Últimas:
Festa do Arroz em Ponte de Sor – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Gastronomia

Festa do Arroz em Ponte de Sor

A 9ª edição decorre já no próximo sábado.

Publicado

em

Festa do Arroz de regresso ao Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor

No próximo sábado, dia 21 de maio, a Festa do Arroz está de volta ao Centro de Artes e Cultura, para a sua 9ª edição.

Com um programa cultural diverso, onde se destaca a cozinha, doçaria, história, pintura e atuações musicais que prometem proporcionar momentos intensos a quem visitar Ponte de Sor neste dia.

O evento inicia-se às 15h00 com uma sessão de cozinha ao vivo pela sobejamente conhecida Tia Cátia, seguindo-se o tão desejado Concurso de Arroz-Doce! Este concurso é uma iniciativa destinada à celebração do arroz enquanto elemento de identidade local.

Esta iguaria faz parte da doçaria tradicional portuguesa e é apreciada em todas as regiões de Portugal, ainda que apresente pequenas variações regionais. O Concurso Arroz-Doce visa premiar as melhores receitas deste doce, com prémios para os três melhores participantes, nas modalidades “tradicional” e “inovador”.

Outro dos momentos altos da Festa do Arroz é a inauguração do Museu Municipal de Ponte de Sor e do Mural de pintura de Guga Liuzzi.

Para fechar com chave de ouro o evento, está marcado para as 18h00 um espetáculo cultural e musical com Vitorino, Monda, Ensemble Ibérico e Vozes do Montado.

Agenda

Obesidade agravou com a pandemia. Reguengos quer ajudar na reeducação alimentar

Workshops gratuitos sobre reeducação alimentar começam hoje em Reguengos de Monsaraz

Publicado

em

A obesidade e o excesso de peso têm dimensão de epidemia nos países europeus e o cenário piorou com a pandemia. Os dados foram revelados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e dão conta que a obesidade atinge 23,3% da população na Europa, a segunda taxa mais alta do mundo, a seguir às Américas.

O Município de Reguengos de Monsaraz está focado no problema e começa hoje a fazer workshops sobre reeducação alimentar e saúde psicológica em todas as localidades do concelho.

As sessões são gratuitas e abertas à população a partir dos 55 anos de idade, em grupos com o mínimo de quatro participantes, devendo cada pessoa efetuar a inscrição até dois dias antes do workshop na junta de freguesia da área de residência.

Os workshops intitulam-se “Rótulos dos Alimentos – como interpretar e mudar comportamentos” e são dinamizados pela nutricionista Anabela Gaspar e pelo psicólogo Rui Paixão. 

Os primeiros workshops começaram hoje na antiga junta de freguesia de São Marcos do Campo e na Sociedade Recreativa Campinhense, no Campinho. 

No dia 16 de maio haverá sessões às 9.30 na Sociedade União e Progresso Aldematense, em S. Pedro do Corval, e pelas 11 horas na antiga escola primária de Motrinos.

Este ciclo de workshops continua no dia 18 de maio, às 9.30, no pavilhão gimnodesportivo de Reguengos de Monsaraz, seguindo-se pelas 11 horas no Centro Cultural Caridadense 1.º de Maio, na Caridade. No dia seguinte realizam-se sessões às 9.30 no Centro Cultural Cumeadense, na Cumeada, e pelas 11 horas na Sociedade União Perolivense, nas Perolivas.

No dia 23 de maio os workshops “Rótulos dos Alimentos – como interpretar e mudar comportamentos” decorrem às 9.30 na Casa do Cante, no Telheiro, e a partir das 11 horas na Igreja de Santiago, em Monsaraz. O Centro de Convívio da Barrada recebe a sessão no dia 26 de maio pelas 9.30, seguindo-se pelas 11 horas no Centro Cultural do Outeiro.

Os últimos workshops realizam-se no dia 27 de maio às 9.30 horas na Sociedade de Santo António do Baldio e às 11 horas na Sociedade de Carrapatelo.

Continuar a ler

Gastronomia

Feira da Bifana regressa a Vendas Novas

A abertura de portas está marcada para as 18h00 de dia 20, e de fecho para as 0h00 do dia 22.

Publicado

em

Dois anos depois

Vendas Novas volta a ter Feira da Bifana

Depois de dois anos de interregno, o Município de Vendas Novas volta a organizar a Feira da Bifana, iniciativa que decorre de 20 a 22 de maio, na Parada D. Pedro V (junto à Câmara Municipal), contando com a participação de oito estabelecimentos locais detentores da marca “Bifanas de Vendas Novas”.

A abertura de portas está marcada para as 18h00 de dia 20, e de fecho para as 0h00 do dia 22.

O objetivo da realização do certame é consolidar Vendas Novas enquanto Capital da Bifana, criar diferenciação deste produto em relação a outros produtos similares, promovendo os estabelecimentos participantes e o território enquanto destino gastronómico.

Nesta terceira edição pode-se experimentar a verdadeira e única bifana de Vendas Novas, apresentada pelas casas “100% Bifanas Originais”; “Bifanas & Companhia”; “A Chaminé”; “QM QB”; “Mercado das Bifanas”; “Mostarda QB”; “O Silva”, e a Rulote “O Menino de Ouro”.

A animação cultural será assegurada por Miguel Azevedo, Remember Revival Band e Sons do Minho. A estes juntam-se as bandas de rua “Ruído à Portuguesa”, “Bandinha Amigos da Música” e “Toma Lá 5”, cante alentejano com “Era uma Vez…O Cante”, a Tuna da Escola Secundária de Vendas Novas e bailes com Thy-Subry e Telmo Falcão.

Haverá também artesanato, produtos locais e divertimentos infantis e o concurso “Rei & Rainha da Bifana” voltará a premiar quem conseguir comer mais bifanas em 10 minutos.

A Feira da Bifana tem entrada gratuita e conta com a parceria da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo; patrocínio da Super Bock e Rubis Gás; apoio da Paladin, A Panificadora Central de Vendas Novas e do IEFP.

Continuar a ler

Gastronomia

CEBAL promove Feira Gastronómica do Cardo na 38ª Ovibeja

Realiza-se entre os dias 21 e 25 de abril.

Publicado

em

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), conjuntamente com a Universidade de Évora (UÉvora) e o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), irão realizar, no âmbito da 38a Ovibeja, a Feira Gastronómica do Cardo, entre os dias 21 e 25 de abril.

“Esta Feira pretende promover a utilização gastronómica do cardo.”

Esta iniciativa terá uma programação de atividades diária variada desde conversas com investigadores, especialistas em gastronomia e produtores de cardo, sessões de show-cooking com chefs de cozinha, até provas de queijos e outros produtos confecionados com esta planta.

A Feira Gastronómica do Cardo, enquadrada na programação da 38a Ovibeja, decorrerá a partir das 15h00 e até às 18h30, no stand CEBAL, em articulação com o Espaço Show Cooking da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), ambos localizados no Pavilhão Institucional.

O cardo é um recurso endógeno cuja principal valorização é a utilização da flor para a produção de queijo, mas que o conhecimento atual evidencia a multifuncionalidade desta planta, como fonte de bioingredientes de interesse para as indústrias alimentar e farmacêutica, bem como fonte de biomassa para diferentes aplicações industriais.

Continuar a ler

ÚLTIMAS

Facebook

x
error: O conteúdo está protegido!!