Últimas:
Galeão Pinto Luísa regressa a Alcácer do Sal após manutenção – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Agenda

Galeão Pinto Luísa regressa a Alcácer do Sal após manutenção

Em 2019 viajaram 1600 pessoas na embarcação.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O galeão Pinto Luísa regressou esta tarde a Alcácer do Sal, após ter sido alvo de trabalhos de manutenção durante dois meses num estaleiro, em Sesimbra.

“As intervenções concretizadas contemplaram a lavagem do casco a alta pressão, seguida de pintura com tinta de primeira qualidade da linha marítima e pintura do fundo a antifulling.”

Procedeu-se ao calafeto de alguns topos e costuras, que foram emassadas para vedação da água. Modificou-se a fixação do esticador do mastro à roda de proa para garantir a segurança do mastro e da tripulação, efetuou-se a substituição dos 10 zincos e meteu-se breu na manga de veio.

No ano passado, o galeão Pinto Luísa realizou cerca de 55 passeios, entre passeios temáticos promovidos pelo Município a viagens solicitados por associações do concelho, particulares e empresas de Alcácer do Sal e de fora do concelho.

No total, em 2019 viajaram nesta embarcação cerca de 1600 pessoas.

Agenda

Primeira corrida da temporada na Arena de Évora marcada para 16 de maio.

16 maio, 26 de junho e 24 de julhos as primeiras datas na praça de Évora.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Duarte Pinto, cavaleiro que ‘explodiu’ há quatro anos com triunfos memoráveis em Santarém e Lisboa, mas também noutras praças, alcançando o patamar das primeiras figuras e tornando-se num dos casos mais sérios da nova vaga de cavaleiros tauromáquicos nacionais, é o quinto nome confirmado para integrar um dos primeiros três cartéis da temporada na Arena D’Évora.

” Primeira corrida a 16 de maio”

Duarte Pinto tomou a alternativa em 2009 na Catedral do Campo Pequeno numa noite para a História em que foi apadrinhado por seu pai, Emídio Pinto e teve a testemunhar o seu doutoramento, para além dos cavaleiros que integravam o cartel, três das maiores figuras do nosso toureio a cavalo, que participaram exclusivamente nas cortesias para estar a seu lado: os Mestres Luis Miguel da Veiga, Frederico Cunha e José João Zoio.

Curiosamente e apesar de já ter actuado na Arena D’Évora enquanto cavaleiro praticante (precisamente na corrida de reinauguração da praça, em Junho de 2007), este ano será a primeira vez que Duarte Pinto vai tourear na emblemática praça da Cidade-Museu como cavaleiro profissional.

Como é sabido, a empresa inovou este ano com o processo de sorteio já levado a cabo em Madrid pelo produtor Simón Casas. Contratou nove cavaleiros, de que já são conhecidos cinco – além de Duarte Pinto, o MaestroMoura, Luis Rouxinol, João Moura Jr. e João Ribeiro Telles – e depois vai sorteá-los para os cartéis das três primeiras corridas, que serão compostos cada um por três nomes.

16 de Maio (Concurso de Ganadarias), 26 de Junho (São Pedro) e 24 de Julho são as primeiras datas da temporada eborense, para as quais são já conhecidas as ganadarias, faltando ainda divulgar os grupos de forcados (dois no Concurso, um no S. Pedro e dois em Julho).

A empresa anunciou que em breve serão postos à venda online os bilhetes para os três primeiros espectáculos.

Texto: Farpas Blogue

Continuar a ler

x
error: Content is protected !!