Siga-nos
Inserindo e manipulando imagens em uma página HTML DGS

Agenda

Festival Músicas do Mundo de Sines cancelado

Organização não garante que, nas datas previstas, entre 18 e 25 de julho de 2020, estejam reunidas as condições sanitárias e logísticas necessárias para realizar a 22.ª edição do festival.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

A Câmara Municipal de Sines informou que a 22.ª edição do FMM Sines – Festival Músicas do Mundo não poderá realizar-se em 2020.

No contexto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), considera a organização não poder garantir que, nas datas previstas, entre 18 e 25 de julho de 2020, estejam reunidas as condições sanitárias e logísticas necessárias para realizar a 22.ª edição do festival.

Um festival que envolve a participação de artistas de todo o mundo, muitos deles de países em que a pandemia ainda se poderá agravar ao longo dos próximos meses, não seria uma experiência segura para quem nela participasse dos dois lados do palco.

Acresce que, tratando-se de um festival em recinto aberto, vivido nos centros urbanos de Sines e Porto Covo, em contacto com a população, o perigo de propagação do vírus seria redobrado.

Sendo certo que é impossível saber como evoluirá a pandemia até julho de 2020, importa fazer uso do princípio da precaução e adiar o festival para julho de 2021.

O presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, sublinha que “o festival é assegurado, maioritariamente, por trabalhadores da autarquia, que nesta altura têm todas as suas energias direcionadas para o combate à pandemia”.

“A opção da Câmara Municipal de Sines é a de empenhar-se o mais possível no combate à pandemia para que em 2021 o FMM possa realizar-se e regresse ao sucesso que todos lhe reconhecem”.

O presidente da Câmara faz ainda votos para que, tão cedo quanto possível, “o circuito da música ao vivo retome a sua pujança e os artistas e espectadores de todo o mundo voltem, sem ansiedade, a poder partilhar os momentos únicos que só a música proporciona”.

Do ponto de vista local, logo que se volte à normalidade, a Câmara Municipal de Sines empenhar-se-á no desenvolvimento de “medidas que apoiem a recuperação económica local (associações, restaurantes, hotéis, pequeno comércio, artesãos e artistas locais), setores necessariamente afetados pela retração das atividades culturais e turísticas”.

Serão disponibilizadas em breve informações sobre o reembolso dos bilhetes adquiridos para 2020.

Agenda

Pedro Mestre canta as janeiras em Palmela

Dia 6 de janeiro no Cine-Teatro S.João

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

“Janeiras” e concerto com Pedro Mestre recriam Noite de Reis no Cine-Teatro S. João

” Espetáculo tem lugar dia 6 de janeiro no Cine-Teatro S.João “

Devido ao contexto pandémico, a tradição das “Janeiras”, que habitualmente percorria as ruas do Centro Histórico de Palmela, no dia 6 de janeiro, ficará em 2021, centrada no Cine-Teatro S. João, com um espetáculo, às 21h00, que reunirá os votos de bom ano do Movimento Associativo, mas em formato vídeo.

A Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, Sociedade Filarmónica Humanitária, Centro Social de Palmela, Grupo 40 de Palmela da Associação de Escoteiros de Portugal e o Grupo Coral “Ausentes do Alentejo são os participantes na edição 2021.

O espetáculo – uma organização da Câmara Municipal de Palmela com o Movimento Associativo – contará, ainda, com o concerto de Pedro Mestre “Folclore de Natal, Janeiras e Reis”, onde o cante a vozes e a viola campaniça são protagonistas.

“Há 25 anos a cantar a música tradicional do Alentejo, pioneiro do projeto de salvaguarda do Cante, fundador e ensaiador de corais alentejanos, Pedro Mestre é um dos principais responsáveis pelo surgimento de novas gerações na música tradicional do Alentejo, levando o Cante Coral alentejano para as escolas, onde, desde 2006, ensina a tradição a alunas/os do 1.º ciclo, em várias escolas do Baixo Alentejo.

Paralelamente ao cante, Pedro Mestre tem trabalhado na preservação e salvaguarda da viola campaniça, instrumento tradicional do Alentejo. Aprendeu com os mestres tocadores a arte de construir e dedilhar esta peculiar viola de arame e, para além de a ensinar nas escolas, já levou este instrumento aos quatro cantos do mundo”.

O espetáculo tem entrada livre, mediante levantamento de bilhete. Mais informações/reservas: 212 336 630.

As “Janeiras” fecham o programa “Viva o Natal em Palmela”, iniciativa da Câmara Municipal com vários parceiros locais, que tem proporcionado  às famílias diversas atividades para celebração desta quadra, em todas as freguesias do concelho.

Continuar a ler

Agenda

E que tal encomendar a Ceia de Natal ?

Vendas Novas tem ementa especial para o Natal

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O Município de Vendas Novas lançou uma nova campanha para estimular o apoio à restauração e comércio durante a época festiva.

” … do peru ao bolo rei… nada falta a uma boa ceia “

Desta vez, é feito o convite à população para encomendar as ceias de Natal e Ano Novo em estabelecimentos da cidade, dando-lhes razões para que fiquem em casa, ao mesmo tempo que contribuem para aliviar os efeitos económicos provocados pela pandemia.

Participam 22 estabelecimentos, entre restaurantes, pastelarias com fabrico próprio e produtores locais.

Propostas não faltam, desde o peru assado no forno ao polvo à lagareiro, do bacalhau com couves ao lombo recheado, o Bolo-Rei e filhós a condizer com a tradição e um tinto da terra para acompanhar. Tudo à distância de um telefonema.

Este é o mote: Escolha, encomende, aprecie e apoie o que é local!

Consulte AQUI a ementa.

Continuar a ler

Agenda

Acácio Alferes apresenta livro no Torrão 

O mundo rural onde vivi – e outras memórias.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Apresentação de livro em Torrão, Alcácer do Sal

“O mundo rural onde vivi – e outras memórias”

A Biblioteca Maria Rosa Colaço, no Torrão, recebe no dia 7 de novembro (sábado), pelas 16h, a apresentação do livro “O mundo rural onde vivi – e outras memórias”, pelo seu autor, Acácio Alferes.

O evento, promovido pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal, é público, com lotação limitada às normas de segurança.

Biografia de Acácio Alferes 

“Nasci na Casa Branca do Sado no dia 10 de abril de 1939 e aí vivi até aos 16 anos.

Quando cheguei à idade escolar fui matriculado no posto escolar da barragem de Vale de Gaio, acabado de criar. Tinha então sete anos e, para ir à escola, tinha que ir a pé. Ia de madrugada, da Casa Branca à barragem, com um grupo de trabalhadores e regressava, já à noitinha, com os mesmos trabalhadores. Eram 13 quilómetros à ida e outros tantos no regresso.

Fiz os 1º e 2º anos do liceu no Torrão, com o professor Viegas. Do 3º ao 5º ano andei no liceu de Setúbal. Os 6º e 7º anos fi-los em Évora.

Em 1957 ingressei no Instituto Superior Técnico, mas em julho de 1961 tive que interromper os estudos por ter sido chamado para a tropa, donde saí em outubro de 1964. A partir dessa data e até janeiro de 1966 dei aulas na Escola Emídio Navarro, em Almada.

Como trabalhador-estudante, fiz os últimos três anos do meu curso de Engenharia Eletrotécnica, que terminei em 1967, já casado e com um filho.

Em janeiro de 1968 ingressei no ramo das telecomunicações dos CTT e, em julho, depois de um estágio em Aveiro, fui colocado em Évora. Aqui fui trabalhando até julho de 1994, quando fui saneado e despejado nos serviços centrais da empresa, em Lisboa.

Em julho de 1974 aceitei o convite de um grupo de democratas eborenses para fazer parte da Comissão Administrativa da Câmara de Évora.

Nas primeiras eleições autárquicas fui eleito pela FEPU para a Câmara e, mais modernamente, fui membro da Assembleia Municipal, eleito nas listas do Partido Socialista”.

Continuar a ler

Agenda

Associações culturais de Montemor-o-Novo ‘matam’ fome de cultura.

Iniciativa decorre até 19 deste mês de setembro.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Alma d’Arame e Oficinas do Convento retomaram a atividade cultural

“ReToma, duas associações unem-se em prol da cultura para evento único”

  • 41 eventos culturais acontecem durante oito dias em Montemor o-Novo;
  • Teatro, música, cinema, exposições e workshops são algumas das atividades que o publico vai encontrar no ReToma;

As Associações de âmbito cultural Alma d’Arame e Oficinas do Convento retomaram a atividade cultural com uma iniciativa conjunta a que deram o nome de “ReToma”.

Trata-se de um evento único, de carácter multidisciplinar, que entre os dias 10 e 19 de setembro está a invadir a cidade de Montemor o-Novo com um conjunto de espetáculos performativos nas áreas do teatro, cinema, performances, concertos, exposições e workshops.

Neste evento, o público é convidado a circular por Montemor-o-Novo e assistir aos espetáculos ao ar livre, em jardins, mercados, ruas ou pátios que dão palco a esta iniciativa.

«ReToma, queremos com este nome transmitir a ideia de fazer acontecer, mostrar que ultrapassamos os constrangimentos recentes, transversais a toda a sociedade, e que por isso estamos aqui, mais fortes do que nunca para fazer acontecer», afirma Tiago Fróis, Director Artístico do Oficinas do Convento.

Amândio Anastácio, diretor artístico da Alma d’Arame, afirma por sua vez «As duas associações têm propósitos distintos, mas partilham também muito em comum para além do espaço de Montemor-o-Novo onde coabitam, têm vontade de fazer e ir mais além.

Por isso preparamos um conjunto de performances artísticas, de várias áreas, que vão proporcionar ao público que vier assistir, uma experiência ímpar, rica e esperemos que satisfatória para saciar a “fome” de cultura dos últimos meses».

Veja AQUI a programação. Veja AQUI filme de espetáculo já realizado.

Continuar a ler

Agenda

‘Anjos’ promovem interior do Alentejo de bicicleta.

Vão percorrer em bicicleta, durante dez dias, mil quilómetros dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo”

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

“Embaixadores do Alentejo, Nelson e Sérgio Rosado, percorrem “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” em dez dias”

 “Iniciativa com o apoio da ERT”

A partir da aldeia da Mesquita, concelho de Mértola, os Anjos (os cantores Nelson e Sérgio Rosado) vão percorrer em bicicleta, durante dez dias, mil quilómetros dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo”, um produto turístico estruturado pela Entidade Regional de Turismo que atravessa todo o território.

No final de cada um dos dias do percurso, os Embaixadores do Alentejo vão dar a conhecer os locais por onde passaram, destacando o património cultural, paisagístico e edificado, mas também os alojamentos e a gastronomia da região, através de um vídeo que será partilhado nas redes sociais Facebook e Instagram.

Desafiados pelo presidente da Turismo do Alentejo / Ribatejo, com este périplo os irmãos Rosado pretendem promover o interior do país, com particular destaque o território alentejano e as suas múltiplas ofertas de fruição, através de um caminho que salvaguarda a essência do itinerário religioso.

A chegada a Santiago de Compostela está prevista para o dia 3 de julho, sendo que o último concelho alentejano por onde vão passar os Anjos será Nisa.

Continuar a ler

Agenda

Catarina Martins hoje em Évora.

Líder do BE ouve agentes culturais do Alentejo.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Reunião com agentes culturais

“Catarina Martins ouve queixas da cultura, em Évora”

A Coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, está esta manhã em Évora para ouvir as dificuldades com que os agentes culturais do interior se deparam e discutir as propostas emergentes para o sector da Cultura.

A reunião terá lugar às 10h00 no Armazém 8.

Continuar a ler

Agenda

Carlos Figueira expõe “Janelas do Alentejo” em Alcáçovas.

O Paço dos Henriques, acolhe de 19 de junho a 23 de agosto, a Exposição.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O Paço dos Henriques, em Alcáçovas, acolhe de 19 de junho a 23 de agosto, a Exposição “Janelas do Alentejo”, um projeto de Carlos Figueira.

“Carlos Figueira expõe “Janelas do Alentejo” no Paço dos Henriques”

A exposição surge no âmbito do projeto com o mesmo nome que teve início em 1993 e, é hoje, uma marca registada que pretende divulgar o património alentejano, através da interpretação de elementos arquitetónicos e outros.

As 40 peças em exposição, réplicas ou interpretações dos elementos originais, são feitas à mão com recurso a técnicas artesanais.

Natural de São Miguel de Machede, no concelho de Évora, Carlos Figueira, professor aposentado de educação visual e tecnológica, considera as Janelas do Alentejo um “portal de acesso à memória cultural de um povo rico em tradições”.

A exposição, promovida pelo Município de Viana do  Alentejo, pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Continuar a ler

Agenda

Montemor o Novo assinala 10 de junho com decorações

Montemor-o-Novo assinala 10 de junho com “De_Coração no Largo”

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Na véspera do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, uma equipa de trabalhadoras do Município de Montemor-o-Novo, no âmbito do projeto “De_ Coração no Largo”, embelezou o Largo dos Paços do Concelho com elementos construídos em material reciclado, representando quatro tipos de flores silvestres que crescem no Alentejo: estevas, rosmaninhos, papoilas e margaridas.

“Montemor-o-Novo assinala 10 de junho com De_Coração no Largo” 

Estas flores foram distribuídas em xailes, que nos remetem para o Fado, declarado em 2011 Património Imaterial da Humanidade, uma herança de todos os portugueses, porque cada um de nós, sente na pele, cada guitarrada, cada som saído da voz dos fadistas.

Numa das árvores do Largo dos Paços do Concelho, foi colocada uma Nau, símbolo do espírito aguerrido, destemido e lutador dos portugueses e alguns mobiles de livros como forma de elogiar a língua portuguesa e os seus autores.

Uma decoração resultante do trabalho de várias trabalhadoras do Município de Montemor-o-Novo, que com muita imaginação, construiu e fez acontecer esta iniciativa, que nos faz estar “De_Coração no Largo” a assinalar o Dia 10 de Junho.

Continuar a ler

Agenda

Certame que promove Tapete de Arraiolos com formato ‘online’ este ano

Este ano o Tapete está ‘online

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O evento anual de promoção do Tapete de Arraiolos, “O Tapete está na Rua”, assume este ano formato ‘online’, com conteúdos nas redes sociais e páginas de Internet municipais, entre terça-feira e domingo, devido à covid-19.

“O Tapete está na Rua”

Não tendo sido possível a realização do evento “O Tapete está na Rua’2020”, devido à pandemia Covid-19, a Câmara Municipal de Arraiolos, nos dias em que estava programada esta iniciativa, entre 9 e 14 de junho de 2020, promove uma abordagem diferenciada para promoção do Tapete de Arraiolos e da nossa terra: “O Tapete está On-Line”

O programa integra a apresentação de vídeos temáticos e retrospetivos do evento desde a primeira edição, em 2003, até 2019.

No dia 9/06/2020 o “Tapete está On-Line” divulga um vídeo que reúne imagens das cerimónias de inauguração dos vários anos e das muitas exposições.

Da programação constam as “Tertúlias à Distância”, onde mediante inscrição podes ter acesso  às referidas “tertúlias” com temáticas  diversas na área dos Tapetes de Arraiolos.

Todos os anos o concelho de Arraiolos  é visitado por milhares de pessoas, constituindo-se como um espaço privilegiado para promover os produtos tradicionais.

Dentro das condições e das medidas inseridas no plano de desconfinamento  pode visitar o CITA-Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, de terça a domingo no seguinte horário de funcionamento: 10.00H às 13.00H e 14.00H às 18.00H.

Continuar a ler

Agenda

Autoridade Marítima Nacional prepara época balnear em Sines

Com Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Fotos: TDS | Bruno Baltazar (direitos reservados)

O Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, participa esta quinta-feira, a partir da Capitania do Porto de Sines, numa reunião de trabalho da Autoridade Marítima Nacional.

“Pretende-se a preparação da Época Balnear 2020.”

A reunião conta com a participação do Almirante Autoridade Marítima Nacional e do Vice-Almirante Diretor-g​eral, bem como dos Capitães de Porto das 28 Capitanias dos Portos do Continente e Regiões Autónomas.

Terá lugar no Edifício Fialho, em Sines.

 

Continuar a ler

Agenda

Chuva na primeira quinzena de junho. “Lá se vão os feriados”

Más notícias para quem estava a contar com dias de praia e temperaturas altas na semana dos feriados.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

A primeira quinzena de junho vai ser mais fria do que o habitual e trará chuva, pelo menos na primeira semana do mês e também a partir de dia 10 de junho.

“Más notícias para quem estava a contar com dias de praia e temperaturas altas na semana dos feriados.”

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, “o estado do tempo no território continental, na primeira semana de junho, vai ser condicionado por uma região depressionária centrada a oeste da península ibérica e a norte do arquipélago da Madeira”.

O IPMA prevê “uma descida gradual dos valores da temperatura, em especial da máxima, sobretudo nas regiões do interior”.

As máximas não deverão ultrapassar os 30º graus “com tendência para uma pequena descida ao longo da semana” e a temperatura mínima deverá variar entre os 10.º e os 18º graus.

Continuar a ler

Agenda

Fronteiras com Espanha deverão ficar encerradas durante junho.

Ministro diz que não faz sentido reatar a fronteira terrestre enquanto em Espanha existir uma situação epidemiológica que exige acompanhamento.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O ministro da Administração Interna admitiu hoje manter encerradas as fronteiras terrestres e aérea com Espanha, enquanto existir uma quarentena interna no país vizinho.

“Declarações de Eduardo Cabrita aos jornalistas esta terça feira”

“Nós, neste momento, temos a fronteira terrestre encerrada até 15 de junho. Iremos analisando essa situação. Eu admito que, se as próprias autoridades espanholas já disseram que antes de 01 de julho não haverá liberdade de circulação, provavelmente temos de manter encerrada a fronteira terrestre todo este mês de junho”, afirmou Eduardo Cabrita.

O governante sublinhou que “não faz sentido reatar a fronteira terrestre enquanto em Espanha existir uma situação epidemiológica que exige acompanhamento e enquanto existir uma quarentena interna”.

Eduardo Cabrita lembrou, no entanto, que nesta altura é autorizada a circulação de trabalhadores transfronteiriços “dentro dos pontos de passagem autorizados” e a deslocação de trabalhadores sazonais.

Continuar a ler

Agenda

Praia fluvial de Monsaraz abre a 10 junho

A praia fluvial de Monsaraz foi inaugurada em 2017 e todos os anos recebeu a bandeira azul. Em 2019, foi atribuído à praia o primeiro prémio da Praia + Acessível, no âmbito do programa “Praia Acessível – Praia para Todos”.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Devido à pandemia de covid-19, o Município de Reguengos de Monsaraz decidiu não abrir no verão as piscinas municipais da cidade e optou pela implementação de melhores condições de segurança e de conforto para os banhistas na praia fluvial.

“A abertura da época balnear na praia fluvial de Monsaraz vai acontecer no dia 10 de junho.”

A autarquia vai colocar uma camada de areia mais fina em toda a praia e está a analisar a criação de novas zonas de sombreamento e para guarda-sóis.

A praia de Monsaraz terá as bandeiras verdes, amarelas e vermelhas que vão indicar a ocupação da praia, haverá uma zona de isolamento e vão ser cumpridas todas as regras de segurança definidas pelo Ministério do Ambiente e pela Direção-Geral da Saúde.

A câmara municipal não vai instalar este ano a piscina flutuante e não será permitido o estacionamento de viaturas fora do parque delimitado.

O galardão é conferido desde 2005 pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, pela Agência Portuguesa do Ambiente e pelo Turismo de Portugal às zonas balneares que se destacam pelas condições de acessibilidade, segurança, autonomia, conforto e independência que proporcionam às pessoas com mobilidade condicionada.

Assim, a praia de Monsaraz tem a bandeira azul, a bandeira de Praia Acessível e a classificação de Praia Saudável por ter as devidas normas de segurança e de qualidade do ambiente.

A praia tem 150 metros de extensão, uma torre de vigilância e posto para os nadadores salvadores, posto médico com desfibrilhador automático externo, duches públicos, cadeiras anfíbias, rampas de acesso à água para utilizadores com dificuldades de mobilidade e estacionamento para 500 lugares, incluindo para veículos de pessoas com mobilidade reduzida.

A zona da praia dispõe também de um espaço relvado adjacente ao estacionamento que faz a ligação ao areal. Neste relvado há sombreamentos e o areal tem toldos, para além das árvores existentes no local.

Os veraneantes podem ainda usufruir das infraestruturas do Centro Náutico de Monsaraz, nomeadamente um bar/restaurante, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água.

Na praia há também espaços para venda de artigos de praia, bebidas, comida rápida e gelados e os operadores disponibilizam passeios de barco e desportos náuticos.

Continuar a ler

Agenda

Campanha ‘Compre em Beja’ arranca dia 1 de junho

A campanha é válida de 1 de junho a 30 de setembro de 2020.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

No atual contexto de pandemia pelo novo coronavírus COVID-19 e atendendo aos constrangimentos socioeconómicos sentidos em todo o país o Município de Beja, desenvolve uma campanha que visa minimizar alguns dos impactos sentidos neste sector de atividade.

“O Município de Beja promove, a partir do dia 1 de junho, a campanha ‘Compre em Beja’, uma iniciativa que tem como objetivo valorizar, apoiar e estimular as compras no comércio local, no contexto da pandemia COVID-19.”

O Município de Beja tem desenvolvido um conjunto de projetos e medidas de política pública local, com o objetivo de garantir o desenvolvimento e a coesão social e territorial, com vista à melhoria da qualidade de vida e bem estar de todos os seus munícipes.

No caso em concreto, desenvolveu a presente campanha de apoio e promoção do comércio local designada ‘Compre em Beja’, como estímulo à recuperação da confiança dos empresários, da economia local, sensibilizando os munícipes para a importância do seu contributo nesta fase de grande desafio para este território.

A campanha consiste no sorteio de cinco prémios mensais de valor global de 2.500 euros, oferecidos pela Câmara Municipal de Beja, a quem realizar as suas compras no comércio local e participar.

A campanha é válida de 1 de junho a 30 de setembro de 2020.

Continuar a ler

Agenda

Évora Plaza anuncia reabertura generalizada do Centro Comercial.

Espaço adopta medidas da DGS

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

As lojas que ainda permanecem encerradas por força da legislação em vigor, vão reabrir no próximo dia 1 de junho.

“Lojas abrem, na sua totalidade, já no próximo dia 1 de junho”

O Centro Comercial estará a funcionar com todas as suas lojas, proporcionando de novo uma oferta equilibrada de várias marcas de moda, lazer, tecnologia, serviços e restauração.

Refira-se que o Centro Comercial esteve sempre em funcionamento, permitindo que determinadas lojas pudessem oferecer os seus produtos e serviços considerados essenciais durante a declaração do estado de emergência.

“A retoma da sua atividade normal irá permitir dar continuidade ao importante marco reconhecido no desenvolvimento económico da Região”, refere a administração em comunicado.

O Évora Plaza tem 700 postos de trabalho diretos criados, desde a sua abertura em 2017.

Com a readaptação às novas regras exigidas pela DGS, foram implementados criteriosos procedimentos de desinfeção, higienização e segurança. O uso da máscara, a diferenciação dos fluxos das entradas/saídas, circulação no interior do Centro, dispensadores para higienização das mãos, sinalética informativa, formação das equipas residentes, são algumas das medidas implementadas.

Continuar a ler

Agenda

‘Águas do Alentejo’ inaugura hoje novas infraestruturas de abastecimento em Ourique

Investimento de cerca de 7,11 milhões de euros

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Uma conduta de ligação entre Garvão e Santa Luzia, uma estação elevatória em Ourique, uma conduta elevatória entre Ourique e a Aldeia de Palheiros e ainda um reservatório elevado nesta povoação, vão permitir aumentar a garantia do abastecimento de água a estas duas povoações do município de Ourique.

” investimento de cerca de 7,11 milhões de euros”

As referidas infraestruturas integram-se em duas empreitadas, que abrangem um conjunto mais vasto de intervenções e que totalizam um investimento de cerca de 7,11 milhões de euros, cofinanciado pela União Europeia através do PO SEUR.

Estas infraestruturas integram o sistema de abastecimento de água de Monte da Rocha, gerido pela Águas Públicas do Alentejo e serão inauguradas hoje, pelas 16h00.

Na ocasião estarão presentes os representantes dos órgãos autárquicos do Município de Ourique, representantes de cada partido político com assento na Assembleia Municipal de Ourique e representantes das Águas Públicas do Alentejo.

Continuar a ler

Agenda

Dia Municipal do Bombeiro com homenagem simbólica

A partir de 22 de maio, visite a mostra fotográfica digital “Uma Imagem, Mil Estórias” em Palmela.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O Dia Municipal do Bombeiro é, este ano, comemorado de forma mais singela, com um conjunto de iniciativas nos canais digitais do Município, face à atual situação de saúde pública.

“A partir de 22 de maio, visite a mostra fotográfica digital “Uma Imagem, Mil Estórias” e conheça a origem e a evolução das Associações dos Bombeiros do Concelho de Palmela.”

No dia 24, assista também online ao filme “Bombeiros – Voluntários por Opção, Profissionais na Ação”. No mesmo dia, às 9h00, de forma simbólica, nos quartéis dos Bombeiros de Águas de Moura, Palmela e Pinhal Novo, haverá o hastear das bandeiras e o toque de sirene em simultâneo.

As comemorações são uma organização conjunta da Câmara Municipal de Palmela e das Associações dos Bombeiros do Concelho de Palmela.

Continuar a ler

Agenda

Vigília pela Cultura em 12 locais entre eles Évora, Setúbal e Almada.

Grupo informal de profissionais da cultura e das artes vai promover vigília dia 21 maio.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Um grupo informal de profissionais da cultura e das artes vai promover uma vigília (Vigília Cultura e Artes) no próximo dia 21 de maio.

“A vigília vai acontecer, em Lisboa; na Madeira (Funchal), em Faro, nas Caldas da Rainha, em Setúbal, no Porto, em Aveiro, em Vila do Conde, em Santa Maria da Feira, em Almada, em Coimbra e em Évora.”

Esta  em frente ao Templo Romano, das 9h as (falta  saber o horario do ultimo turno) .

Esta é uma ação consciente e cumpre as normas de segurança em vigor por conta do estado de calamidade devido à pandemia covid-19.

Será, por isso, dividida em turnos de 10 pessoas que se vão revezando, fazendo assim cumprir a regra do distanciamento social.

A Vigília Cultura e Artes pretende;

– visibilizar a luta travada por todos os profissionais da cultura e das artes que ficaram sem qualquer fonte de rendimento

– dar destaque  as escassas medidas implementadas pelo Estado e Ministério da Cultura, 

– chamar a  atençao para  a  falta  de  apoios suficientes para  os profissionais do sector

. Exigir uma estratégia a curto, médio e longo prazo para a cultura.

– A aprovação de um fundo de emergência efetivo

– o reconhecimento das profissões ligadas à cultura, a criação de um estatuto que garanta uma proteção eficaz a todos os que nelas trabalham e a criação de uma política cultural ajustada às necessidades do setor são algumas das reivindicações que estão na base desta vigília.

Continuar a ler

Agenda

Capela dos Ossos reabre amanhã.

Núcleo Museológico de Arte Sacra e a Colecção de Presépios Canha da Silva também reabre.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

A partir da próxima terça-feira, 19 de Maio, reabrem a Capela dos Ossos, o Núcleo Museológico de Arte Sacra e a Colecção de Presépios Canha da Silva.

“Capela dos Ossos reabre amanhã.”

Seguindo o calendário de desconfinamento da pandemia estabelecido pelas autoridades de saúde vamos reabrir aos visitantes no próximo dia 19, terça-feira , no horário normal de Verão, das 9H00 às 19H00 (última entrada às 18H30).

Aplicam-se as regras gerais amplamente divulgadas: uso obrigatório de máscara, desinfecção das mãos à entrada e à saída e distanciamento entre as pessoas.

Nesta fase a lotação da Capela dos Ossos fica limitada a 10 pessoas em simultâneo para permitir o distanciamento mínimo.

A abertura da igreja e os serviços religiosos serão retomados no domingo, dia 31.

Continuar a ler

Agenda

Camião da Esperança faz testes COVID’19 em Viana do Alentejo

O Camião da Esperança, totalmente equipado e com profissionais de saúde vai percorrer o país até ao dia 19 de maio.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O Concelho de Viana o Alentejo vai receber amanhã quinta-feira, dia 7 de maio, o Camião da Esperança, uma unidade móvel que irá efetuar testes à COVID’19, em regime ambulatório.

“O Camião da Esperança, totalmente equipado e com profissionais de saúde vai percorrer o país até ao dia 19 de maio.”

A iniciativa da TVI, Rádio Comercial e Galp e que conta com o apoio do Município de Viana, vai estar junto ao Quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo entre as 9h30 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 17h30, para efetuar testes a pessoas que apresentem prescrição médica, emitida pelos Serviços de saúde, e a profissionais mais expostos, como por exemplo bombeiros e Cruz Vermelha.

Esta iniciativa pretende minimizar o impacto da pandemia no interior do país, aumentando o número de testes em zonas onde há menor mobilidade.

Este projeto que prevê efetuar cerca de 100 testes por dia à COVID’19, tem ainda como finalidade apoiar e providenciar tratamento, mantendo a continuidade de cuidados de saúde e de outros serviços essenciais.

São parceiros deste projeto a Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, a Globalsport, a Mundipharma, a KPMG, a Planetiers e a Unilabs.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Categorias

ARQUIVO

error: Content is protected !!