Siga-nos

Sociedade

Já conhece os linces que nasceram em Mértola? Veja o vídeo

As previsões apontam para cerca de 30 nascimentos em 2019, no Vale do Guadiana, o que se traduz num ligeiro acréscimo relativamente ao ano anterior.

TDS noticias

Publicado

em

A população de lince-ibérico do Vale do Guadiana prossegue em incremento e, após a atual época de libertações ter terminado, chegou o momento de detetar as crias nascidas em 2019.

Antevê-se que 12 fêmeas poderão ter-se reproduzido. Até ao momento, já foram observadas 10 crias, provenientes de 3 fêmeas, todas aparentando boas condições físicas e que, no final de maio, terão cerca de 2 meses de idade.

Lagunilla, fêmea libertada em 2015, originária do centro de reprodução de Granadilla, em Espanha, e atualmente com 5 anos, pariu 2 crias, sendo esta a sua quarta criação.

Nairóbi, uma fêmea selvagem com 3 anos, que imigrou da população de Doñana em 2017, teve a sua primeira ninhada com um total de 3 crias.

Finalmente, Lluvia, uma fêmea de 5 anos, solta em 2015 e também oriunda do centro de Granadilla, foi filmada com a sua segunda ninhada, constituída por 5 crias, sendo o primeiro registo deste quantitativo para o Vale do Guadiana e um dos poucos até agora observados em liberdade.

O facto de todos os pequenos linces estarem vivos aos 2 meses de idade e já se encontrarem a acompanhar a mãe, reflete a boa qualidade da zona de reintrodução, especialmente no que diz respeito à abundância de presas, mas também da grande capacidade demonstrada pela fêmea Lluvia para cuidar da sua prole.

Sociedade

Serões ganharam nova vida em Alcácer do Sal com as “Noites da Sénior”

Ao mesmo tempo, esteve patente no local uma banca com exposição e venda de trabalhos feitos pelas alunas da Universidade Sénior.

TDS noticias

Publicado

em

O Largo dos Açougues foi palco, nos dias 12 e 13 de junho de 2019, da iniciativa “Noites da Sénior”, organizada pela Universidade Sénior de Alcácer do Sal (CMAS).

O evento, que contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença e dos vereadores a tempo inteiro, arrancou no dia 12 com a atuação do cavalinho da Sociedade Filarmónica Amizade Visconde de Alcácer e do artista Gonçalo Oliveira. No dia 13 atuaram o cavalinho da Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba e o acordeonista Arménio Andorinha.

 

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento