Siga-nos

Agenda

Fernando Daniel, Azúcar Moreno e Os Vocalistas no Santo António em Reguengos de Monsaraz

A inauguração das Festas de Santo António vai decorrer no dia 12 de junho, às 18h30, no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições. Pelas 22h começam a desfilar e a atuar as marchas populares.

TDS noticias

Publicado

em

As Festas de Santo António em Reguengos de Monsaraz vão decorrer entre os dias 12 e 16 de junho no Parque de Feiras e Exposições.

A banda sonora das festividades em honra do padroeiro de Reguengos de Monsaraz integra concertos com Fernando Daniel, Azúcar Moreno, Os Vocalistas, Grupo Republika e a banda Remember de tributo aos anos 80 e 90 do século passado. O programa terá ainda as tradicionais marchas populares e a quinta edição da feira de vinhos ViniReguengos, onde poderão ser degustadas dezenas de marcas de vinhos portugueses.

A inauguração das Festas de Santo António vai decorrer no dia 12 de junho, às 18h30, no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições. Pelas 22h começam a desfilar e a atuar as marchas populares, que este ano são compostas pelas marchas infantis das Atividades de Animação e Apoio à Família do Jardim de Infância de Reguengos de Monsaraz e do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, e pelas de adultos do Câmara Reguengos Clube, do Núcleo Sportinguista de Reguengos de Monsaraz e da Ani + Reguengos – Associação de Proteção de Animais de Reguengos de Monsaraz. A primeira noite das festividades terá ainda um espetáculo pirotécnico à meia-noite, seguindo-se a atuação do Grupo Republika, uma banda que tem o palco num camião.

No dia 13 de junho, dia de Santo António, o programa das festividades inicia-se às 10h com a cerimónia do içar das bandeiras nos Paços do Concelho. Pelas 10h30 concentram-se na Praça da Liberdade as Imagens dos Padroeiros das Comunidades Cristãs do concelho, seguindo-se meia hora depois a Eucaristia.

Às 22h voltam a desfilar e a atuar as tradicionais marchas populares e pelas 23h30 cantam Os Vocalistas. Este projeto originário de Beja foi formado em 2015 e apresenta um repertório baseado no Cante Alentejano. A partir da meia-noite e meia hora realiza-se um baile popular com o Duo Ritmus.

No dia 14 de junho, às 22h30, sobe ao palco Fernando Daniel, cantor que ficou conhecido por vencer o programa The Voice Portugal em 2016. Fernando Daniel lançou o seu primeiro álbum, “Salto”, de onde extraiu as músicas “Espera”, “Nada Mais” e “Mágoa” que se tornaram sucessos nas rádios e atingiram dezenas de milhões de visualizações no You Tube. O cantor apresentou recentemente o tema “Tal como sou”, que será o primeiro single do seu novo álbum.

À meia-noite abre a pista de dança do Reguengos Emotions com a dupla K.R.A.S.H., constituída pelo dj e produtor Henri Josh e pelo MC Katorz. Com mais de 10 anos de carreira e centenas de espetáculos, Henri Josh e MC Katorz vão misturar as melhores músicas eletrónicas, Hip Hop e House.

No dia 15 de junho, pelas 11h, realiza-se o XI Desfile de Fanfarras de Bombeiros Voluntários pelas ruas da cidade, com a participação das fanfarras de Reguengos de Monsaraz, Montemor-o-Novo, Arraiolos, Cacilhas, Vila Viçosa e Alcabideche. A Praça de Toiros José Mestre Batista recebe às 18h uma corrida de toiros em homenagem ao ganadeiro Luís Rocha, com os cavaleiros João Moura Jr, João Ribeiro Telles e Luís Rouxinol Jr.. Os forcados de Monsaraz e de Montemor-o-Novo vão pegar toiros da ganadaria Luís Rocha.

Pelas 22h30 sobem ao palco das festas a dupla Azúcar Moreno, constituída pelas irmãs Toñi e Encarna Salazar. Naturais de Badajoz, as Azúcar Moreno têm 39 anos de carreira, 23 álbuns editados, 35 discos de ouro, 18 discos de platina e mais de seis milhões de discos vendidos em todo o mundo. A partir da meia-noite, o Reguengos Emotions recebe o Dj Grouse, acompanhado por Martin, dos Santos e Pecadores, com uma atuação de saxofone e percussão.

O último dia das Festas de Santo António terá, às 22h30, o concerto com a banda Remember, que vai tocar os maiores sucessos musicais das décadas de 1980 e 1990. A fechar as festividades, a partir da meia-noite, vai estar o Dj Plastiks a misturar música no Reguengos Emotions.

No Parque de Feiras e Exposições haverá também ao dispor dos visitantes várias tasquinhas e bares. Os bilhetes para as Festas de Santo António custam 4 euros nos dias 14 e 15 de junho. Poderá também ser adquirida a pulseira jovem (até aos 29 anos), que pelo valor de 4 euros dará acesso a todos os espetáculos, assim como o bilhete único, que custa 5 euros. Os munícipes com Cartão Social têm entrada grátis.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Agenda

Monsaraz recebe a escola de verão de assuntos europeus. Carlos Moedas, Mário Centeno e José Calixto entre os oradores.

Trabalhos contam com 40 jovens estudantes universitários portugueses, entre os 18 e os 30 anos, de todos os pontos do País.

TDS noticias

Publicado

em

A terceira edição do Summer CEmp arranca dia 27 de agosto em Monsaraz.

O Comissário europeu Carlos Moedas os ministros Mário Centeno e Tiago Brandão Rodrigues, o autarca de Reguengos de Monsaraz José Calixto, estão entre os mais de 70 oradores.

O Summer CEmp

O Summer CEmp é a escola de verão de assuntos europeus que junta os protagonistas de Portugal na Europa com os jovens portugueses. É um formato intensivo e interativo de aprendizagem como debates, exercícios práticos e conversas para entender melhor o projeto Europeu. Nasce da necessidade de envolver os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia, os possíveis cenários de futuro após os 60 anos da sua fundação e o papel da Comissão Europeia. São mais de 70 protagonistas da sociedade portuguesa com 40 jovens universitários para discutir o futuro da Europa. Em quatro dias, este grupo diverso de jovens dinâmicos vai dialogar com um leque de protagonistas da atualidade política e mediática portuguesa e europeia. É uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal e organizado com o apoio da Câmara Municipal de Monsaraz.

Quando? A 3ª edição do Summer CEmp acontece de 27 a 30 de agosto de 2019.

Onde? Em Monsaraz, distrito de Évora. Num cenário rural e inspirador, o debate faz-se na interação com a população local e com o património cultural e natural.

Para quem? Para 40 jovens estudantes universitários portugueses, entre os 18 e os 30 anos, de todos os pontos do País. A maioria tem formação na área das relações internacionais, ciência política, comunicação e jornalismo, mas há vários participantes com formação em economia, engenharias e medicina. É um grupo heterogéneo mas em comum estes jovens têm uma grande motivação para discutir a Europa. Muitos têm uma participação ativa nas suas comunidades, quer por via partidária ou de associativismo. A participação dos jovens é gratuita e a seleção foi feita por concurso, com base no seu perfil e motivação.

Agenda: Conversas inesperadas com cerca de oradores de alto nível – políticos, jornalistas, empresários, académicos, artistas – compõem o eixo central do programa. Misturadas com uma variedade de atividades práticas aproveitando os recursos do grupo e da vila.

Quem vai estar em Monsaraz:

Ana Paula Amendoeira, oradora:

  • Diretora Regional da Cultura do Alentejo e assistente convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra nos departamentos de Arqueologia e História da Arte. Doutoranda na Universidade de Paris 4 Sorbonne no Instituto de Geografia, na área de investigação sobre património mundial e Mestre em Recuperação do Património Arquitetónico e Paisagístico, pela Universidade de Évora. Diplomada em Administração de Projetos Culturais pela Fundação Marcel Hicter, Conselho da Europa, em 2001. Foi Chefe da Divisão de Ação Cultural, Educação e Ação Social do Município de Reguengos de Monsaraz entre 1998 e 2008.

Carlos Moedas, orador:

  • Licenciado em Engenharia Civil (Instituto Superior Técnico de Lisboa) com um MBA (Harvard Business School) atualmente é o Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação. Anteriormente foi Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro de Portugal (2011-2014), Deputado à Assembleia da República (2011), Conselheiro económico principal do PSD (2010-2011).

Francisco Guerreiro, orador:

  • Francisco Guerreiro nasceu no Alentejo, em Santiago do Cacém, a 12 de setembro de 1984. Estudou em Coimbra onde se licenciou em Comunicação Social pelo Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Educação. É militante do PAN desde 2012, membro da Comissão Política Nacional desde 2013 e coordenador da Secretaria de Comunicação desde 2014. Atualmente é assessor parlamentar do PAN, acompanhando a Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação. Nas Europeias 2014 foi terceiro na lista de candidatura do PAN. No que toca a Eleições Legislativas, é segundo na lista pelo círculo de Lisboa, distrito que elegeu o deputado André Silva. Foi candidato à presidência da Câmara Municipal de Coimbra nas Autárquicas 2014 e à Câmara Municipal de Cascais nas Autárquicas 2017, que obteve 4.56% dos votos e a eleição de duas deputadas municipais. Atualmente reside em Cascais. É casado e tem duas filhas. Da família fazem também parte dois gatos adotados e uma coelha. Vê nas viagens e na leitura duas formas de aprendizagens enriquecedoras. Aprecia atividades ao ar livre e sempre que pode envolve-se e incentiva à participação em ações de recolha e limpeza de lixo em florestas e praias nacionais. Nas eleições Europeias de 26 de maio de 2019 foi eleito como membro do parlamento Europeu.

Grupo de cante Alentejano de Monsaraz, oradores:

  • Monsaraz, terra de excelentes vozes, teve o seu primeiro grupo coral, dedicado à divulgação do cante alentejano, em princípios de 1975. Em 2003, renasce novamente o “Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz”, composto maioritariamente por pessoal nascido e residente na nossa freguesia, e com profissões nas mais variadas áreas, desde a pastorícia à indústria da restauração e hotelaria. O Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, escolheu para seu traje um fato domingueiro em uso nesta região nos fins do século XIX princípio do século XX.

José Calixto, orador:

  • José Calixto, nascido em Reguengos de Monsaraz, é presidente desta Câmara Municipal desde outubro de 2009, exercendo ainda as funções de presidente da RECEVIN, Rede Europeia de Cidades do Vinho integrada por mais de 600 cidades; presidente do Conselho de Administração da ADRAL, Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, entre outros. É membro efetivo do Conselho Mundial das Cidades e Governos Locais Unidos em representação de Portugal e, no comité das regiões, em Bruxelas, assume a liderança política do projeto RegHub – Network of Regional Hubs for EU Policy Implementation, que envolve 20 regiões europeias, no período 2019-2020. Exerceu a sua profissão de economista e administrador em várias empresas do sector automóvel e serviços financeiros. Publicou um livro sobre integração do sistema bancário português na comunidade europeia e um segundo com a compilação de uma década de artigos na imprensa local.

Mário Centeno, orador:

  • Nasceu em Olhão, em 1966. É Ministro das Finanças do XXI Governo Constitucional e deputado à Assembleia da República. Preside o Eurogrupo desde 2017, assim como o Conselho de Governadores do Mecanismo Europeu de Estabilidade. É doutorado em Economia na Harvard University, Mestre em Economia na Harvard University, E.U.A, Mestre em Matemática Aplicada no ISEG-UTL e licenciado em Economia pelo ISEG-UTL.

Mizette Nielsen, oradora:

·         Holandesa, chega a Portugal em 1962. Foi diretora de agências de modelos, viveu no Brasil onde se começou a dedicar aos têxteis. Regressa a Portugal e funda uma cooperativa têxtil. A pedido do então Secretário de Estado da Cultura, David Mourão Ferreira, investiga o que se passa na Beira no âmbito de um programa para a reintegração de tecelões. Começa, desta forma, a sua paixão pelo tear de lançadeira. Em 1979, compra a Fábrica Alentejana de Lanifícios em Reguengos de Monsaraz que passou a ser a sua casa, sendo hoje a “guardiã da manta alentejana”.

Roberto Pereira Grilo, orador:

  • Nasceu em 1972. É Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e Presidente da Comissão Diretiva do Alentejo 2020 desde julho de 2015. Entre abril 2009 e 2012, foi Técnico Superior na área de Economia do Gabinete de Apoio ao Investimento e à Turística da Turismo do Alentejo. Além disso, e entre outras atividades, foi Presidente do Conselho Fiscal da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Moravis (2005-2007) e colaborador na área comercial, financeira e gestão de clientes do Grupo Finibanco, S.A. (2007-2009). É licenciado em Economia pela Universidade de Évora e possui um curso de especialização de mestrado em Relações Internacionais e Estudos Europeus pela mesma instituição.

Tiago Brandão Rodrigues, orador:

  • Ministro da Educação, doutorou-se em Bioquímica (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra), foi investigador na área da oncologia no Cancer Research UK da Universidade de Cambridge e deputado à Assembleia da República na XIII Legislatura pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Agosto 2019
S T Q Q S S D
« Jul    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul