Siga-nos

Festas Populares

Feira Franca em Arraiolos até 15 julho

A Feira S. Boaventura pretende conjugar espaços diferenciados: a feira tradicional e a promoção das atividades económicas do concelho, contando também com a animação cultural e desportiva.

TDS noticias

Publicado

em

Época com tradição no concelho de Arraiolos, a secular “Feira Franca” que já teve lugar no Outeiro de S. Francisco, no “Rossio”, passou pelo Castelo, percorreu o Largo do Lagar e que se fixou em terrado próprio na Av. 1º de Maio, junto ao Arraiolos Multiusos, acolhe também a 22ª Mostra de Atividades Económicas do Concelho de Arraiolos.

 Sílvia Pinto, presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, referiu na apresentação do programa desta iniciativa que a “Feira e a Mostra de Atividades Económicas integram a ação municipal para a economia do concelho de Arraiolos, sendo que as representações das empresas, das associações e das autarquias são elementos determinantes neste contexto e um impulso positivo à economia local”.

A adesão a este certame das empresas nas áreas da indústria, turismo, comércio e serviços,  valoriza os investimentos concretizados, promove o concelho e dá a conhecer o mesmo, quer junto do público local, quer junto do público oriundo de outras regiões e que nos visita nestes dias.

Pode o concelho de Arraiolos confiar na ação da Câmara Municipal de Arraiolos, para  de forma assertiva e próxima das populações, dos agentes económicos e sociais, promover a nossa terra, para que possamos afirmar a construção dum concelho mais desenvolvido.

O programa da feira inclui ainda a realização de espetáculos: Animação Musical com “Rastolhice” e espetáculo com “CALEMA”  – dia 12 de julho, Festival de  Folclore e Concerto com Fenix Band – dia 13 de julho e o humor de Pedro Tochas – (dia 14 de julho).

Festas Populares

Festival do Tomate em Alvalade Sado de 6 a 8 de setembro

O Festival do Tomate faz-se também com animação musical, com Cláudio Rosário, dia 6, e Carla Nunes, dia 7, no Jardim da Mimosa a partir das 21h30.

TDS noticias

Publicado

em

O 5.º Festival do Tomate de Alvalade | Mimosa realiza-se de 6 a 8 de setembro e nos menus dos restaurantes aderentes.

Não vão faltar entradas, pratos principais e sobremesas onde o tomate dá o mote e o sabor.

A história deste fruto ganha protagonismo na Europa no final do século XVI, sendo introduzido rapidamente na cultura gastronómica portuguesa.

O cultivo de tomate na região de Alvalade começou em 1959, tendo a sua produção atingido nos anos de 1973 a 1975 o seu ponto alto com uma área de plantação de 1600 ha. A partir de 1962, entrou em funcionamento a maior fábrica de concentrado de tomate do país. Atualmente a produção é feita de forma sustentável, recorrendo a métodos e tecnologias eficazes, assegurada graças à boa adaptação da cultura ao clima e aos solos desta Freguesia bem como à água de Campilhas e do Alto Sado.

O tomate é uma excelente fonte de vitaminas, ácido fólico e compostos antioxidantes como o licopeno. Os efeitos do licopeno no ser humano traduzem-se de várias formas como na saúde óssea, na função cognitiva, no controlo do peso do corpo, na proteção da pele e do sistema imunológico.

Participaram na edição 2019 do Festival do Tomate os restaurantes: Restaurante O Bombeiro, Churrasqueira da Mimosa, Restaurante e Pizzaria Cosa Nostra, Restaurante São Sebastião da Mimosa, Casa das Bifanas O Messias. Todos apresentam pratos em que o tomate, este fruto que passa por legume, mostra a sua versatilidade.

Promovido pelaCâmara Municipal de Santiago do Cacém com o apoio da Junta de Freguesia de Alvalade e da Alensado, Cooperativa Agrícola do Sado, CRL. A iniciativa pretende dinamizar a economia local promovendo um produto de excelência e salvaguardando o património gastronómico da Freguesia.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Setembro 2019
S T Q Q S S D
« Ago    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul - Web Development by IDEIAS FRESCAS https://ideiasfrescas.com