Siga-nos

Festas Populares

Feira Anual de Santo André é este fim de semana.

Diz a tradição que no concelho de Santiago do Cacém a feira de Santo André era a última do ano, daí a sua importância pois era onde a população comprava mantimentos, agasalhos e calçado para o inverno.

Foto: CMSCacém
Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Realiza-se de 30 de novembro a 1 de dezembro, a Feira Anual de Santo André, na aldeia de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, com feirinha de artesanato, espaço criança, comes e bebes e animação musical com Vozes Além’Tejo e as Gaiteiras de Sines.

A tradicional feira oferece, ainda, aos visitantes os produtos locais de doçaria, os frutos secos, bolos e pão, os queijos, enchidos e vinhos e o artesanato regional.

Os feirantes presentes no terrado têm os mais vários produtos das ferramentas às meias e pijamas, do calçado à camisola da moda e até o capote alentejano, entre muitos mais artigos que podem bem ser um presente ou lembrança de Natal.

“Diz a tradição que no concelho de Santiago do Cacém a feira de Santo André era a última do ano, daí a sua importância pois era onde a população comprava mantimentos, agasalhos e calçado para o inverno.”

Já a pensar Natal era, também, o momento para se comprarem alguns presentes ou alimentos, como os frutos secos, para levar à mesa nesses dias de festa.

A feira tradicional de Santo André é organizada pela Junta de Freguesia de Santo André com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

Festas Populares

Festival do Tomate em Alvalade Sado de 6 a 8 de setembro

O Festival do Tomate faz-se também com animação musical, com Cláudio Rosário, dia 6, e Carla Nunes, dia 7, no Jardim da Mimosa a partir das 21h30.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O 5.º Festival do Tomate de Alvalade | Mimosa realiza-se de 6 a 8 de setembro e nos menus dos restaurantes aderentes.

Não vão faltar entradas, pratos principais e sobremesas onde o tomate dá o mote e o sabor.

A história deste fruto ganha protagonismo na Europa no final do século XVI, sendo introduzido rapidamente na cultura gastronómica portuguesa.

O cultivo de tomate na região de Alvalade começou em 1959, tendo a sua produção atingido nos anos de 1973 a 1975 o seu ponto alto com uma área de plantação de 1600 ha. A partir de 1962, entrou em funcionamento a maior fábrica de concentrado de tomate do país. Atualmente a produção é feita de forma sustentável, recorrendo a métodos e tecnologias eficazes, assegurada graças à boa adaptação da cultura ao clima e aos solos desta Freguesia bem como à água de Campilhas e do Alto Sado.

O tomate é uma excelente fonte de vitaminas, ácido fólico e compostos antioxidantes como o licopeno. Os efeitos do licopeno no ser humano traduzem-se de várias formas como na saúde óssea, na função cognitiva, no controlo do peso do corpo, na proteção da pele e do sistema imunológico.

Participaram na edição 2019 do Festival do Tomate os restaurantes: Restaurante O Bombeiro, Churrasqueira da Mimosa, Restaurante e Pizzaria Cosa Nostra, Restaurante São Sebastião da Mimosa, Casa das Bifanas O Messias. Todos apresentam pratos em que o tomate, este fruto que passa por legume, mostra a sua versatilidade.

Promovido pelaCâmara Municipal de Santiago do Cacém com o apoio da Junta de Freguesia de Alvalade e da Alensado, Cooperativa Agrícola do Sado, CRL. A iniciativa pretende dinamizar a economia local promovendo um produto de excelência e salvaguardando o património gastronómico da Freguesia.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

Publicidade

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com 917278022