Siga-nos

Desportos

Formação de monitores em Setúbal

Perto de vinte jovens, recém-formados monitores de campos de férias, juntaram-se, a 30 e 31 de março, no Parque de Campismo da Gâmbia, em Setúbal, para testar os conhecimentos adquiridos numa formação que decorreu ao longo de oito semanas.

Avatar

Publicado

em

Ao longo de vinte e cinco horas movimentadas, os participantes da 1.ª edição de Formação de Monitores de Campos de Férias, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, organizaram um acampamento simulado, o Acampamento.28.

De boné ou chapéu, sweatshirts, calças de fato de treino e ténis, começaram a chegar ao campo no sábado de manhã. A chuva não deu tréguas durante umas horas, o que dificultou o trabalho dos jovens para o teste prático da Formação de Monitores de Campos de Férias.

Nem só de tendas se fez este acampamento. Durante os dois dias, muitas das atividades estiveram relacionadas com regras de segurança e normas de higiene. Houve também preparação de refeições, como espetadas de carne com ananás e ovos estrelados.

O vereador da Juventude, Pedro Pina, não faltou e deixou palavras de satisfação pela dinamização da iniciativa, que incluiu ainda a apanha de pinhas, paus e troncos para a feitura de uma fogueira.

“O balanço foi bastante positivo. No geral, os participantes disseram que a formação superou as expectativas”, revelou Catarina Pinote, do Gabinete de Juventude da Câmara Municipal de Setúbal.

Durante o curso, que teve início a 26 de janeiro, em datas pontuais, ao fim de semana, os jovens formandos, com idades entre os 19 e os 29 anos e o 9.º ano de escolaridade concluído, aprenderam ferramentas e competências de organização, gestão e acompanhamento de campos de férias.

No final, o objetivo é que os novos formadores estejam aptos para atuar em campos de férias, saibam interpretar a legislação em vigor e identificar programas em colónias de férias, bem como animar, coordenar, conceber e implementar projetos pedagógicos e de animação.

A sensibilização na abordagem à criança e ao jovem com deficiência foi igualmente um dos temas em questão durante o curso, desenvolvido no âmbito do m@rço.28, programa municipal que celebra localmente o Mês da Juventude, com iniciativas em vários espaços e equipamentos de Setúbal.

Desportos

9 anos depois Xadrez alentejano na Final Four da Taça de Portugal

A última equipa alentejana a estar presente na Final Four da Taça de Portugal por equipas foi o GD Dianas em 2010, na 32ª edição da prova.

TDS noticias

Publicado

em

Passados 9 anos, a A.XAT – Montemor-o-Novo é uma das 4 equipas com acesso à Final Four na 41ª edição da Taça de Portugal, a disputar-se nos dias 13 e 14 de julho, na cidade de Évora. No dia 13 de julho disputa-se o acesso à final de dia 14,  com os jogos:

GD Cavadas (Seixal) – A.XAT – Montemor-o-Novo

AX Portugal/Atlantidiagonal “A” (Lisboa), – A.A. Coimbra.

 

A caminhada para a Final Four

Nos 1/32 avos de final a equipa de Montemor o Novo jogou com o Estrelas São João de Brito -B.  Jogaram Rui Dâmaso, António Vasques, Fernando Silva e Carlos Dantas, 0-4 foi o resultado final.

Os 1/16 avos de final ditou o 1º dérbi da história do xadrez montemorense,  Academia de Xadrez A.XAT vs A.XAT – Montemor-o-Novo, 0-4 foi o resultado, com o contributo dos jogadores, Pedro Rego, António Vasques, Bruno Martins e do “Presidente estreante” Luís Nuno Barrigoto.

Na história do dérbi ficam também os jogadores da Academia de Xadrez A.XAT , José Miguel Ribeiro, Carlos Ferreira, Pedro Pita Soares e o “montemorense estreante” Gustavo Leal.

Os 1/8 avos de final, foram disputados em Carcavelos no sistema de concentrado, aí defrontámos uma das equipas com aspirações a vencer esta edição , a equipa A do Estrelas São João de Brito, onde joga Rúben Pereira, o atual número 3 do Ranking Nacional.
Foram 4 duelos históricos… mas no fim, vencemos os 4 tabuleiros com Manuel Pérez Candelário, Jaime Santos Latasa, Paulo Dias e Bruno Martins.

No dia 8 de junho em Coimbra, a cidade dos estudantes, a formação alentejana foi disputar os 1/4 de final e o acesso à Final Four.  A delegação seria chefiada pelos Presidente – Luís Nuno Barrigoto e o Diretor Desportivo – José Miguel Ribeiro, reforçados com o Capitão Carlos Dantas.

O sorteio ditou, o que poderia ser uma final antecipada:   A.XAT – Montemor-o-Novo vs GD Dias Ferreira.

Este foi mais um duro desafio… nada mais do que o  Campeão Nacional em título, e onde o 1º tabuleiro é o número 1 do Ranking Nacional – Jorge Ferreira.

Depois de mais de três horas de jogos, e após quatro partidas A.XAT venceu por 3-1, resultado das vitórias de Jaime Santos Latasa (2º tabuleiro) e Pedro Rego (4º tabuleiro) e dos empates de Manuel Pérez Candelário(1º tabuleiro) e Rui Dâmaso (3º tabuleiro).

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento