Siga-nos

Agenda

Filme ‘Oleiro por um dia’ representa Reguengos de Monsaraz

Devido à pandemia de covid-19, este ano a iniciativa vai realizar-se nos dias 16 e 17 de maio nas redes sociais

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O Município de Reguengos de Monsaraz vai participar no evento europeu Bom Dia Cerâmica com o filme promocional “Oleiro por um dia”, gravado na Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria de S. Pedro do Corval.

“Reguengos de Monsaraz vai participar no evento europeu Bom Dia Cerâmica com o filme Oleiro por um dia”

Devido à pandemia de covid-19, este ano a iniciativa vai realizar-se nos dias 16 e 17 de maio através da publicação de filmes e séries de fotografias nas páginas Buongiorno Ceramica nas plataformas no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, produzidos por todas as cidades e vilas cerâmicas europeias, bem como por ceramistas, oleiros e empresas de cerâmica de referência pela sua produção artística, que permitam compartilhar a excelência e diversidade da criação europeia.

Lançado há vários anos pelas cidades cerâmicas italianas, o Bom Dia Cerâmica tem o apoio da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica e pretende chamar a atenção do público para a importância da cerâmica na Europa, estendendo-se a cerca de duas centenas de cidades cerâmicas de Itália, Portugal, França, Espanha, Roménia, Alemanha, República Checa e Polónia. Em Portugal participam as cidades e vilas cerâmicas que integram a associação, nomeadamente Reguengos de Monsaraz, Alcobaça, Tondela, Aveiro, Oliveira do Bairro, Viana do Alentejo, Montemor-o-Novo, Barcelos, Redondo, Batalha, Vila Nova de Poiares, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Porto de Mós e Viana do Castelo.

No concelho de Reguengos de Monsaraz existe o centro oleiro de S. Pedro do Corval, considerado o maior de Portugal com 22 olarias em atividade que continuam a pintar os motivos típicos do Alentejo, como por exemplo o pastor, a apanha da azeitona e a vindima. Por entre potes, rodas de oleiros e fornos descobrem-se peças utilitárias tradicionais, de quando o barro se moldava às necessidades dos trabalhos dos campos e das vidas humildes no Alentejo.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Agenda

‘Anjos’ promovem interior do Alentejo de bicicleta.

Vão percorrer em bicicleta, durante dez dias, mil quilómetros dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo”

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

“Embaixadores do Alentejo, Nelson e Sérgio Rosado, percorrem “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” em dez dias”

 “Iniciativa com o apoio da ERT”

A partir da aldeia da Mesquita, concelho de Mértola, os Anjos (os cantores Nelson e Sérgio Rosado) vão percorrer em bicicleta, durante dez dias, mil quilómetros dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo”, um produto turístico estruturado pela Entidade Regional de Turismo que atravessa todo o território.

No final de cada um dos dias do percurso, os Embaixadores do Alentejo vão dar a conhecer os locais por onde passaram, destacando o património cultural, paisagístico e edificado, mas também os alojamentos e a gastronomia da região, através de um vídeo que será partilhado nas redes sociais Facebook e Instagram.

Desafiados pelo presidente da Turismo do Alentejo / Ribatejo, com este périplo os irmãos Rosado pretendem promover o interior do país, com particular destaque o território alentejano e as suas múltiplas ofertas de fruição, através de um caminho que salvaguarda a essência do itinerário religioso.

A chegada a Santiago de Compostela está prevista para o dia 3 de julho, sendo que o último concelho alentejano por onde vão passar os Anjos será Nisa.

Continuar a ler

Copyright © 2020 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com Publicidade site | rádio: 917278022

error: Content is protected !!