dos principais atrativos para os 42 mil e 567 visitantes.

Destaque para outras duas noites da Feira de Sant’Iago, com a contabilização de mais de 40 mil pessoas nos registos diários, casos de quinta-feira, 1 de agosto, em que houve um espetáculo com o duo Calema, com 42 mil e 315 visitantes.

Outro momento alto do certame foi a noite de sábado, dia 3 de agosto, com o Parque Sant’Iago a receber um total de 42 mil e 100 visitantes que aproveitaram para ver um concerto com a banda Ciganos d’Ouro no Palco Setúbal.

Com uma média diária superior a 27 mil e 500 pessoas, pelo palco principal da Feira de Sant’Iago passaram nomes como Sérgio Godinho, Anselmo Ralph, Toy, Orelha Negra, Nilton, David Fonseca, Ana Malhoa, Virgul, Bárbara Bandeira e Paus.

Além dos concertos principais, o Palco Mourisca contou sempre com muito público, todas as noites, para assistir a espetáculos musicais e atuações de dança por artistas e coletividades locais, a que se juntou o Palcos Bares.

“Gastronomia”, o tema desta edição, deu mais sabor ao certame que proporcionou, em todas as noites, no espaço expositivo criado pela autarquia, apresentações de showcooking por chefs de renome internacional, com provas de vinhos incluídas.

Ao longo dos 16 dias, neste espaço foi apresentada a diversidade gastronómica de Setúbal e a multiculturalidade que a caracteriza, bem como a de algumas cidades nacionais e estrangeiras geminadas com o município sadino.

O artesanato e as tasquinhas gastronomia foram outros atrativos da Feira de Sant’Iago 2019, assim como um vasto conjunto de divertimentos para todos os públicos, nomeadamente uma roda gigante e um super slide radical com 140 metros.

Uma quinta pedagógica, uma zona de adoção de animais, um picadeiro e uma pista de BMX também fizeram parte do certame, assim como a Feira do Livro, na área de exposição e de atividades culturais, sociais e desportivas Espaço dos Sentidos.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Festas Populares

Festival do Tomate em Alvalade Sado de 6 a 8 de setembro

O Festival do Tomate faz-se também com animação musical, com Cláudio Rosário, dia 6, e Carla Nunes, dia 7, no Jardim da Mimosa a partir das 21h30.

TDS noticias

Publicado

em

O 5.º Festival do Tomate de Alvalade | Mimosa realiza-se de 6 a 8 de setembro e nos menus dos restaurantes aderentes.

Não vão faltar entradas, pratos principais e sobremesas onde o tomate dá o mote e o sabor.

A história deste fruto ganha protagonismo na Europa no final do século XVI, sendo introduzido rapidamente na cultura gastronómica portuguesa.

O cultivo de tomate na região de Alvalade começou em 1959, tendo a sua produção atingido nos anos de 1973 a 1975 o seu ponto alto com uma área de plantação de 1600 ha. A partir de 1962, entrou em funcionamento a maior fábrica de concentrado de tomate do país. Atualmente a produção é feita de forma sustentável, recorrendo a métodos e tecnologias eficazes, assegurada graças à boa adaptação da cultura ao clima e aos solos desta Freguesia bem como à água de Campilhas e do Alto Sado.

O tomate é uma excelente fonte de vitaminas, ácido fólico e compostos antioxidantes como o licopeno. Os efeitos do licopeno no ser humano traduzem-se de várias formas como na saúde óssea, na função cognitiva, no controlo do peso do corpo, na proteção da pele e do sistema imunológico.

Participaram na edição 2019 do Festival do Tomate os restaurantes: Restaurante O Bombeiro, Churrasqueira da Mimosa, Restaurante e Pizzaria Cosa Nostra, Restaurante São Sebastião da Mimosa, Casa das Bifanas O Messias. Todos apresentam pratos em que o tomate, este fruto que passa por legume, mostra a sua versatilidade.

Promovido pelaCâmara Municipal de Santiago do Cacém com o apoio da Junta de Freguesia de Alvalade e da Alensado, Cooperativa Agrícola do Sado, CRL. A iniciativa pretende dinamizar a economia local promovendo um produto de excelência e salvaguardando o património gastronómico da Freguesia.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Setembro 2019
S T Q Q S S D
« Ago    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul - Web Development by IDEIAS FRESCAS https://ideiasfrescas.com