Últimas:
Fadistas de Beja a Lisboa ou Torres Vedras na gala final em Setúbal – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Agenda

Fadistas de Beja a Lisboa ou Torres Vedras na gala final em Setúbal

Seis fadistas, oriundos de vários pontos do país tentam a vitória.

Publicado

em

XIII Concurso de Fado de Setúbal

“gala final”

 Seis fadistas, oriundos de vários pontos do país, disputam no dia 13, a partir das 21h30, na Sociedade Musical Capricho Setubalense, a gala final do XIII Concurso de Fado de Setúbal.

A lista de finalistas, definida após a realização de duas semifinais, é constituída por Pedro Conceição, 22 anos, de Setúbal, Amabélio Pereira, 55, de São Brás de Alportel, Joana Camões, 30, de Torres Vedras, Mafalda Vasques, de 25 anos, de Beja, Miguel Dias, 17, do Barreiro, e Vanessa Santos, 33, de Lisboa.

Os participantes são avaliados por Helena Mendes e Amílcar Caetano, em representação da Câmara Municipal de Setúbal e da Capricho Setubalense, respetivamente, e, como convidado, o fadista Tiago Correia, que também atua durante o serão.

O primeiro classificado recebe um prémio no valor de 600 euros e o convite para integrar o cartaz musical da edição de 2022 da Feira de Sant’Iago. Os fadistas classificados no segundo e no terceiro lugares arrecadam 400 e 300 euros, respetivamente.

Os classificados em quarto, quinto e sexto lugares recebem, cada um, 100 euros. O vencedor do Prémio do Público, além de arrecadar 150 euros, tem a oportunidade de atuar na próxima edição da Feira de Sant’Iago. O participante eleito melhor fadista do concelho de Setúbal é distinguido com uma menção honrosa.

O XIII Concurso de Fado de Setúbal é organizado em parceria pela Câmara Municipal e a Capricho Setubalense, que contam ainda com o apoio da União das Freguesias de Setúbal.

Os bilhetes para a final do evento custam dez euros e podem ser reservados pelo endereço capricho.setubalense@gmail.com.

Realizado desde 2009, o concurso de Fado de Setúbal destina-se à projeção de novos fadistas e à divulgação daquele que é um dos estilos musicais mais marcantes da cultura portuguesa, considerado, desde 2011, Património Cultural e Imaterial da Humanidade.

Agenda

Está inaugurado o 11º Festival Islâmico

A 11ª edição do Festival islâmico de Mértola prossegue até ao próximo domingo dia 22 de maio.

Publicado

em

Cerimónia de Inauguração Oficial

11º Festival Islâmico

A cerimónia oficial de inauguração da 11ª edição do Festival Islâmico de Mértola, realizou-se, quinta-feira, 19 de maio ao final da tarde, no anfiteatro do Castelo de Mértola.

A cerimónia contou com a presença de Mário Tomé, Presidente da Câmara Municipal de Mértola e restantes elementos do executivo. A sessão de abertura foi igualmente marcada pela presença de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial; Ceia da Silva, Presidente da CCDRA; dos deputados Nélson Brito e Pedro do Carmo; Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional da Cultura do Alentejo; António Bota, Presidente da CIMBAL; Sua Excelência o Sr. Embaixador de Sua Majestade o Rei de Marrocos em Portugal, Othman Bahnini; Vitor Fernandez da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e, Jalid Nietto, Vice-Presidente da Fundação Mesquita de Sevilla.

Sexta-feira, dia 20, cumpre-se o segundo dia do Festival Islâmico de Mértola.

Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, prossegue igualmente a sua visita, fazendo parte da sua agenda no período da manhã, uma deslocação às instalações do Salão de Chá, Hammam no Centro Histórico da Vila Museu.

Uma hora mais tarde, pelas 10h00, realiza-se uma visita às instalações provisórias da Estação Bióloga e, posteriormente, ao edifício a recuperar em Além Rio, local privilegiado de vista panorâmica para a Vila Museu e futuro local onde irá nascer este importante centro de pesquisa, um projeto de extrema importância para o desenvolvimento local, regional e internacional.

Pelas 12h00, Ana Abrunhosa, e restante comitiva visitam o Cine Teatro da Mina de São Domingos. Às 12H45, em Picoitos, está agendada uma visita ao Sistema de Saneamento de Águas Residuais desta localidade. Outra das grandes obras do Município de Mértola em prole da qualidade de vida dos seus munícipes.

Para terminar a sua visita a esta 11ª edição do Festival islâmico e ao Concelho de Mértola, realiza-se um almoço no restaurante Al Andaluz em Santana de Cambas.

A 11ª edição do Festival islâmico de Mértola prossegue até ao próximo domingo dia 22 de maio.

Continuar a ler

Agenda

Grândola promove Geração Mais

Ja este fim de semana

Publicado

em

Município de Grândola promove Geração Mais já este sábado

A 12.ª edição da Feira Sénior de Grândola – Geração Mais realiza-se este sábado, 21 de maio, a partir das 9h00, junto ao Complexo Desportivo Municipal José Afonso com a receção aos mais de 200 participantes dos programas seniores dos programas de Envelhecimento Ativo de Grândola, Universidade Sénior de Grândola e Programa Viver Solidário, com a presença de participantes de dois projetos seniores de outros concelhos convidados: da Área de Promoção da Atividade Física, da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Universidade do Algarve para a Terceira Idade, de Faro.

Segue-se a habitual arruada pelas ruas da Vila Morena, acompanhada pela Banda da Música Velha – Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, até ao Parque de Feiras e Exposições, onde vão decorrer as restantes atividades do programa.

Após a Cerimónia Oficial de Abertura da 12.ª Feira Sénior de Grândola, a Geração+ associa-se à Unidade de Cuidados na Comunidade Serra e Mar nas comemorações de “Maio – Mês do Coração”, com a formação de um Coração Humano pelos seniores. Segue-se, no âmbito do 15.º Encontro Regional de Exercício Físico para a 3ª Idade, uma aula de grupo de atividade física sénior.

Após o almoço, servido por duas IPSS locais (AISGRA e Casa do Povo de Azinheira dos Barros), a tarde vai ser preenchida com um vasto conjunto de momentos de animação, destacando-se a atuação do Grupo Coral do PVS – Programa Viver Solidário; atuação dos grupos da UATI – Universidade do Algarve da Terceira Idade – Tuna Académica, Grupo de Guitarras e Grupo Marafados do Cavaquinho. A tarde termina com a matiné dançante ao som do acordeonista Luís Godinho.

Em paralelo, estarão patentes para visitantes e participantes, diversos expositores com mostras de entidades parceiras e de projetos do Município

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!