Siga-nos

Educação

Inaugurada exposição A Escola na Cidade – Escola Secundária Gabriel Pereira 100 anos

O evento finalizou com a representação da peça «Escola Industrial de Évora. Anos 40», pelo grupo de teatro Intemporal no Pavilhão Polivalente.

Avatar

Publicado

em

Até 7 de Junho pode conhecer a exposição A Escola na Cidade – Escola Secundária Gabriel Pereira 100 anos, que foi inaugurada esta semana (16 de Maio) na Biblioteca do referido estabelecimento de ensino, em Évora.

Esta mostra, aberta a toda a população e de entrada livre, evoca a escola ao longo do último século e decorre da parceria ente a Câmara Municipal de Évora, a Universidade de Évora (CIDEHUS.UÉ) e a Escola Secundária Gabriel Pereira.

A inauguração teve casa cheia. Antigos e actuais alunos, professores e funcionários, bem como representantes das instituições locais, marcaram presença. Entre outros, destacam-se, a Vereadora da Educação, Sara Dimas Fernandes, o Vereador do PSD, António Costa da Silva e o Presidente da Assembleia Municipal de Évora, Carlos Reforço.

Os convidados tiveram oportunidade de conhecer o trabalho de grande qualidade desenvolvido na escola com a visita à exposição dinamizada pelo Sub-departamento de Artes Visuais As Artes Abrem Portas, seguindo depois para o espaço de provas de aptidão profissional dos Cursos Profissionais na área eletromecânica, maquinação e manutenção de aeronaves, onde apreciaram os mais variados trabalhos.

Procedeu-se, posteriormente, à inauguração da exposição na Biblioteca (que estará patente também na Feira de S. João), com intervenções do Director do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira (Fernando Farinha Martins), da Vereadora da Educação (Sara Dimas Fernandes), da Directora do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora (Fernanda Olival) e do Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário (Fernando Gameiro).

Educação

Conselho Nacional de Educação visita Polo da Universidade Popular em Viana do Alentejo

O programa terminou no Cineteatro Vianense onde assistiram ao ensaio da Tuna Popular dirigida pelo professor Válter Loureiro, um projeto criado no início de 2017 e composto por 50 elementos.

TDS noticias

Publicado

em

Os responsáveis do Conselho Nacional de Educação (CNE) visitaram o Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora.

A delegação do CNE foi recebida nos Paços do Concelho, pelo Presidente do Município, Bengalinha Pinto, onde foi apresentado o Polo de Viana do Alentejo da UPTE/UÉ que comemorou este mês de maio o seu 9º aniversário. No ano letivo em curso, cerca de 140 alunos das três freguesias do concelho frequentam os mais de 10 cursos disponíveis, para além do Clube de Saúde Sénior e da Tuna Popular.

As aulas, lecionadas por professores voluntários, decorrem de novembro a junho, em cada freguesia, de segunda a sexta-feira.

De salientar que o Polo da UPTE/UÉ resulta de um protocolo de cooperação entre o Município de Viana do Alentejo e a Universidade de Évora, que visa contribuir para a promoção do envelhecimento ativo da população e para a melhoria da sua qualidade de vida.

Seguiu-se a deslocação ao Centro do Cante e do Saber, sede do Polo, onde tiveram a oportunidade de assistir a uma aula de história e cultura local e ficar a conhecer a sede do Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo e a sua história.

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento