Siga-nos

Sociedade

Já conhece os linces que nasceram em Mértola? Veja o vídeo

As previsões apontam para cerca de 30 nascimentos em 2019, no Vale do Guadiana, o que se traduz num ligeiro acréscimo relativamente ao ano anterior.

TDS noticias

Publicado

em

A população de lince-ibérico do Vale do Guadiana prossegue em incremento e, após a atual época de libertações ter terminado, chegou o momento de detetar as crias nascidas em 2019.

Antevê-se que 12 fêmeas poderão ter-se reproduzido. Até ao momento, já foram observadas 10 crias, provenientes de 3 fêmeas, todas aparentando boas condições físicas e que, no final de maio, terão cerca de 2 meses de idade.

Lagunilla, fêmea libertada em 2015, originária do centro de reprodução de Granadilla, em Espanha, e atualmente com 5 anos, pariu 2 crias, sendo esta a sua quarta criação.

Nairóbi, uma fêmea selvagem com 3 anos, que imigrou da população de Doñana em 2017, teve a sua primeira ninhada com um total de 3 crias.

Finalmente, Lluvia, uma fêmea de 5 anos, solta em 2015 e também oriunda do centro de Granadilla, foi filmada com a sua segunda ninhada, constituída por 5 crias, sendo o primeiro registo deste quantitativo para o Vale do Guadiana e um dos poucos até agora observados em liberdade.

O facto de todos os pequenos linces estarem vivos aos 2 meses de idade e já se encontrarem a acompanhar a mãe, reflete a boa qualidade da zona de reintrodução, especialmente no que diz respeito à abundância de presas, mas também da grande capacidade demonstrada pela fêmea Lluvia para cuidar da sua prole.

Sociedade

Chuva está de regresso no fim de semana

Chuva e trovoadas de regresso a todo o país

TDS noticias

Publicado

em

Para hoje a previsão é de Precipitação no litoral oeste até final da manhã, e durante a tarde nas regiões do interior onde poderá ser acompanhada de trovoada.

No fim de semana a previsão é idêntica. A previsão aponta para períodos de chuva, em geral fraca, em especial no litoral Centro e Sul e até meio da tarde.

Vento fraco, predominando do quadrante sul a partir da tarde e
tornando-se gradualmente moderado (20 a 35 km/h) nas terras altas.

Pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior Norte e Centro e na região sul.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Setembro 2019
S T Q Q S S D
« Ago    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul - Web Development by IDEIAS FRESCAS https://ideiasfrescas.com