Siga-nos

Sociedade

Fim de semana de calor … mas com chuva.

Apesar das temperaturas elevadas previstas chove em alguns locais do sul do país.

Avatar

Publicado

em

Chuva el algumas regiões do Alentejo e do Algarve apesar das temperaturas elevadas previstas pelo IPMA.

A instabilidade meteorológica acontece por exemplo em concelhos como Aljustrel e Castro Verde aonde nas últimas horas tem chovido, por vezes, com alguma intensidade.

Nos distritos de Setúbal e Lisboa o céu também se apresenta cinzento e com um aumento gradual do vento. Para já sem registo de chuva nestes distritos.

Uma bolsa de ar frio situada a sul de Portugal Continental( ver foto ) em conjunto com as temperaturas elevadas para a época registadas ( na ordem dos 25ºC), poderá dar origem a formação de células de instabilidade que provocarão aguaceiros e trovoadas em especial durante a tarde e nos distritos de Évora e Beja.

(foto meteoalentejo)

Autarquias

Alcácer do Sal recebeu hoje Conselho da Europa

Após uma visita de três dias a Portugal, a delegação do Congresso, com o contributo do Município de Alcácer do Sal, irá agora preparar um relatório e uma recomendação sobre a democracia local e regional no país, cujo projeto será submetido a adoção numa das próximas sessões do Congresso.

TDS noticias

Publicado

em

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença recebeu esta manhã (19 de junho 2019), nos Paços do Concelho, uma delegação do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa.

“Foi uma honra para nós recebermos esta delegação, tendo Alcácer do Sal sido um dos três municípios, a par de Lisboa e Sintra, a ser escolhido para esta visita, o que muito nos orgulha”, declarou Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer.

O encontro inseriu-se no âmbito das deslocações regulares aos 47 Estados-membros que permite ao Congresso acompanhar a implementação da Carta Europeia de Autonomia Local, um dos principais marcos europeus no domínio da democracia local e regional, ratificada por Portugal em 1990, com o intuito de obter uma visão global da situação no país.

Na sessão estiveram presentes os vereadores a tempo inteiro, a presidente da Assembleia Municipal, o presidente da União das Freguesias de Alcácer e técnicos dirigentes da autarquia. Abordaram-se pontos de vista sobre o atual regime de transferência de competências para os municípios, meios financeiros das autarquias, o grau de descentralização da administração pública, a ausência de regiões no país, democraticidade e autonomia do poder local, igualdade de géneros nos órgãos autárquicos e o funcionamento da CIMAL e o apoio prestado pela mesma aos cinco municípios do litoral alentejano.

Os membros da comitiva foram depois brindados com a oferta de produtos locais e uma breve visita ao Museu Municipal Pedro Nunes, que os surpreendeu a nível da história e grandioso percurso de Alcácer do Sal.

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento