Siga-nos

Artes

Hoje é dia Internacional dos Museus celebrado ‘especialmente’ em Beja.

Primeira ano em que Museu de Beja está integrado na Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Hoje é o Dia Internacional dos Museus, uma data simbólica que, este ano, é marcada pela reabertura progressiva em todo o país de museus, palácios, monumentos e sítios arqueológicos.

 “Cerimónias decorrem em todo o país”

No Alentejo, neste que será o primeiro Dia Internacional dos Museus em que o Museu de Beja está integrado na Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Direção Regional celebra com o Município um protocolo que permitirá, em breve, lançar o concurso para as obras de conservação e recuperação deste importante Museu Regional Rainha Dona Leonor, que compreende, entre outras, importantes coleções de Arqueologia, Pintura, Azulejaria, Ourivesaria e Escultura, representativas do património histórico e artístico da região.

Esta reabertura acontece em todo o país, com uma geometria flexível e variável de normas de segurança, adaptadas às exigências e especificidades de cada espaço, mas haverá regras transversais em todos os equipamentos: higienização das mãos e dos espaços, etiqueta respiratória, distância mínima de dois metros.

Serão, a título de exemplo, priorizadas visitas de grupo, de lotação mais reduzida, venda de bilhetes previamente agendada, pagamentos por multibanco e/ou recomendados circuitos sinalizados.

Apesar de ainda condicionados pela conjuntura de pandemia que vivemos, o Dia Internacional dos Museus será assinalado com iniciativas muito significativas por todo o país e todas as entradas serão gratuitas, inseridas no espírito do tema apresentado pelo ICOM para 2020, “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”.

A Ministra da Cultura estará presente, pelas 11h00, na reabertura do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, onde será dado destaque à apresentação pública do espaço de restauro dos Painéis de São Vicente, considerada a peça mais importante no acervo do MNAA e da pintura portuguesa. 

Do MNAA, a Ministra seguirá para o Palácio Nacional de Mafra, onde irá assistira ao Concerto Especial de Carrilhão, na Torre Sul, pelas 14h30. Pelas 18h30,

Graça Fonseca chegará ao Porto, onde participará da inauguração da exposição A vida como ela é, de Lourdes Castro, no Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves.

Já a Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural estará no Mosteiro de Alcobaça, pelas 11h00, onde irá acompanhar o primeiro dia da intervenção de conservação e restauro do Túmulo de D. Pedro I.

Da parte da tarde, pelas 15h00, Ângela Ferreira irá realizar uma visita orientada ao Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, onde irá acompanhar a ação de conservação e restauro da Sala do Trono.

A visita inclui a subida aos andaimes de obra para observação da cúpula.

De Norte a Sul do país, a programação é ampla e diversa. Por exemplo, em Viseu, o Museu Nacional Grão Vasco acolhe como “visitantes especiais” os profissionais de saúde da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital São Teotónio.

Nas Caldas da Rainha, o Museu regional José Malhoa, sob tutela da Direção Regional do Centro, convida-nos a olhar para o Portugal esquecido do Séc. XIX e dos inícios do século XX: “Modos de Ser”, em José Malhoa, com visitas de manhã e à tarde, sujeitas a marcação prévia obrigatória.

Já nos museus sob tutela da Direção Regional do Norte, o primeiro visitante de cada um deles será presenteado com uma oferta, que se traduz num gesto simbólico de boas-vindas.

 Por todo o país, foram ainda preparadas visitas guiadas especialmente dirigidas a visitantes que nunca entraram num Museu, Palácio ou Monumento, e que irão fazê-lo pela primeira vez.

No online, os diretores dos Museus, Palácios e Monumentos prepararam uma mensagem em pequenos vídeos, onde dão as boas vindas a todos os visitantes.

Artes

Jornadas Europeias do Património 2020 no Alentejo.

Marvão, Beja, Évora e Grândola recebem iniciativas

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

As Jornadas Europeias do Património 2020este ano subordinadas ao tema Património e Educação, decorrem nos dias 25, 26 e 27 de setembro, coordenadas pela Direção-Geral do Património Cultural, a nível nacional. 

“Marvão, Beja, Évora e Grândola recebem iniciativas”

O tema desta edição pretende sensibilizar para o papel do património na educação e para o papel da educação no património, bem como para a riqueza e complexidade desta relação em diversas áreas.

A Direção Regional de Cultura do Alentejo inscreveu no programa das JEP 2020 a visita temática ‘Do barreiro à cantarinha’ integrada nseu projeto Alentejo, PATRIMÓNIOS (1.ª edição) que tem por objetivo promover o Património Cultural Imaterial da Região.

Esta visita, em torno dos Barros de Beringel, realiza-se dia 26 de setembro, no Centro Cultural de Beringel (concelho de Beja).

Entre várias iniciativas com inscrição gratuita, que se realizam na região Alentejo no âmbito das JEP 2020, nos dias 25 e 26 de setembro, a Fundação Cidade de Ammaia organiza visitas guiadas/percursos orientados subordinados ao tema Património e Educação – O Anfiteatro da Ammaia, que terão lugar na Cidade Romana de Ammaia (concelho de Marvão).

No dia 25 as visitas são dirigidas ao público escolar e no dia 26 ao público em geral, mediante inscrição prévia através do contacto 245 919 089 (Museu Cidade de Ammaia).

No dia 26 de setembro terá lugar a Visita acompanhada ao Bairro da Malagueira, projetado pelo Arquiteto Álvaro Siza Vieira, com início no Anfiteatro da Malagueira, em Évora, às 10h e às 15h. Esta ação é organizada pelo CHAIA – Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, promovida pelo Projeto de Investigação Malagueira – Património de Todos, financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Também no dia 26com ponto de encontro na bilheteira das Ruínas Romanas de Tróia (concelho de Grândola), às 16h30, haverá visitas guiadas/percursos orientados e passeio pedestre na orla do estuário do Sadogratuitos, com a organização de Troia Resort.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Categorias

ARQUIVO

error: Content is protected !!