Siga-nos

Notícia TDS

Jorge Sanches diz que comunidade de Vale do Touro(Moura) tem que fazer testes

Testes poderão ter que avançar em Vale do Touro mas habitantes poderão ter a lei do seu lado.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, que tem a responsabilidade de coordenar a execução da declaração do Estado de Emergência, no Alentejo afirmou à  TDS que “…se as autoridades de saúde pretenderem fazer os testes a comunidade tem que o permitir”.

“… isso poderá ser legal, uma vez que qualquer exame complementar precisa de ter consentimento do doente”.

Em declarações dadas em Santiago do Cacem, na sua visita ao Hospital do Litoral Alentejano, o governante afirmou que a ‘responsabilidade da situação’ pertence à  Unidade de Saúde do Baixo Alentejo.

Refira-se que a comunidade do lugar de Vale do Touro, em Moura, recusou efetuar os testes de Covid-19, que a Unidade de Saúde Publica (USP) da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) tinha decidido efetuar no último fim de semana.

Num comunicado, a UPS revelou que “não foi, possí­vel concretizar esta decisão por motivos de todo alheios à  nossa intenção”, justificando que a decisão tinha sido tomada por se “tratar de uma população definida e avaliada como de alto risco”.

O médico de saúde pública, responsável pela USP, sustenta que a instituição “espera de todos uma postura de responsabilidade pública, certa que quando, na aparência, tal não acontece, seja por não se ter feito compreender”.

Sobre esta questão a autarquia em vindo a recusar tecer comentários remetendo para as instituições de saúde.

“A decisão de realizar testes a uma população definida e por nós avaliada como de alto risco, para si e para outros, foi única e exclusivamente da Autoridade de Saúde sendo esta soberana no que diz respeito à  situação de saúde pública.”, refere no documento assinado pelo médico Eugeniu Besarab da Autoridade de Saúde do concelho de Moura.

Entretanto, Ricardo Mexia, presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública, referiu aos jornalistas nunca ter tido conhecimento de um caso de recusa de realização de testes, mas admite que isso poderá ser legal, uma vez que “qualquer exame complementar precisa de ter consentimento do doente”.

7 colaboradores de lar em Vendas Novas com COVID-19

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Notícia TDS

Exclusivo TDS: Somincor com 1 caso de covid 19. Turno do meio dia não ‘baixou’.

200 trabalhadores estão a fazer testes na própria empresa.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Somincor – Covid 19

” 1 caso de covid 19 na Somincor “

A detecção de 1 caso de covid 19, entre os trabalhadores, levou á anulação do turno do meio dia. Os trabalhadores não ‘desceram’ à mina.

A TDS sabe que estão cerca de 200 trabalhadores a fazer teste covid 19 na própria empresa.

As minas da Somincor empregam cerca de 1.200 trabalhadores essencialmente dos concelhos de Castro Verde, Almodovar e Aljustrel.

Continuar a ler

Copyright © 2020 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com Publicidade site | rádio: 917278022

error: Content is protected !!