Últimas:
Governo volta a assinar protocolo para o novo Centro de Formação da GNR de Portalegre – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Policias

Governo volta a assinar protocolo para o novo Centro de Formação da GNR de Portalegre

Antes preside à cerimónia do Compromisso de Honra dos 303 novos militares do 46.º Curso de Formação de Guardas da Guarda Nacional Republicana.

Publicado

em

José Luis Carneiro | Ministro da Administração Interna

Ministro da Administração Interna em Portalegre

Assinatura de protocolo

Hoje após a cerimónia de Compromisso de Honra do 40º curso de Formação de Guardas, terá lugar no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre a assinatura de Protocolo de Colaboração entre o Município de Portalegre e o Ministério da Administração Interna com vista à construção das novas instalações do Centro de Formação e Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana.

Esta é mais uma assinatura do mesmo protocolo por parte de um ministro da Administração Interna. Eduardo Cabrita assinou o mesmo protocolo mas a obra nunca arrancou.

Antes, às 10h00, o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, preside à cerimónia do Compromisso de Honra dos 303 novos militares do 46.º Curso de Formação de Guardas da Guarda Nacional Republicana (GNR).

O Compromisso de Honra é prestado pelos Guardas Provisórios que terminaram com aproveitamento o curso de Formação de Guardas. A cerimónia marca o final de um período de formação e o início da atividade profissional dos novos militares.

O 46.º Curso de Formação de Guardas teve a duração aproximada de oito meses, período em que foram ministradas diversas matérias relativas quer à formação geral militar, quer à formação nas áreas jurídicas e técnico-profissionais.

A formação contemplou ainda uma vertente de caráter prático (formação em exercício), com o objetivo de proporcionar aos Guardas Provisórios as competências para o exercício das funções da GNR.

Continuar a ler
Publicidade

Crime

PJ detém homem na praça da portagem em Aljustrel

Trata-se de um homem com 30 anos de idade.

Publicado

em

Um homem foi detido na A2, em Aljustrel

 tráfico de estupefacientes

A Polícia Judiciária, identificou e deteve, um cidadão sobre o qual recaem fortes suspeitas da prática do crime de tráfico ilícito de estupefacientes.

Trata-se de um homem com 30 anos de idade.

A detenção ocorreu num contexto de identificação de comportamento suspeito de um indivíduo, que efetuava viagem de carro na autoestrada de sul, no sentido norte.

A fiscalização efetuada permitiu confirmar que transportava no interior da viatura, produto estupefaciente.

A detenção ocorreu na praça de Portagem de Aljustrel.

Da operação resultou a apreensão de 350 gramas de MDMA, 500 gramas de marijuana e objetos relacionados com o crime.

O arguido foi presente a primeiro interrogatório judicial de arguido detido perante a Autoridade Judiciária competente, em Ourique, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações semanais, além do TIR.

A investigação prossegue a cargo da Polícia Judiciária.

Continuar a ler

ODEMIRA

Odemira tem mais uma ‘Aldeia Segura’

Aldeia de Vale dos Alhos, na Freguesia de São Teotónio.

Publicado

em

Simulacro “Aldeia Segura”

Aldeia de Vale dos Alhos, na Freguesia de São Teotónio

A aldeia de Vale dos Alhos, na Freguesia de São Teotónio, no concelho de Odemira, irá receber um simulacro que assinala o reconhecimento deste aglomerado como Aldeia Segura, no dia 30 de junho 2022, a partir das 19.30 horas.

A iniciativa acontece no âmbito dos programas “Aldeias Seguras” e “Pessoas Seguras” e resulta da articulação entre o Serviço Municipal de Proteção Civil do Município de Odemira, a Junta de Freguesia de São Teotónio, as Corporações de Bombeiros do Concelho de Odemira e a Guarda Nacional Republicana, ao abrigo de um Protocolo entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

Para a concretização deste simulacro foram designados um Oficial de Segurança da Aldeia e um seu Substituto, bem como identificado o  local de refúgio coletivo, através de sinalização. O Oficial de Segurança da aldeia terá como missão transmitir avisos à população, organizar a evacuação do aglomerado em caso de necessidade e apoiar as ações de sensibilização junto da população.

Em 2018 e 2019 foram implementados os programas “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” em quatro aldeias do concelho de Odemira, designadamente nas aldeias de Lameiros (Freguesia de São Luís), Vale Ferro (Freguesia de Relíquias), Moitinhas (freguesia de Sabóia) e Corte Malhão (freguesia de São Martinho das Amoreiras).

Os programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”, criados pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 157-A/2017, de 27 de outubro, são implemen¬tados em freguesias que possuem aldeias identificadas como tendo maior risco no âmbito do combate aos incêndios florestais. O programa “Aldeia Segura” destina-se a estabelecer medidas estruturais para proteção de pessoas e bens, e dos edificados na interface urbano-florestal, com a implementação e gestão de zonas de proteção aos aglomerados e de infraestruturas estratégicas, identificando pontos críticos e locais de refúgio. O programa “Pessoas Seguras” visa promover ações de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco, medidas de autoproteção e realização de simulacros de planos de evacuação, em articulação com as autarquias locais.

Continuar a ler

Policias

Compromisso de Honra do 46º Curso de Guardas. As melhores imagens.

A cerimónia contou com 303 Guardas (270 homens e 33 mulheres) que terminaram com aproveitamento o referido curso, sendo que a mesma marca o final do período de formação e o início do percurso profissional dos novos militares.

Publicado

em

Compromisso de Honra dos novos Guardas

A Guarda Nacional Republicana realizou, dia 22 de junhode 2022, pelas 10h00, a cerimónia do Compromisso de Honra dos novos militares do 46.º Curso de Formação de Guardas, no Centro de Formação de Portalegre.

A cerimónia contou com 303 Guardas (270 homens e 33 mulheres) que terminaram com aproveitamento o referido curso, sendo que a mesma marca o final do período de formação e o início do percurso profissional dos novos militares.

O evento foi presidido pelo Ministro da Administração Interna, Dr. José Luís Carneiro, com a presença do Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General Rui Manuel Carlos Clero e de diversas entidades civis, militares e religiosas.

TDS Online|www.televisaodosul.pt
TDS rádio | 93.9FM e 104.7FM | Setubal|Lisboa|Alentejo
TDS rádio | 96.0FM e 105.6FM | Portalegre |Évora (em breve)

Continuar a ler

ÚLTIMAS

Facebook

x
error: O conteúdo está protegido!!