Siga-nos

Crime

GNR desmantelou célula de produção e introdução fraudulenta de tabaco

Aos arguidos detidos, foram-lhe aplicadas, como medidas de coação, apresentações periódicas obrigatórias.

TDS noticias

Publicado

em

O Destacamento de Ação Fiscal de Évora realizou uma operação de investigação criminal nos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora e Beja, que resultou na detenção de quatro pessoas, com idades compreendidas entre os 33 e os 52 anos, de diversas nacionalidades.

No âmbito de um inquérito que decorre há cerca de um ano, sob a direção do Departamento Central de Investigação e Ação Penal, que tem por objeto a investigação de uma organização criminosa internacional que se dedica à produção e comercialização fraudulenta de tabaco, os militares levaram a efeito a operação com o objetivo de proceder ao desmantelamento de uma célula de ligação internacional, levando à detenção dos suspeitos responsáveis pela sua operacionalização. Para o efeito, foi dado cumprimento a 15 mandados de busca, doze domiciliárias e três não domiciliárias, destacando-se as seguintes apreensões:

·         28.241 cigarros;

·         21,5 quilos de tabaco de corte fino;

·         Mais de 1,2 milhões de filtros para a produção de cigarros;

·         Dois veículos;

·         Um veículo trator;

·         Um semirreboque;

·         Diverso material informático e de telecomunicações;

·         Documentação diversa.

No decurso da investigação tinham já sido apreendidas 12 toneladas de tabaco de corte fino, o suficiente para produção de mais de 12 milhões de cigarros, estimando-se evasão ao imposto especial sobre o consumo de tabaco e IVA , em cerca de 2,5 milhões de euros.

Aos arguidos detidos, foram-lhe aplicadas, como medidas de coação, apresentações periódicas obrigatórias. Foram ainda constituídos arguidos outros dois indivíduos, assim como três pessoas coletivas.

Face à dimensão transnacional dos ilícitos investigados, que tem ramificações a outros países europeus, foi necessário acionar os mecanismos de cooperação policial internacional, tendo a operação beneficiado do apoio e do patrocínio da EUROPOL.

A operação envolveu cerca de 60 militares da Unidade de Ação Fiscal, contando com o reforço da Unidade de Intervenção e dos Comandos Territoriais de Beja e Évora, assim como da Polícia de Segurança Pública.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Crime

PJ Évora deteve homem que agrediu outro com machado. Homem está indiciado de homicídio na forma tentada

O detido será presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

TDS noticias

Publicado

em

A Polícia Judiciária, através da Unidade Local de Investigação Criminal de Évora, identificou, localizou e procedeu à detenção de um homem, com 40 anos de idade, por sobre ele recaírem fortes indícios da prática do crime de homicídio qualificado, na forma tentada.

Os factos ocorreram na via pública, numa pequena localidade do concelho de Évora, no final da tarde do dia de ontem, numa altura em que o presumível autor e a vítima, um homem conhecido do detido e com quem tinha algumas desavenças, iniciaram uma discussão, que veio a culminar em agressão.

O presumível autor, munido de um machado utilizado na faina da cortiça, e aparentemente por motivos fúteis, desferiu um golpe na face da vítima, levando a que a mesma tivesse de receber tratamento hospitalar, não correndo, porém, perigo de vida.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Outubro 2019
S T Q Q S S D
« Set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul