Siga-nos

Turismo

GNR Operação Turismo Seguro

Esta iniciativa tem um cariz marcadamente preventivo e, como tal, será intensificado o policiamento de proximidade nas zonas de maior densidade populacional, promovendo o contacto com os cidadãos, sensibilizando-os para adoção de comportamentos para prevenir os potenciais riscos e perigos da criminalidade associada ao turismo.

TDS noticias

Publicado

em

Entre os dias 10 e 14 de junho, em todo o Território Nacional, a Guarda Nacional Republicana promove um conjunto ações de sensibilização, dirigidas aos turistas, sobre procedimentos de segurança a adotar durante o seu período de descanso ou lazer. 

Pretende-se, ainda, reforçar a corresponsabilização de todos os parceiros nacionais e locais ligados ao setor do turismo, na promoção da segurança e na proteção dos direitos de todos os turistas, transformando estes parceiros em Interlocutores Locais de Segurança, possibilitando, desta forma, uma integração mais efetiva da comunidade nas questões de segurança e da prevenção criminal.

Nas referidas ações de sensibilização, os militares irão transmitir os seguintes conselhos:

 Em passeio a pé:

– Não ostentar joias, relógios ou outros objetos de valor elevado;

– Nunca juntar os códigos e os cartões de crédito;

– Não ter todo o dinheiro, telemóvel e cartões num só sítio. Separar os locais onde os guarda;

– Usar roupa que tenha bolsos interiores com fecho, de forma a dificultar o furto por carteiristas;

– Usar as mochilas no peito;

– Evitar andar sozinho em zonas desertas e em horas de menor afluência de pessoas.

 Na residência de férias:

– Caso a habitação tenha cofre, guardar aí os objetos mais valiosos ou suscetíveis de furto;

– Ao sair da habitação, verificar se janelas e portas ficam bem fechadas/trancadas;

– Durante a noite, não dormir de janelas abertas;

– Nunca deixar objetos de grande valor à vista, sendo que este cuidado ainda é mais importante quando o quarto/habitação está acessível da rua ou está situada no rés-do-chão;

– Caso a residência seja alvo de furto, informar as autoridades assim que possível.

Em passeio/visita de locais turísticos de automóvel:

– Nunca deixar objetos à vista no interior do automóvel;

– Ao abandonar o veículo, certificar-se que este ficou trancado e com os vidros fechados;

– Após estacionar, não tirar objetos do habitáculo para a mala do veiculo (deverá fazê-lo antecipadamente);

– Caso seja vítima de furto, informar imediatamente as autoridades.

Na Praia:

– Levar o mínimo indispensável para a praia;

– Não ostentar objetos de valor;

– Evitar deixar os objetos pessoais visíveis quando for à água;

– Se possível, solicitar a um conhecido que vigie os seus pertences.

Turismo

Odemira abre nova época balnear

Em todas as praias do concelho é proibida a circulação e permanência de cães que não sejam animais de assistência, conforme consta dos respetivos editais de praia.

TDS noticias

Publicado

em

O concelho de Odemira abre oficialmente a época balnear no dia 15 de junho, com doze Bandeiras Azuis, seis praias com Bandeira de Qualidade Ouro, cinco Praias Acessíveis e duas Praias Naturistas, a maior qualificação e diversidade de sempre.

Além de três novas praias com Bandeira Azul, outras novidades na presente época balnear em Odemira incidem numa nova Praia Naturista e a preparação de outra onde a presença do melhor amigo do homem é autorizada (processo ainda em curso).

Em 2019, doze praias do concelho de Odemira recebem a Bandeira Azul, o símbolo de qualidade e excelência atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. As praias do Malhão, Malhão Sul, Franquia e Farol (em Vila Nova de Milfontes), Furnas Rio, Furnas Mar e Almograve e Almograve Sul (na freguesia de Longueira/Almograve), Zambujeira do Mar, Alteirinhos e Carvalhal (freguesia de S. Teotónio) e a praia fluvial de Santa Clara-a-Velha irão hastear a Bandeira Azul.

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza voltou a atribuir a bandeira de Qualidade de Ouro a seis praias de Odemira: Malhão, Franquia, Furnas Rio, Almograve, Zambujeira do Mar e Carvalhal. Esta distinção é atribuída a todas as praias que tenham qualidade “Excelente” nos últimos 4 anos.

Praia Acessível é outra importante classificação atribuída às praias da Franquia, Furnas Rio, Furnas Mar, Zambujeira do Mar e Carvalhal. O galardão “Praia Acessível – Praia para Todos” pretende dotar as zonas balneares de um conjunto de condições que permitam o seu uso universal e resulta de uma parceria entre o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Turismo de Portugal.

Duas praias naturistas

Para os adeptos do naturismo, existem duas praias classificadas oficialmente no concelho de Odemira. Desde 2019 a praia do Malhão Norte é também oficialmente uma praia naturista, tal como Alteirinhos Sul, assim classificada desde 2008.

Zona balnear oficial para cães

Para a época balnear de 2019, a Câmara Municipal de Odemira deliberou a aprovação de uma zona de uso balnear canino, na zona mais a sul da Praia do Malhão, encontrando-se este processo ainda em fase de desenvolvimento, junto das diversas entidades. Neste espaço os animais devem estar com trela e/ou açaime e os dejetos devem ser obrigatoriamente recolhidos e depositados em local apropriado disponibilizado para o efeito.

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento