Siga-nos

Agenda

Honoris Causa de Abílio Fernandes adiado

Cerimónia será agendada quando possível

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Na âmbito do Plano de Contingência para prevenção da transmissão de COVID-19 foi adiada a Cerimónia de Outorga do Doutoramento Honoris Causa ao Dr. Abílio Fernandes, que se realizaria no dia 25 de março.

A Reitora da UÉ, Ana Costa Freitas, recorda o “contributo inegável” que Abílio Fernandes assumiu após o 25 de Abril de 1974, quer pela afirmação do Poder Local, tendo estado à frente do município durante 25 anos onde desenhou o primeiro Plano Diretor Municipal (PDM), quer pela participação ativa no processo de classificação do centro histórico de Évora como Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) no ano de 1986.

Ana Costa Freitas realçou ainda que a atribuição do grau de Doutor Honoris Causa a Abílio Fernandes enquadra-se na política da UÉ, que pretende “melhorar e fomentar, cada vez mais, a relação com a sociedade e com a cidade”.

Natural de Moçambique, Abílio Fernandes é licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Ciências Económicas, foi presidente da Câmara de Évora entre 1976 e 2001 eleito em listas lideradas pelo PCP, para além de ter tido vários cargos no partido.

Será oportunamente marcada nova data.

Agenda

Associações culturais de Montemor-o-Novo ‘matam’ fome de cultura.

Iniciativa decorre até 19 deste mês de setembro.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Foto: Alma D'Arame

Alma d’Arame e Oficinas do Convento retomaram a atividade cultural

“ReToma, duas associações unem-se em prol da cultura para evento único”

  • 41 eventos culturais acontecem durante oito dias em Montemor o-Novo;
  • Teatro, música, cinema, exposições e workshops são algumas das atividades que o publico vai encontrar no ReToma;

As Associações de âmbito cultural Alma d’Arame e Oficinas do Convento retomaram a atividade cultural com uma iniciativa conjunta a que deram o nome de “ReToma”.

Trata-se de um evento único, de carácter multidisciplinar, que entre os dias 10 e 19 de setembro está a invadir a cidade de Montemor o-Novo com um conjunto de espetáculos performativos nas áreas do teatro, cinema, performances, concertos, exposições e workshops.

Neste evento, o público é convidado a circular por Montemor-o-Novo e assistir aos espetáculos ao ar livre, em jardins, mercados, ruas ou pátios que dão palco a esta iniciativa.

«ReToma, queremos com este nome transmitir a ideia de fazer acontecer, mostrar que ultrapassamos os constrangimentos recentes, transversais a toda a sociedade, e que por isso estamos aqui, mais fortes do que nunca para fazer acontecer», afirma Tiago Fróis, Director Artístico do Oficinas do Convento.

Amândio Anastácio, diretor artístico da Alma d’Arame, afirma por sua vez «As duas associações têm propósitos distintos, mas partilham também muito em comum para além do espaço de Montemor-o-Novo onde coabitam, têm vontade de fazer e ir mais além.

Por isso preparamos um conjunto de performances artísticas, de várias áreas, que vão proporcionar ao público que vier assistir, uma experiência ímpar, rica e esperemos que satisfatória para saciar a “fome” de cultura dos últimos meses».

Veja AQUI a programação. Veja AQUI filme de espetáculo já realizado.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Categorias

ARQUIVO

error: Content is protected !!