Siga-nos

Tecnologia

Já conhece a Central Fotovoltaica Flutuante de Cuba ?

Veja as imagens aéreas.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Central Fotovoltaica Flutuante de Cuba Este

“Ministra da Agricultura vai visitar a Central na próxima sexta feira”

É mais uma Central Flutuante da EDIA.

Esta está localizada em Cuba.

Recebe a visita da Ministra da Agricultura, esta sexta feira às 16h45.

Tecnologia

Foguetões foram lançados no Alentejo (veja o vídeo)

Veja as imagens dos vários lançamentos

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O lançamento dos foguetões do EuRoc – European Rocketry Challenge decorreu no sábado, em Ponte de Sor

” Primeiro campeonato europeu de lançamento de rockets.”

Os austríacos da The Hound venceram a primeira edição do EuRoC – European Rocketry Challenge. A iniciativa, juntou mais de 100 estudantes de seis países, colocou foguetões nos céus do Alentejo e em 2021 regressa a Ponte de Sor.

A cidade portuguesa de Ponte de Sor vai receber a segunda edição do EuRoC – European Rocketry Challenge de 12 a 17 de outubro de 2021. O anúncio foi feito este domingo pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na sessão de encerramento do primeiro campeonato europeu de lançamento de rockets produzidos por estudantes universitários.

“Portugal estimula as futuras gerações de engenheiros europeus para aceder ao espaço com foguetões de baixo impacto ambiental e baixo custo.

Terminado com grande sucesso o 1.º European Rocketry Challenge, a segunda competição voltará a Ponte de Sor em outubro de 2021. Participem e divulguem!”, disse aos estudantes, numa ligação por streaming, reunidos no paddock que os recebeu durante a última semana.

“Rockets regressam a Ponte de Sor de 17 a 21 de outubro de 2021”

A primeira edição do EuRoC, que trouxe a Ponte de Sor mais de uma centena de estudantes de seis países, chegou hoje ao fim com a entrega de prémios às equipas vencedoras no Centro de Cultura e Artes de Ponte de Sor.

Os austríacos da The Hound receberam o prémio Flight Dynamics das mãos de Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space.

O responsável pela entidade promotora do EuRoC, acredita que estão reunidas todas as condições para que o evento possa entrar no calendário de competições universitárias internacionais: “O sucesso que alcançamos com esta primeira edição, permite-nos ambicionar ter no próximo ano mais equipas, de mais países, incluindo equipas portuguesas, que este ano já nos mostraram estar a trabalhar nesse sentido”.

As equipas Tarvus (Universidade de Engenharia do Porto) e Red (Instituto Superior Técnico) estiveram presentes na primeira edição do EuRoC apenas com testes e apresentações técnicas, mas Ricardo Conde espera “poder ver os foguetões portugueses a serem lançados já em 2021”.

O presidente da Portugal Space quis ainda lembrar o apoio dado por diversas entidades, “sem as quais nada disto seria possível”, como sejam a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), NAV Portugal, Anacom, Polícia de Segurança Pública e GNR, bem como o Ministério da Defesa Nacional, “Devemos ainda um agradecimento muito especial a Ponte de Sor, que desde a primeira hora nos apoiou neste projeto”, concluiu.

Já a presidente do júri, Chiara Manfletti, ex-presidente da Agência Espacial Portuguesa e atual diretora de políticas e programas da Agência Espacial Europeia (ESA) afirmou que, a primeira edição do EuRoC foi “um início emocionante para uma aventura maravilhosa para estudantes de todo o mundo, mas também para aqueles que a tornaram realidade”.

O júri distinguiu ainda a equipa dinamarquesa DanStar com o prémio Team Sportsmanship e os franceses da Air ESIEA com o prémio Team Spirit.

Continuar a ler

error: Content is protected !!