Siga-nos

Agricultura

Jovens agricultores querem Capoulas Santos em Comissário

Capoulas Santos “está em óptimas condições para assumir no futuro a pasta de Comissário Europeu para Agricultura e Desenvolvimento Rural” diz a AJAP

Avatar

Publicado

em

A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal está preocupada com o futuro da agricultura na Europa e em Portugal. A associação presidida por Firmino Cordeiro, diz que Capoulas Santos “está em óptimas condições para assumir no futuro a pasta de Comissário Europeu para Agricultura e Desenvolvimento Rural”.

“Por cá semeou ideias, algumas foram germinando e outras concretizadas, importava agora que a sua visão global sobre a agricultura na Europa face ao seu curriculum europeu, e sensibilidade em relação a outros continentes nomeadamente África, pudesse ser associado a um quadro de maior responsabilidade e de intervenção política íntegra e estratégica para a Europa e na sua relação com os países mais debilitados e com as superpotências produtivas de países de outros continentes”, diz um comunicado da AJAP.

Capoulas atenua problemas

Acrescenta o mesmo comunicado que, em Portugal, o ministro da Agricultura, Capoulas Santos (actualmente em recuperação após uma intervenção como referiu a TDS), “foi tentando atenuar alguns desses problemas, uma vez que, muitos deles se fazem sentir com maior intensidade nos países do Sul da Europa, daí talvez uma menor preocupação por parte dos responsáveis de outros países bem mais poderosos da UE, em relação à sua grande maioria”.

Diminuição do apoio da PAC

Com eleições europeias à porta a AJAP fica “perplexa com a ainda ausência de respostas a muitas questões, desde logo a previsível diminuição financeira em relação ao II pilar da PAC para Portugal”, estimada em menos 15% relativamente, ao anterior PDR, programa que “por falta de verbas vai ficar aquém das necessidades rurais de investimento no País, nomeadamente no rejuvenescimento dos seus agricultores considerados dos mais envelhecidos da Europa”.

Atendendo a algumas prioridades que o ministro Capoulas Santos introduziu em Portugal, a dinamização e investimento no regadio, nas florestas, na agricultura familiar e a introdução do Jovem Empresário Rural, a AJAP entende que o ministro português “está em óptimas condições para assumir no futuro a pasta de Comissário Europeu para Agricultura e Desenvolvimento Rural”.

Agricultura

Foto de trator a pulverizar campo está a indignar nas redes sociais

As monoculturas tem sido criticadas após o aumento de zona cultivada de Olival, Amendoal, entre outras culturas.

TDS noticias

Publicado

em

Foto: (Facebook-Jorge Campaniço)

Campos a serem pulverizados levanta indignação nas redes sociais

A foto foi tirada entre Moura e Sobral da Adiça, segundo o autor.

No texto que a acompanha pode ler-se: ‘Com este “tipo de agricultura” baseada no uso abusivo de pesticidas, herbicidas e outros, os campo tornar-se-ão inférteis , os aquíferos contaminados o ar que respiramos poluído.

Se nada for “feito” de novo na legislação portuguesa, por quem de direito, no sentido de restringir o uso de produtos tóxicos, o Alentejo corre o rico de ver as suas terras improdutivas e a saúde, dos que nele habitam, seriamente ameaçada’.

A grande maioria dos internautas subscreve o texto e avança com outras críticas. ‘O pior é que os espanhois alugaram as terras por 25/30 anos que é o tempo útil das arvores plantadas, acabado o praso, dão á sola com o produto no bolso deixam as arvores mortas e os terrenos inférteis. Quem ca estiver ira ver que é assim, mas será tarde,’ refere um dos comentários.

O debate já não é novo mas está mais aceso do que nunca.

Foto: (Facebook-Jorge Campaniço)

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Outubro 2019
S T Q Q S S D
« Set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul