Siga-nos

Autarquias

Évora vai recuperar Poços e Nascentes do Aqueduto

A implementação deste sistema permitirá uma redução da quantidade de água tratada usada para rega na ordem dos 140.000m3/por ano. O custo dos trabalhos é estimado em 653.100 euros+IVA.

TDS noticias

Publicado

em

O Executivo da Câmara Municipal de Évora aprovou por unanimidade a Abertura de Concurso para Reabilitação de Poços e Nascentes do Aqueduto, Execução de Reservatório e Rede de Distribuição de Água para Rega.

Uma medida aplaudida por toda a Vereação, uma vez que permitirá uma grande poupança financeira à autarquia, além da importância que tem no plano ecológico.

Esta candidatura, elaborada e aprovada ainda no anterior mandato no âmbito do Projecto LIFE – Água da Prata, beneficia de apoio financeiro da Comissão Europeia a 60%.

Visa dar uso à água proveniente do Aqueduto da Água da Prata, tendo em conta que não se prevê a sua utilização para consumo humano no âmbito do contrato entre a Câmara e a Águas de Vale do Tejo.

Procura-se, assim, reduzir os gastos municipais relativamente ao consumo de água da rede pública para rega dos espaços verdes e diminuir a dependência que a rega de espaços verdes tem na rede pública de água tratada.

Os trabalhos incluem a reparação de nascentes e condutas do Aqueduto e reequipamento das estações de bombagem nos poços da Graça do Divor; construção de um reservatório de água em S. Bento; e construção de rede de distribuição de água exclusivamente para rega.

Com esta decisão, pretende-se reforçar o caudal de água captado na Graça do Divor, criar um armazenamento de água exclusivamente para rega e fazer distribuição de água por cerca de 20,3ha, aproximadamente metade das áreas verdes regadas da cidade. Está previsto ainda um futuro alargamento da rede a eventuais jardins no Bairro da Casinha e à expansão do jardim do Bairro do Moinho.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Autarquias

Delegação da ANAFRE reuniu com autarcas do Concelho de Almodôvar

A próxima reunião descentralizada da Delegação está prevista para o final do mês de novembro com as freguesias do concelho de Beja.

TDS noticias

Publicado

em

A Delegação Distrital de Beja da ANAFRE regressou esta segunda-feira, 21 de Outubro, às reuniões descentralizadas pelo distrito. Desta vez reuniu com os autarcas do concelho de Almodôvar na sede da União de Freguesias de Almodôvar e Graça de Padrões e contou com representantes de todas as freguesias, assim como do coordenador nacional Jorge Amador.

Estes encontros que para além de servir para criar uma aproximação entre a Delegação e as Freguesias, serve para dar a conhecer o trabalho realizado pela equipa liderada por Vitor Besugo e também para ouvir as preocupações dos autarcas locais. Assim, em cima da mesa tiveram os seguintes temas:

Novo Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC)

Transferência de competências dos municípios para os órgãos das freguesias

Contabilidade das Autarquias Locais: SNC–AP (Regime Simplificado)

Estatuto dos Eleitos Locais

Protocolos com os CTT

Acordos de Capitação com a ADSE

Valores cobrados pela Sociedade Portuguesa de Autores

Reorganização Administrativa do Território

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Outubro 2019
S T Q Q S S D
« Set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul