Siga-nos

Agricultura

Jovens agricultores querem Capoulas Santos em Comissário

Capoulas Santos “está em óptimas condições para assumir no futuro a pasta de Comissário Europeu para Agricultura e Desenvolvimento Rural” diz a AJAP

Avatar

Publicado

em

A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal está preocupada com o futuro da agricultura na Europa e em Portugal. A associação presidida por Firmino Cordeiro, diz que Capoulas Santos “está em óptimas condições para assumir no futuro a pasta de Comissário Europeu para Agricultura e Desenvolvimento Rural”.

“Por cá semeou ideias, algumas foram germinando e outras concretizadas, importava agora que a sua visão global sobre a agricultura na Europa face ao seu curriculum europeu, e sensibilidade em relação a outros continentes nomeadamente África, pudesse ser associado a um quadro de maior responsabilidade e de intervenção política íntegra e estratégica para a Europa e na sua relação com os países mais debilitados e com as superpotências produtivas de países de outros continentes”, diz um comunicado da AJAP.

Capoulas atenua problemas

Acrescenta o mesmo comunicado que, em Portugal, o ministro da Agricultura, Capoulas Santos (actualmente em recuperação após uma intervenção como referiu a TDS), “foi tentando atenuar alguns desses problemas, uma vez que, muitos deles se fazem sentir com maior intensidade nos países do Sul da Europa, daí talvez uma menor preocupação por parte dos responsáveis de outros países bem mais poderosos da UE, em relação à sua grande maioria”.

Diminuição do apoio da PAC

Com eleições europeias à porta a AJAP fica “perplexa com a ainda ausência de respostas a muitas questões, desde logo a previsível diminuição financeira em relação ao II pilar da PAC para Portugal”, estimada em menos 15% relativamente, ao anterior PDR, programa que “por falta de verbas vai ficar aquém das necessidades rurais de investimento no País, nomeadamente no rejuvenescimento dos seus agricultores considerados dos mais envelhecidos da Europa”.

Atendendo a algumas prioridades que o ministro Capoulas Santos introduziu em Portugal, a dinamização e investimento no regadio, nas florestas, na agricultura familiar e a introdução do Jovem Empresário Rural, a AJAP entende que o ministro português “está em óptimas condições para assumir no futuro a pasta de Comissário Europeu para Agricultura e Desenvolvimento Rural”.

Agricultura

Canadianos vão produzir canábis medicinal em Reguengos de Monsaraz.

A plantação neste novo local de cultivo ao ar livre foi realizada com sucesso em julho e a colheita está prevista para o outono.

TDS noticias

Publicado

em

A Tilray, empresa canadiana, e a Herdade do Esporão alcançaram um acordo para a produção de canábis medicinal na Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz.

Em maio de 2019, a Tilray Portugal recebeu a sua licença de fabricação e certificação inicial de GMP, permitindo que a empresa fabricasse e exportasse canábis seca com certificação GMP como substância ativa para produtos médicos.

“O Esporão fornecerá no local suporte operacional e técnico a uma equipa de especialistas da Tilray, incluindo horticultores, produtores e gestores de qualidade”, segundo a nota divulgada esta quarta-feira.

Neste novo local de cultivo serão realizados o crescimento, a colheita e a secagem de materiais de canábis medicinal que depois serão transportados para Cantanhede para processamento, produção e distribuição em toda a Europa e outros mercados internacionais.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Agosto 2019
S T Q Q S S D
« Jul    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul