Últimas:
Mais de 44 mil idosos vivem sozinhos ou isolados. – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Sociedade

Mais de 44 mil idosos vivem sozinhos ou isolados.

Veja dados por distrito

Publicado

em

Censos Sénior

“GNR no território nacional”

A Guarda Nacional Republicana, durante todo o mês de outubro de 2021 e em todo o território nacional, no âmbito do Policiamento Comunitário, realizou mais um edição da Operação “Censos Sénior”, que visa garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, que vive sozinha, isolada, ou sozinha e isolada, através da atualização dos registos das edições anteriores.

Durante a operação, os militares realizaram uma série de ações que privilegiaram o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável, no sentido de sensibilizarem e alertarem este público-alvo para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto, bem como para a adoção de medidas preventivas de propagação da pandemia COVID-19

Na edição de 2021 da Operação “Censos Sénior”, a Guarda realizou 172 ações em sala e 3.431 ações porta a porta, abrangendo um total de 19.812 idosos.

Desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação “Censos Sénior”, a Guarda tem vindo a atualizar a sinalização geográfica, proporcionando assim um apoio mais próximo à nossa população idosa, o que certamente contribui, por um lado, para a criação de um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e os militares da GNR e, por outro, para o aumento do seu sentimento de segurança.

A Guarda sinalizou 44.484 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança.

As sinalizações distribuem-se geograficamente, do seguinte modo:

Distrito Idosos sinalizados
Aveiro 1 480
Beja 3 411
Braga 1 575
Bragança 3 343
Castelo Branco 1 826
Coimbra 1 254
Évora 2 941
Faro 3 521
Guarda 5 012
Leiria 1 203
Lisboa 1 125
Portalegre 3 130
Porto 946
Santarém 2 099
Setúbal 1 742
Viana do Castelo 1 142
Vila Real 5 191
Viseu 3 543
TOTAL 44 484

A GNR continuará a acompanhar os idosos sinalizados, através de visitas regulares às suas residências, no sentido de realizar mais ações de sensibilização e fazer a avaliação da sua segurança, colaborando com as demais entidades locais, na procura da melhor qualidade de vida da população idosa, em especial dos mais vulneráveis.

Acidentes

Despiste em Santa Vitória, Beja.

Acidente aconteceu já esta sexta-feira

Publicado

em

Despiste em Santa Vitória

Viatura despista se

O despiste de uma viatura em beja aconteceu esta noite em Santa Vitória cerca das 00h39.

No local estão 7 operacionais apoiados por 3 viaturas.

Ainda não existem dados sobre o estado do condutor.

Continuar a ler

Sociedade

Praça de Touros de Estremoz volta a abrir portas.

Desta vez vai ter lugar uma novilhada.

Publicado

em

Praça de touros reabre

Em Estremoz

Depois do êxito alcançado no passado dia 30 de Abril, por ocasião da Corrida de Touros que fez parte integrante do programa da FIAPE – , está já a ser preparado o regresso da tauromaquia ao tauródromo da cidade branca.

No próximo dia 9 de Julho, sábado, vai realizar-se na Praça de Touros de Estremoz, uma novilhada popular de oportunidade aos novos.

A dupla TTE / Toiros e Tauromaquia está a trabalhar na Corrida de Touros que fará parte do programa das tradicionais Festas de Setembro, as Festas da Exaltação da Santa Cruz.

No “segredo dos deuses” ainda estão os nomes que irão compor o cartel da corrida que terá lugar na Praça de Touros de Estremoz, na noite de 2 de Setembro, sexta-feira.

Aguarda se o cartel que deverá ser formado pelas  máximas figuras do toureio em Portugal.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!