Siga-nos

Saúde

Greve dos médicos acima dos 90% no Alentejo (vídeo)

Greve dos médicos com forte adesão segundo o sindicato

TDS noticias

Publicado

em

Nesta terça-feira iniciam-se quatro dias de paralisação nacional de médicos e de enfermeiros. Por cada dia de greve ficam em causa cerca de 1500 cirurgias.

O secretário regional do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) no Alentejo, Armindo Ribeiro, referiu que a adesão à greve “ronda os 90 a 95%, de uma forma geral, na região”.

Nos hospitais alentejanos, a adesão mais elevada “é no de Portalegre”, onde a paralisação dos clínicos atinge “os 93%”, seguindo-se “o do Litoral Alentejano (em Santiago do Cacém), com 92%, o de Évora, com cerca de 90%, o de Elvas, com 89%, e o de Beja, com 85%”, precisou.

“A adesão nos blocos operatórios dos hospitais da região é praticamente de 100%”, porque “apenas estão em funcionamento as salas destinadas aos serviços de urgência”, encontrando-se “as restantes encerradas”, exemplificou.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Saúde

Campanha “A saúde do coração não tira férias”

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular tem por finalidade o estudo, investigação e promoção de atividades científicas no âmbito dos aspetos médicos, cirúrgicos, tecnológicos e organizacionais da Intervenção Cardiovascular

TDS noticias

Publicado

em

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a promover uma campanha de consciencialização com o mote “A saúde do coração não tira férias”.

Estilo de vida saudável previne doença coronária

Esta iniciativa tem como objetivo alertar para a importância de manter um estilo de vida saudável também no período de férias, como forma de prevenção da doença coronária.

“Hipertensão, dislipidemia, colesterol, diabetes, tabagismo, consumo de álcool em excesso, stress e sedentarismo, que leva ao excesso de peso e a alterações metabólicas, são alguns dos fatores de risco para a doença coronária.

É importante consciencializar a população de que deve adotar um estilo de vida saudável como forma de prevenção”, afirma João Brum Silveira, presidente da APIC.

E acrescenta: “Mesmo em tempo de férias, é preciso manter os cuidados regulares com o coração: pratique exercício físico, mesmo que apenas 10 minutos por dia; evite o álcool; não fume; e controle a alimentação, optando por não consumir em excesso alimentos ricos em açúcar e gordura. Lembre-se que a Saúde do Coração não tira férias”.

A doença coronária carateriza-se pela acumulação de depósitos de gordura no interior das artérias que fornecem sangue ao coração. Esses depósitos causam um estreitamento ou obstrução das artérias o que provoca uma diminuição dos níveis de oxigénio e nutrientes que chegam às células do músculo cardíaco. As principais doenças coronárias são a angina de peito e o enfarte agudo do miocárdio.

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento