Últimas:
GNR e EDIA realizam ações de fiscalização conjunta – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Crime

GNR e EDIA realizam ações de fiscalização conjunta

Tem como objetivo contribuir para a salvaguarda dos recursos naturais e patrimoniais.

Avatar

Publicado

em

“GNR e EDIA realizam ações de fiscalização conjunta”

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) e a Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), no âmbito do protocolo de colaboração institucional e de prestação de apoio mútuo entre as duas entidades, cooperam no quadro das respetivas competências, através da colaboração na formação e da realização coordenada de ações de vigilância e fiscalização.

Esta colaboração tem como objetivo contribuir para a salvaguarda dos recursos naturais e patrimoniais, bem como para a sustentabilidade territorial da área do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA). Estas ações têm em vista a identificação de captações de água ilegais e/ou utilizações indevidas ao nível das captações de água para rega, bem como na ocupação de áreas conflituantes com os Planos Diretores Municipais.

Têm sido igualmente alvos de especial atenção a ocupação indevida das margens das albufeiras, a afetação da rede hidrográfica, de zonas ambientais sensíveis e de valores naturais. Por outro lado, as atividades piscatórias, em particular as que poderão contribuir para a introdução de espécies exóticas invasoras, a instalação de áreas de regadio fora da área do EFMA e que não foram autorizadas pela EDIA e a ocupação ilegal de zonas de proteção e áreas expropriadas pela EDIA, são também objeto de fiscalização. O cumprimento de boas práticas agroambientais, a afetação de património cultural e arqueológico, do montado e a vigilância das infraestruturas completam o leque de ações realizadas e a realizar no âmbito desta colaboração.

Ao longo deste ano serão efetuadas ações de fiscalização conjunta ao abrigo deste plano de atividades estabelecido entre as duas entidades e suportadas numa aplicação que a EDIA está a implementar a qual permite a troca de informação célere e em tempo real entre ambas.

Crime

Material informático furtado foi recuperado pala GNR

Homem de 27 anos foi identificado.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Vendas Novas – Recuperação de material informático furtado

O Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Montemor-o-Novo, hoje, recuperou diverso material informático furtado num estabelecimento comercial, em Vendas Novas.
Na sequência de uma denúncia relacionada com um furto de diverso material informático num estabelecimento comercial.

Os militares da Guarda levaram a cabo diligências policiais que permitiram dar cumprimento a um mandado de busca domiciliária, que culminou com a apreensão de diverso material furtado, destacando-se:

  • Uma lanterna;
  • Uma bolsa de transporte para computador portátil;
  • Um teclado;
  • Três ratos óticos;
  • Um disco externo;
  • Quatro carregadores universais;
  • Diversos cabos de ligação.

Os artigos apreendidos foram devolvidos ao legítimo proprietário.

Foi identificado um homem de 27 anos e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!