Siga-nos

Política

Galamba admite que EDP teve beneficios na central de Sines

João Galambra respondia na comissão parlamentar de inquérito às rendas excessivas do sector eléctrico

Avatar

Publicado

em

O secretário de Estado da Energia, João Galamba, admite que a decisão que concedeu à EDP a licença sem prazo para operar a central de Sines, sem compensar o Estado, pode ter representado um benefício para a empresa.

No entanto, acrescenta que mesmo que este ganho exista, a capacidade negocial do Estado para conseguir da empresa alguma compensação é muito reduzida.

“Posso fazer uma proposta, mas a EDP pode dizer não. João Galamba situou a decisão em 2004 quando foi aprovada legislação que fez a transição dos custos de aquisição de energia para os CMEC (custos de manutenção do equilíbrio contratual). “Não gosto, mas tenho de viver com ela”.

João Galamba respondia na comissão parlamentar de inquérito às rendas excessivas do setor elétrico quando foi confrontado por Jorge Costa, deputado do Bloco de Esquerda, com um estudo do regulador que aponta para margens positivas com a exploração desta central até à data em que está previsto o fim do carvão.

 

Política

Centros de saúde móveis a pensar no interior

Socialistas querem levar assistência médica a locais do interior

TDS noticias

Publicado

em

A ideia já não é nova mas volta a ser uma proposta desta vez por parte do PS.

O partido socialista tem no seu programa eleitoral a criação de centros de saúde móveis.

O objetivo é servir populações das zonas do interior afastadas da assistência médica.

Uma medida que a concretizar se levaria médicos a aldeias e lugares que pá sua reduzida população deixaram de ter extensão de centro de saúde.

Os mais idosos seriam os mais beneficiados com a medida.

A medida consta no programa eleitoral socialista, que é este sábado apresentado, e prevê a disponibilização de carrinhas com serviços como a medição de tensão arterial ou o controlo de diabetes e a realização de algumas análises.

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento