Últimas:
Feira Medieval Ibérica de Avis sob o tema de ‘Guerra, Paz e Alianças’. – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Agenda

Feira Medieval Ibérica de Avis sob o tema de ‘Guerra, Paz e Alianças’.

Tema desta edição: “D. João I e a Ínclita Geração – Guerra, Paz e Alianças”

Publicado

em

Avis 13 a 15 de maio

Feira Medieval Ibérica regressa em força

A Feira Medieval Ibérica de Avis regressa ao centro histórico da vila de Avis, no distrito de Portalegre, entre os dias 13 e 15 de maio, depois de dois anos de ausência devido à pandemia por covid-19.

Este evento anual, que se realiza desde 2003, traz habitualmente a Avis largas centenas de visitantes.

É de entrada livre e segue pela noite dentro num fim de semana histórico.

O evento está pensado para atrair famílias para vivenciar a história e as tradições, num cenário contextualizado pelo património arquitetónico.

Dispõe de um espaço lúdico para as crianças com atividades pedagógicas.

Para comer, os visitantes dispõem da zona do “Terreiro do Convento” com tasquinhas exploradas por associações e coletividades locais e que apresentam ementas diversificadas com produtos típicos da região. Existem também outros espaços de venda de comidas como os kebab vendidos pelos “árabes” na zona da “mouraria”, ou outros espaços de venda de crepes, pão com chouriço, fogaças, entre outras iguarias.

Tema desta edição: “D. João I e a Ínclita Geração – Guerra, Paz e Alianças”

O espaço da feira dispõe de diversas bancas de venda de produtos tradicionais, como vinhos, mel, enchidos, doces e licores, chás, especiarias, frutos secos, bem como espaços de venda de artesanato do Alentejo, sabonetes, roupa, brinquedos artesanais e peças de adorno.

“Pretende-se recriar um ambiente que transporte os visitantes para a Idade Média, vivenciando episódios históricos, sentido a dinâmica, os ritmos e os sabores dos tempos medievais. Muito mais do que um evento de lazer, a Feira Medieval de Avis é um evento histórico”, refere Nuno Silva, presidente da Câmara Municipal de Avis, que convida os portugueses a passarem o fim de semana na região.

“D. João I e a Ínclita Geração – Guerra, Paz e Alianças” é o tema deste ano, sendo explorados diversos momentos históricos ligados a este período da história – “uma boa oportunidade de partilhar com os mais novos a história viva, acrescenta Nuno Silva”. Todos os anos é escolhido um tema diferente, retratando a importância da Ordem Militar de S. Bento de Avis ao longo dos séculos na História de Portugal.

A programação integra conferências temáticas, atividades lúdicas e pedagógicas direcionadas para o público infantil, cortejos, representações teatrais, danças medievais, espetáculos de malabares de fogo, torneios de armas a cavalo.

O principal objetivo da Feira Medieval Ibérica de Avis é recriar episódios históricos ligados à Ordem Militar de S. Bento de Avis.

Tendo sempre presente a fidelidade à realidade histórica, o programa da Feira integra um conjunto bastante diversificado de atividades de forma a abranger um público alargado, quer do ponto de vista etário quer dos interesses.

As atividades são dinamizadas pela Câmara Municipal de Avis e pelo Centro Interpretativo da Ordem de Avis (CIOA). A designação de “ibérica” tem com objetivo retratar a ligação da Ordem Militar de S. Bento de Avis à Ordem de Calatrava. Em algumas edições a Feira Medieval Ibérica de Avis contou com a colaboração da Fundación Bodas de Isabel, de Teruel.

O evento dispõe de bons locais de estacionamento e acesso pedonal para as famílias, quer nos arruamentos circundantes, quer na Cerca do Convento, na vila de Avis.

Agenda

Rota das Tascas regressa a Grândola

Arranca a 4 de junho com petiscos à mesa e muita animação musical.

Publicado

em

Rota das Tabernas

Começa a 4 de junho com petiscos à mesa e muita animação musical

A 26ª edição da iniciativa, interrompida nos últimos dois anos devido às restrições impostas pela pandemia da Covid 19, vai decorrer aos fins de semana de 4 a 25 de junho, em cinco tabernas do nosso concelho.

O evento promovido pelo Município de Grândola tem início no dia 4, na Casa Mostra de Produtos Endógenos, onde serão servidos coelho à São Silvestre, cogumelos com Vinho do Porto, salada de polvo, miolos com carne de vinha d’alhos e uma açorda surpresa.

No dia 9, a Rota segue para a Aldeia Mineira do Lousal.

O Café da Mina apresenta duas sugestões de pão torrado: com tomate e orégãos ou com manteiga e alho; cogumelos salteados com alecrim, queijos e enchidos, linguiça assada, pastéis de bacalhau, e cachola de borrego.

No dia 10, é a vez de A Venda, na Silha do Pascoal, receber o evento.

Em cima da mesa vão estar cachola de porco, açorda de beldroegas e javali.

No dia 11 de junho, a Taberna dos Mosqueirões volta a abrir as suas portas para mais uma noite de convívio à mesa.

Torresmos do rissol, bacalhau assado com pimentos, carne de porco com grão e frango em molho são as sugestões desta taberna.

O Café Ruas, em Azinheira dos Barros, é a taberna anfitriã no dia 18.

Da ementa fazem parte: orelha de coentrada, torresmos do rissol, salada de polvo, choco frito e carne de porco com miolos fingidos.

A Rota das Tabernas termina no dia 25 de junho nas Sobreiras Altas. Aderente do evento nas últimas edições, A Taberna apresenta na sua ementa: torresmos, carnes de coentrada, sopa de cação e galinha acerejada com migas de batata.

Continuar a ler

Agenda

Salvador Sobral nos serões dos claustros, em Portel.

De 9 e 12 de junho.

Publicado

em

PORTEL

NOS SERÕES DOS CLAUSTROS

Com uma programação eclética e assente na diversidade das artes de rua e palco, NOS SERÕES DOS CLAUSTROS, assume-se cada vez mais como um evento de referência na divulgação e apresentação de intervenções performativas, as quais contribuem significativamente para a formação de novos públicos.

Evento gerador na capacidade de atrair atenções para o contexto imaterial, NOS SERÕES DOS CLAUSTROS recria a mais inusitada relação entre a Arte o Humor e o Petisco.
Fortalecer a prática das várias artes performativas, fomentar a formação de novos públicos e criar uma imagem de singularidade em termos culturais no interior do país é um dos principais propósitos deste evento, promovido pela Câmara Municipal de Portel, o qual tem lugar este ano, entre os dias 9 e 12 de junho.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!