Últimas:
Hoje é Dia Nacional dos Moinhos. – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Agenda

Hoje é Dia Nacional dos Moinhos.

Em Odemira Moinhos de Vento de Odemira e da Longueira de portas abertas.

Publicado

em

Moinhos Abertos 2022

” . . de portas abertas”

O Município de Odemira volta a associar-se às celebrações do Dia Nacional dos Moinhos, dia 7 de abril, com a iniciativa Moinhos Abertos, convidando a população e turistas a uma visita aos Moinhos de Vento de Odemira e da Longueira, de forma a assinalar estes importantes símbolos na paisagem e na história das comunidades.

O Moinho de Vento de Odemira é visitável todos os dias úteis, no horário 09.00/12.00 e 13.00/17.00 horas.

Aqui o público pode ter contacto com o processo tradicional de moagem do cereal, com a possibilidade de aquisição de farinha de milho e trigo.

O Moinho da Longueira abre as suas portas também de segunda a sexta-feira, no horário 09.00/12.00 e 13.00/16.00 horas. São ambos património do Município de Odemira. As entradas são gratuitas.

No dia 9 de Abril, sábado, a Junta de Freguesia de Longueira/Almograve promove uma Tarde Cultural no Moinho de Vento da Longueira, entre as 14.00 e as 18.00 horas, com animação musical pelo grupo Brasa Doirada e apontamentos de gastronomia tradicional com papas de milho e filhós confecionadas no local. Em paralelo será comemorado o Dia Mundial da Atividade Física.

Assinalado a 7 de abril, o Dia Nacional dos Moinhos foi criado pela Rede Portuguesa de Moinhos com o objetivo de despertar a atenção da população para o inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais, bem como motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, autarquias, museus, associações, investigadores, molinólogos e amigos dos moinhos para a sua salvaguarda e divulgação.

Agenda

Rota das Tascas regressa a Grândola

Arranca a 4 de junho com petiscos à mesa e muita animação musical.

Publicado

em

Rota das Tabernas

Começa a 4 de junho com petiscos à mesa e muita animação musical

A 26ª edição da iniciativa, interrompida nos últimos dois anos devido às restrições impostas pela pandemia da Covid 19, vai decorrer aos fins de semana de 4 a 25 de junho, em cinco tabernas do nosso concelho.

O evento promovido pelo Município de Grândola tem início no dia 4, na Casa Mostra de Produtos Endógenos, onde serão servidos coelho à São Silvestre, cogumelos com Vinho do Porto, salada de polvo, miolos com carne de vinha d’alhos e uma açorda surpresa.

No dia 9, a Rota segue para a Aldeia Mineira do Lousal.

O Café da Mina apresenta duas sugestões de pão torrado: com tomate e orégãos ou com manteiga e alho; cogumelos salteados com alecrim, queijos e enchidos, linguiça assada, pastéis de bacalhau, e cachola de borrego.

No dia 10, é a vez de A Venda, na Silha do Pascoal, receber o evento.

Em cima da mesa vão estar cachola de porco, açorda de beldroegas e javali.

No dia 11 de junho, a Taberna dos Mosqueirões volta a abrir as suas portas para mais uma noite de convívio à mesa.

Torresmos do rissol, bacalhau assado com pimentos, carne de porco com grão e frango em molho são as sugestões desta taberna.

O Café Ruas, em Azinheira dos Barros, é a taberna anfitriã no dia 18.

Da ementa fazem parte: orelha de coentrada, torresmos do rissol, salada de polvo, choco frito e carne de porco com miolos fingidos.

A Rota das Tabernas termina no dia 25 de junho nas Sobreiras Altas. Aderente do evento nas últimas edições, A Taberna apresenta na sua ementa: torresmos, carnes de coentrada, sopa de cação e galinha acerejada com migas de batata.

Continuar a ler

Agenda

Salvador Sobral nos serões dos claustros, em Portel.

De 9 e 12 de junho.

Publicado

em

PORTEL

NOS SERÕES DOS CLAUSTROS

Com uma programação eclética e assente na diversidade das artes de rua e palco, NOS SERÕES DOS CLAUSTROS, assume-se cada vez mais como um evento de referência na divulgação e apresentação de intervenções performativas, as quais contribuem significativamente para a formação de novos públicos.

Evento gerador na capacidade de atrair atenções para o contexto imaterial, NOS SERÕES DOS CLAUSTROS recria a mais inusitada relação entre a Arte o Humor e o Petisco.
Fortalecer a prática das várias artes performativas, fomentar a formação de novos públicos e criar uma imagem de singularidade em termos culturais no interior do país é um dos principais propósitos deste evento, promovido pela Câmara Municipal de Portel, o qual tem lugar este ano, entre os dias 9 e 12 de junho.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!