Últimas:
Feira da Luz: Joaquim Capoulas faz balanço muito positivo. – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Agricultura

Feira da Luz: Joaquim Capoulas faz balanço muito positivo.

Veja a entrevista em vídeo.

Publicado

em

Agricultura

Os jovens juntos pelo mundo rural na Feira da Luz(vídeo)

Feira da Luz está a decorrer em Montemor o Novo

Publicado

em

Feira da Luz/Expomor 2022

Os jovens juntos pelo mundo rural

No âmbito do protocolo APORMOR Jovem/RCM, o auditório APORMOR acolheu o colóquio “Os jovens juntos pelo mundo rural”, dedicado ao público mais jovem.

Veja a reportagem.

Continuar a ler

Agricultura

Feira da Luz em Montemor-o-Novo começa hoje.

Decorre até 5 de Setembro

Publicado

em

 

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a APORMOR realizam de 31 de agosto a 5 de setembro  a Feira da Luz / Expomor 2022

Reconhecida como um dos grandes certames da região, a Feira da Luz/Expomor é uma referência importante na divulgação e promoção da atividade económica, cultural e recreativa, não só pelo número crescente de expositores e visitantes, mas também pelo constante aumento das condições do Parque de Exposições Municipal/Parque de Leilões de Gado e das atividades desenvolvidas.

A Feira da Luz/Expomor proporciona, para além da oportunidade de negócio e investimentos, a possibilidade de troca de contactos e um vasto e diversificado programa, que inclui espetáculos, exposições (culturais e pecuárias), feira tradicional, atividades económicas e agrícolas, iniciativas de carácter desportivo, recreativo e cultural, feira do livro, concursos, artesanato, ateliers, etc.

A TDS vai acompanhar o certame.

Continuar a ler

Agricultura

Alentejo tem as Barragens com menos água mas não tem nenhum concelho entre os 43 em situação crítica.

Monte da Rocha que abastece vários concelhos está abaixo dos 20%.

Publicado

em

Maria do Céu Antunes | Ministra da Agricultura

11.ª reunião deste ano da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca

Alentejo sem concelhos entre os mais ‘graves’

43 concelhos estão em situação crítica. O número foi adiantado hoje pelo governo após a 11.ª reunião deste ano da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca.

Nenhum deles pertence ao Alentejo apesar da região contar com as Barragens em pior situação.

Duas delas, Monte da Rocha e Campilhas, estão com valores inferiores aos 20%, em estado ‘crítico’.

Monte da Rocha abastece concelhos como Ourique, castro Verde e Almodovar.

Ainda assim, Duarte Cordeiro, ministro do ambiente, garante que todas as albufeiras “têm salvaguardadas reservas para consumo humano para dois anos”.

Nos 43 municípios mais afectados, haverá também a recomendação de “alargar a utilização de volume morto” (a reserva de água que fica abaixo da captação por gravidade), “sem pôr em causa a qualidade do abastecimento”.

O volume de água armazenado continua muito baixo nas bacias do Barlavento algarvio (que tem agora 10,1% de volume armazenado comparado com a média de 61,1%, relativa ao mês de Agosto desde 1990) e do Lima (que tem 18% de volume de água armazenado, quando a média é de 62%).

Valores de Julho de 2022

Seca é ´nacional´

O território continental português está todo em seca severa (55,2%) ou seca extrema (44,8%), segundo os últimos dados divulgados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) relativos a Julho.

O Inverno foi pouco chuvoso (choveu metade do que seria normal) e essa é uma das principais razões desta seca, a segunda mais grave desde 1931.

Continuar a ler

ÚLTIMAS

Facebook

x
error: O conteúdo está protegido!!