Siga-nos

Festas Populares

Feira Nova de Outubro realiza-se na margem sul de Alcácer do Sal

Parque de Feiras de Alcácer do Sal em remodelação

TDS noticias

Publicado

em

A emblemática Feira Nova de Outubro vai realizar-se na margem sul da cidade de Alcácer do Sal este ano e também no próximo.

A ter lugar nos dias 4, 5 e 6 de outubro, o certame transita temporariamente para esta localização em virtude da realização das obras de reconversão urbanística do parque de feiras, que arrancam este mês de julho e se prolongam por dois anos, representando um investimento global de 4,5 milhões de euros, comparticipados por financiamentos comunitários.

A Feira Nova de Outubro vai ficar instalada entre a ponte metálica e a ponte pedonal, ocupando toda a margem sul da cidade com expositores institucionais, ofertas variadas de feirantes (incluindo os tão ansiados primeiros frutos secos da época), divertimentos para crianças e adultos, uma tenda com palco de concertos e tasquinhas e ainda roulottes de comes e bebes.

A Feira Nova de Outubro  teve origem numa Provisão datada de 13 de março de 1782 (reinado de D. Maria I). Enviada à Câmara Municipal de Alcácer do Sal, determinava a Provisão que no primeiro domingo de outubro de cada ano haveria uma feira franca por três dias. Assim tem sido desde então, com o certame promovido pela autarquia a ser hoje reconhecido como uma das marcas identitárias do município.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Festas Populares

Festival do Tomate em Alvalade Sado de 6 a 8 de setembro

O Festival do Tomate faz-se também com animação musical, com Cláudio Rosário, dia 6, e Carla Nunes, dia 7, no Jardim da Mimosa a partir das 21h30.

TDS noticias

Publicado

em

O 5.º Festival do Tomate de Alvalade | Mimosa realiza-se de 6 a 8 de setembro e nos menus dos restaurantes aderentes.

Não vão faltar entradas, pratos principais e sobremesas onde o tomate dá o mote e o sabor.

A história deste fruto ganha protagonismo na Europa no final do século XVI, sendo introduzido rapidamente na cultura gastronómica portuguesa.

O cultivo de tomate na região de Alvalade começou em 1959, tendo a sua produção atingido nos anos de 1973 a 1975 o seu ponto alto com uma área de plantação de 1600 ha. A partir de 1962, entrou em funcionamento a maior fábrica de concentrado de tomate do país. Atualmente a produção é feita de forma sustentável, recorrendo a métodos e tecnologias eficazes, assegurada graças à boa adaptação da cultura ao clima e aos solos desta Freguesia bem como à água de Campilhas e do Alto Sado.

O tomate é uma excelente fonte de vitaminas, ácido fólico e compostos antioxidantes como o licopeno. Os efeitos do licopeno no ser humano traduzem-se de várias formas como na saúde óssea, na função cognitiva, no controlo do peso do corpo, na proteção da pele e do sistema imunológico.

Participaram na edição 2019 do Festival do Tomate os restaurantes: Restaurante O Bombeiro, Churrasqueira da Mimosa, Restaurante e Pizzaria Cosa Nostra, Restaurante São Sebastião da Mimosa, Casa das Bifanas O Messias. Todos apresentam pratos em que o tomate, este fruto que passa por legume, mostra a sua versatilidade.

Promovido pelaCâmara Municipal de Santiago do Cacém com o apoio da Junta de Freguesia de Alvalade e da Alensado, Cooperativa Agrícola do Sado, CRL. A iniciativa pretende dinamizar a economia local promovendo um produto de excelência e salvaguardando o património gastronómico da Freguesia.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Setembro 2019
S T Q Q S S D
« Ago    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul - Web Development by IDEIAS FRESCAS https://ideiasfrescas.com