Siga-nos

Autarquias

Geofísico sul coreano visita o Lousal

A visita de Sang-Mook está marcada para o próximo dia 17 de Abril às 10:00.

Avatar

Publicado

em

O reputado geofísico sul-coreano desloca-se no próximo dia 17 de Abril ao Lousal a convite do Centro Ciência Viva do Lousal, com cujos responsáveis mantém uma forte colaboração desde 2011.

Professor Sang-Mook Lee visita a Aldeia Mineira do Lousal

De 13 a 18 de Abril o Professor estará em Portugal para participar nas comemorações da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Durante este período Sang-Mook Lee irá ainda participar numa reunião técnica com responsáveis do LNEG, Almina/EPDM e Somincor/Lundin Mining, no Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo.

Sang-Mook Lee sofreu um devastador acidente rodoviário encontrando-se, atualmente, tetraplégico, sendo conhecido na comunidade científica mundial como o “Stephen Hawkings da Coreia”.

A partir desse momento, para além da sua continuidade no trabalho de investigação científica, tornou-se uma figura mundialmente incontornável na defesa dos direitos das pessoas incapacitadas ou com limitação de mobilidade e na demonstração da sua possibilidade de continuarem ativas e socialmente produtivas.

As condições de acessibilidade aos espaços e equipamentos científicos da Mina do Lousal têm constituído uma das prioridades do Município de Grândola e do Centro Ciência Viva do Lousal, ao longo do processo de revitalização da aldeia Mineira, procurando adequá-los a pessoas com mobilidade reduzida.

Autarquias

Alcácer do Sal recebeu hoje Conselho da Europa

Após uma visita de três dias a Portugal, a delegação do Congresso, com o contributo do Município de Alcácer do Sal, irá agora preparar um relatório e uma recomendação sobre a democracia local e regional no país, cujo projeto será submetido a adoção numa das próximas sessões do Congresso.

TDS noticias

Publicado

em

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença recebeu esta manhã (19 de junho 2019), nos Paços do Concelho, uma delegação do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa.

“Foi uma honra para nós recebermos esta delegação, tendo Alcácer do Sal sido um dos três municípios, a par de Lisboa e Sintra, a ser escolhido para esta visita, o que muito nos orgulha”, declarou Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer.

O encontro inseriu-se no âmbito das deslocações regulares aos 47 Estados-membros que permite ao Congresso acompanhar a implementação da Carta Europeia de Autonomia Local, um dos principais marcos europeus no domínio da democracia local e regional, ratificada por Portugal em 1990, com o intuito de obter uma visão global da situação no país.

Na sessão estiveram presentes os vereadores a tempo inteiro, a presidente da Assembleia Municipal, o presidente da União das Freguesias de Alcácer e técnicos dirigentes da autarquia. Abordaram-se pontos de vista sobre o atual regime de transferência de competências para os municípios, meios financeiros das autarquias, o grau de descentralização da administração pública, a ausência de regiões no país, democraticidade e autonomia do poder local, igualdade de géneros nos órgãos autárquicos e o funcionamento da CIMAL e o apoio prestado pela mesma aos cinco municípios do litoral alentejano.

Os membros da comitiva foram depois brindados com a oferta de produtos locais e uma breve visita ao Museu Municipal Pedro Nunes, que os surpreendeu a nível da história e grandioso percurso de Alcácer do Sal.

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento