Siga-nos

Sociedade

Já conhece os linces que nasceram em Mértola? Veja o vídeo

As previsões apontam para cerca de 30 nascimentos em 2019, no Vale do Guadiana, o que se traduz num ligeiro acréscimo relativamente ao ano anterior.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

A população de lince-ibérico do Vale do Guadiana prossegue em incremento e, após a atual época de libertações ter terminado, chegou o momento de detetar as crias nascidas em 2019.

Antevê-se que 12 fêmeas poderão ter-se reproduzido. Até ao momento, já foram observadas 10 crias, provenientes de 3 fêmeas, todas aparentando boas condições físicas e que, no final de maio, terão cerca de 2 meses de idade.

Lagunilla, fêmea libertada em 2015, originária do centro de reprodução de Granadilla, em Espanha, e atualmente com 5 anos, pariu 2 crias, sendo esta a sua quarta criação.

Nairóbi, uma fêmea selvagem com 3 anos, que imigrou da população de Doñana em 2017, teve a sua primeira ninhada com um total de 3 crias.

Finalmente, Lluvia, uma fêmea de 5 anos, solta em 2015 e também oriunda do centro de Granadilla, foi filmada com a sua segunda ninhada, constituída por 5 crias, sendo o primeiro registo deste quantitativo para o Vale do Guadiana e um dos poucos até agora observados em liberdade.

O facto de todos os pequenos linces estarem vivos aos 2 meses de idade e já se encontrarem a acompanhar a mãe, reflete a boa qualidade da zona de reintrodução, especialmente no que diz respeito à abundância de presas, mas também da grande capacidade demonstrada pela fêmea Lluvia para cuidar da sua prole.

Sociedade

Frequências da TDT vão mudar em todo o país

Os emissores do Mendro e de S.Mamede mantém as mesmas frequências. A primeira alteração irá acontecer no emissor de Sines no dia 7 de fevereiro.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

João Cadete Matos | Pres. da ANACOM

Mais uma vez as televisões vão ter os ecrãs a negro, mas será por breves instantes …ou pelo menos até que seja feita nova sintonia

Os emissores da TDT vão ter novas frequências e os consumidores terão que fazer uma nova sintonia das suas televisões. O anúncio foi feito esta manhã em Évora por João Cadete Matos, presidente da ANACOM.

O presidente do organismo reuniu com representantes das autarquias de manhã em Évora e durante a tarde, em Grândola, deverá reunir com autarcas do litoral alentejano.

Sexta feira irá reunir com autarcas do baixo alentejo na cidade de Beja.

Uma coisa está clara. Ver televisão na TDT vai continuar a ser totalmente gratuito. Os consumidores não tem que comprar outra box nem alterar o sentido da antena … apenas sintonizar com o comando a sua tv.

A nova distribuição das frequências que não irão colidir entre si irá fazer com que o sinal nalgumas zonas sombra possa ser melhorado.

As alterações de frequências começam no próximo dia 7 de fevereiro no emissor de Sines.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com 917278022