Siga-nos

Sociedade

Festa da Coqueira panelas já estão ao lume

Esta festa organizada pela Associação Sociocultural da Aldeia Nova de S. Lourenço de Canal Caveira com o apoio do Município de Grândola, é também uma homenagem à Coqueira, a mulher que naqueles tempos cozinhava a comida para os trabalhadores do campo que andavam na monda, ceifa e na tira da cortiça.

Avatar

Publicado

em

Canal Caveira, no concelho de Grândola, dá a conhecer este fim-de-semana ( 4 e 5 de maio) na Festa da Coqueira, tradições gastronómicas do campo como “Jantarinho de Carrasquinhas”, “Jantarinho de Catacuzes” e “Jantarinho de Acelgas”.

Costumes e tradições gastronómicas do campo

A proximidade com a natureza onde predomina uma grande e rica variedade de plantas aromáticas, foi fundamental no início do seculo XX para a descoberta e confeção de novas receitas, com “acelgas”, “catacuzes” ou “carrasquinhas”.

O grande destaque da Festa da Coqueira vai para sábado, onde a partir das 08h30 da manhã é possível assistir à recriação histórica do “coque”, com a tradicional confeção da comida no fogo de chão, em panelas de barro. Segue-se um almoço típico onde se pode apreciar “Jantarinho com Carrasquinhas”, “Jantarinho com Catacuzes” e “Jantarinho com Acelgas”

Sociedade

Onda de calor a partir de segunda feira

Termómetros voltam a registar valores na ordem dos 40ºC

TDS noticias

Publicado

em

Já não é novidade mas desta vez merece ‘anuncio’ do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O Alentejo vai registar temperaturas  nas ordem dos 40ºC na próxima semana.

As temperaturas elevadas irão registar-se não só no Alentejo como em todo o país e em toda a Europa.

“Esta subida da temperatura irá fazer-se sentir a partir de segunda-feira no território do continente, em especial nas regiões mais interiores”, segundo refere o Comunicado do IPMA. 

“Nestas regiões, a temperatura máxima atingirá valores de 40°C, ou próximos, em alguns locais, assim como em muitas regiões da parte central e sul de Espanha”, conclui.

Esta subida da temperatura do ar deve-se à persistência de uma região de altas pressões sobre o Mediterrâneo Ocidental e França e ao consequente transporte de ar muito quente do Norte de África e do interior da Península Ibérica.

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento