Siga-nos

Sociedade

Já conhece os linces que nasceram em Mértola? Veja o vídeo

As previsões apontam para cerca de 30 nascimentos em 2019, no Vale do Guadiana, o que se traduz num ligeiro acréscimo relativamente ao ano anterior.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

A população de lince-ibérico do Vale do Guadiana prossegue em incremento e, após a atual época de libertações ter terminado, chegou o momento de detetar as crias nascidas em 2019.

Antevê-se que 12 fêmeas poderão ter-se reproduzido. Até ao momento, já foram observadas 10 crias, provenientes de 3 fêmeas, todas aparentando boas condições físicas e que, no final de maio, terão cerca de 2 meses de idade.

Lagunilla, fêmea libertada em 2015, originária do centro de reprodução de Granadilla, em Espanha, e atualmente com 5 anos, pariu 2 crias, sendo esta a sua quarta criação.

Nairóbi, uma fêmea selvagem com 3 anos, que imigrou da população de Doñana em 2017, teve a sua primeira ninhada com um total de 3 crias.

Finalmente, Lluvia, uma fêmea de 5 anos, solta em 2015 e também oriunda do centro de Granadilla, foi filmada com a sua segunda ninhada, constituída por 5 crias, sendo o primeiro registo deste quantitativo para o Vale do Guadiana e um dos poucos até agora observados em liberdade.

O facto de todos os pequenos linces estarem vivos aos 2 meses de idade e já se encontrarem a acompanhar a mãe, reflete a boa qualidade da zona de reintrodução, especialmente no que diz respeito à abundância de presas, mas também da grande capacidade demonstrada pela fêmea Lluvia para cuidar da sua prole.

Sociedade

Vão ser plantados 2.000 sobreiros em Alcácer do Sal

No próximo sábado, dia 23 de novembro, a partir das 10h, na Herdade Castelo de Arez, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Quercus e Corticeira Amorim juntas na plantação de 2000 sobreiros em Alcácer do Sal

Desde 2001, os colaboradores já participaram na plantação de mais de 20 mil árvores autóctones

Mais de 100 voluntários da Corticeira Amorim juntam-se a representantes da Quercus para a plantação de cerca de 2000 sobreiros, no próximo sábado, dia 23 de novembro, a partir das 10h. A iniciativa será realizada na Herdade Castelo de Arez, em Alcácer do Sal, propriedade da Santa Casa da Misericórdia desta região.

Desde 2011 que os voluntários da Corticeira Amorim colaboram nesta iniciativa associada ao Green Cork, tendo contribuído para a plantação em Portugal de mais de 20 000 árvores autóctones, com especial preponderância de sobreiros.

O Alentejo volta a ser a região visada para a plantação de sobreiros, de modo a reforçar a mancha de florestas de sobro nesta área geográfica do país.

A plantação é apoiada, então, pelo projeto Green Cork, da Quercus, do qual a Corticeira Amorim é parceira, desde a sua génese, através do programa de reciclagem de rolhas Green Cork, que reverte para o financiamento da preservação da floresta autóctone portuguesa.

Neste âmbito, a Missão Continente, a Quercus e a Corticeira Amorim voltaram a lançar este ano a campanha de recolha de rolhas distribuindo 500.000 “rolhinhas” pelos clientes das lojas Continente. Uma iniciativa, cujos objetivos são incentivar a reciclagem da cortiça e contribuir para a reflorestação em Portugal, que já permitiu a recolha de cerca de 84 milhões de rolhas desde 2008.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Novembro 2019
S T Q Q S S D
« Out    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul