Siga-nos

Agenda

Festival Sete Sóis Sete Luas chega a Castro Verde

O Festival Sete Sóis Sete Luas 2019 é promovido, nesta sua XXVII edição, por uma Rede Cultural de 30 cidades de 10 Países do Mediterrâneo e do mundo lusófono: Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Itália, Marrocos, Portugal, Tunísia.

TDS noticias

Publicado

em

Castro Verde recebe nos dias 6, 7 e 8 de setembro de 2019, o XXVII Festival Sete Sóis Sete Luas, rede cultural que o concelho integra desde 2000.

Com uma programação rica e variada, onde as diferentes formas de expressão cultural do Mediterrâneo e do mundo lusófono encontram lugar, a aposta passa por proporcionar momentos de partilha, aprendizagem e descoberta, através da realização de diferentes espetáculos e apresentações de rua, que irão acontecer no Anfiteatro Municipal e junto à Igreja dos Remédios.

Durante estes dias o Festival apresenta em Castro Verde o virtuoso mandolinista italiano, Mimmo Epifani que, em conjunto com “The Barbers”, interpreta um repertório original, ligado a instrumentos de corda, como bandolim, mandola, mandoloncello e aos instrumentos étnicos utilizados nos salões de barbeiros de Salento, no sul de Itália. Também a Orkestra Popular Des 7Luas (Mediterrâneo), produção original do festival que reúne músicos do Brasil, Itália, Espanha, Portugal, e Guiné-Bissau, se apresenta em concerto nesta edição do festival, num concerto onde visita a música popular destes países do Mediterrâneo e do Mundo Lusófono.

Dino D’Santiago (Cabo-Verde / Portugal), nome incontornável da cena atual da música portuguesa, é outro dos músicos que se apresenta em Castro Verde, num espetáculo onde não faltarão os sons da tradição cabo-verdiana, em sintonia com o peso contemporâneo da música eletrónica.

As sonoridades tradicionais do Alentejo também marcam presença nesta edição do festival, através das melodias do grupo de música popular Cantares do Sul (Portugal).

A animação de rua fica a cargo de Yldor Llach (Espanha), artista catalão circense, que aqui apresenta o seu espetáculo de bicicleta acrobática “Sobre Rodas”, e dos Irmãos Esferovite (Portugal), que trazem uma aventura musical e circense.

Nas artes plásticas, destaque para a abertura da exposição “Meus aCORdes” e realização simultânea de um laboratório de pintura mural, pela mão de Tutu Sousa (Cabo-Verde), um autodidata no domínio da pintura e escultura. No seu percurso artístico fazem parte exposições individuais e coletivas em Cabo Verde, vários países europeus e nos EUA, tendo efetuado dezenas de pinturas murais e decorativas.

Agenda

Sopas tradicionais, cante e produtos da época em Vendas Novas

A iniciativa tem entrada livre mas cada tigela alusiva à iniciativa tem o preço de 1,5 euros.

TDS noticias

Publicado

em

Chega o outono, o tempo frio e começam a apetecer receitas que nos aquecem a alma. E a sopa, claro que é uma delas!

É este o mote da terceira edição da “Mostra de Sopas”, que decorre já no próximo dia 16 de novembro, a partir das 17h00, no Mercado Municipal de Vendas Novas.

Dos purés às típicas sopas de entulho alentejanas, como feijão com hortaliça, caldo verde, sopa da panela, grão com espinafres ou sopa do galo, não faltarão variedades de caldos caseiros prontos a deliciar o paladar de quem as procure. Os salgadinhos, pão, licores, compotas, queijos e doces completam o restante cardápio. Até as castanhas assadas têm presença assegurada.

A animação está a cargo do grupo “Violas Campaniças da Alma Alentejana” e de “Paulo Colaço, um dos fundadores do grupo “Adiafa” que agora interpreta modas alentejanas, acompanhado pela viola campaniça.

A organização é do Município de Vendas Novas em parceira com as Associações de Moradores da Afeiteira, Bombel, Polígono e Campos da Rainha; com o Grupo de Danças e Cantares Pioneiros de Vendas Novas e com o Rancho Folclórico de Landeira, contando com o apoio da Herdade da Ajuda e da Rubis Gás.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Novembro 2019
S T Q Q S S D
« Out    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul