Siga-nos

Turismo

Figuras públicas ‘invadem’ o Alentejo.

Cristina Ferreira, Pedro Lima e Mónica Jardim em desconfinamento no Alentejo.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Cristina Ferreira esteve no Sabugueiro. Pedro Lima no litoral.

“Figuras públicas rendidas ao sossego alentejano”

Cristina Ferreira escolheu uma unidade de turismo rural no Sabugueiro, concelho de Arraiolos.

Ficou alojada na casa rústica ‘Casas Caiadas Boutique Home’, no Sabugueiro.

Enquanto isso o ator Pedro Lima andou pelo litoral alentejano com a família a fazer surf.

Agora é Mónica Jardim, apresentadora da TVI, que escolheu Alcácer do Sal para recarregar baterias.

O Alentejo está na moda e é a principal região do país para cumprir o desconfinamento.

 

Artes

Alcácer do Sal candidata ao Prémio Nacional da Paisagem 

A Paisagem do Sado Navegável – Um Rio de Culturas

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O Município de Alcácer do Sal é candidato ao Prémio Nacional da Paisagem, uma distinção honorífica que premeia o mérito de quem, em Portugal, contribui para um desenvolvimento territorial mais sustentável e promove a sensibilização para a importância da paisagem na qualidade de vida.

“A Paisagem do Sado Navegável – Um Rio de Culturas”

A candidatura apresentada pelo Município intitula-se “A Paisagem do Sado Navegável – Um Rio de Culturas” e promove essencialmente o rio Sado e a importância que este tem tido na vida e na história da população de Alcácer do Sal.

Aborda, assim, a paisagem e a história do rio, o património, o mote dado ao Museu Pedro Nunes, a fauna, a flora, a importância dos galeões na promoção de Alcácer enquanto destino turístico, o desenvolvimento sustentável verificado nos últimos anos com a reabilitação das habitações antes viradas de costas para o rio e hoje viradas para o mesmo; versa ainda sobre o crescimento do alojamento turístico, o aumento do número de turistas no território e a participação pública em projetos da autarquia.

As candidaturas encerraram dia 31 de outubro e vão agora ser avaliadas por um júri presidido por um perito nacional de reconhecido mérito na área da paisagem e representantes de várias entidades relevantes.

De entre estas candidaturas será selecionado o projeto que representará Portugal no Prémio da Paisagem do Conselho da Europa.

No quadro da Convenção Europeia da Paisagem e da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem, o Ministério do Ambiente criou em 2012, através da Direção-Geral do Território, o Prémio Nacional da Paisagem como fase preparatória do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa.

Realiza-se de dois em dois anos, sempre que possível, e distingue abordagens territoriais promotoras da qualidade da paisagem rural, urbana e periurbana, que fomentam a consciência cívica sobre o valor cultural das paisagens e sobre o papel que os diversos atores, públicos e privados, desempenham na sua transformação.

Continuar a ler

error: Content is protected !!