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Educação

Évora “ganha” novo sinal de trânsito… com o desenho de uma Serpente

Entretanto, esta sexta-feira, no âmbito do Desafio Pela Saúde, terá lugar a “Caminhada das Escolas Serpente Papa-Léguas com o Património na Algibeira”, que irá envolver 23 escolas (desde jardim de infância até ao 12º ano), num total de 90 professores, 75 auxiliares e 1900 alunos.

Amilcar Matos

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Foi instalado recentemente nalgumas artérias de Évora, designadamente na proximidade de alguns estabelecimentos de ensino, um novo sinal de trânsito cujo objetivo é incentivar os mais novos a caminhar até à escola.

Este sinal, denominado “A Partir Daqui Conta! Para ti, para saúde, para o ambiente.

Anda a pé!”, foi desenvolvido por professores das escolas envolvidas no projeto da Serpente Papa-Léguas de Évora, sendo que a Escola Manuel Ferreira Patrício foi o primeiro estabelecimento a testar o sinal e a implementá-lo, em 2018, e a fazer atividades com os alunos no âmbito do mesmo.

Os 20 sinais foram estrategicamente colocados a cerca de 300 metros dos estabelecimentos de ensino – entrada da escola -, sensivelmente a três minutos a pé.

Desta forma, procura-se incentivar os mais novos a caminhar e os encarregados de educação a estacionar perto do sinal, o que significa andar três minutos a pé em cada viagem, poluindo menos e incorporando atividade física nas rotinas diárias.

Para além das vantagens acima enumeradas, o respeito por este novel sinal de trânsito possibilita a convivência, quer na família, quer entre colegas, baixar a concentração de automóveis junto às entradas das escolas, conhecer a envolvente, reduzir o ruido, e o consumo de combustível.

Outro dos objetivos deste projeto é reforçar a ideia da sustentabilidade das deslocações casa-escola-casa, se as mesmas forem feitas a pé, de bicicleta, de transportes públicos ou simplesmente estacionando a viatura privada a 300 metros da escola.

Por sua vez, as turmas têm vindo a trabalhar o conceito inerente ao sinal em sala de aula, descobrindo, ao longo do ano letivo, muitas das vantagens da mobilidade sustentável. Por outro lado, os alunos têm encontrado formas pedagógicas e lúdicas de alterar comportamentos que inviabilizam a segurança na envolvente da escola, designadamente através de “multas a brincar”, que visam informar os automobilistas do perigo que é para os alunos quando estes estacionam em cima de passeios, de ciclo pistas, em segunda fila, em lugares proibidos, etc.

Atualmente o sinal foi colocado pela autarquia, numa iniciativa que conta com o apoio da PSP – Escola Segura e da ACAM- Associação de Cidadãos Automobilizados, na proximidade da escola básica Chafariz D`El Rei, Heróis do Ultramar, Andre de Resende, Galopim de Carvalho e das escolas secundárias Andre de Gouveia e Severim Faria.

Serpente Papa-Léguas

A Serpente Papa-Léguas – Jogo da Mobilidade é uma campanha criada para incentivar as viagens sustentáveis nas idas para a escola (a pé, de bicicleta ou de transportes públicos), e que tem as crianças e os seus pais como o principal público-alvo. A campanha consiste num jogo de fácil implementação e, além de participar no jogo, cada escola aderente é encorajada a organizar outras factividades e a proporcionar ações educativas sobre segurança rodoviária e mobilidade, questões ambientais e de saúde.

Começando como um projeto relativamente pequeno na Flandres (Bélgica), a Serpente Papa-Léguas evoluiu para uma campanha de âmbito europeu ao longo dos anos, com cada vez mais escolas e países a aderir ao jogo. Os resultados mostraram que a campanha aumenta com sucesso a utilização de modos de transporte sustentáveis e reduz a emissão de CO2.

Em Évora, há uma série de anos que os alunos do 1º e 2º ciclo de 13 estabelecimentos de ensino estão envolvidos nesta atividade pedagógica, a saber: Manuel Ferreira Patrício, Vista Alegre, Cruz da Picada, Sra. da Glória, Andre de Resende, Comenda, Câmara, Chafariz D`el Rei, Canaviais, Galopim de Carvalho, Rossio, Salesianos de Évora e Heróis do Ultramar.

Educação

Conselho Nacional de Educação visita Polo da Universidade Popular em Viana do Alentejo

O programa terminou no Cineteatro Vianense onde assistiram ao ensaio da Tuna Popular dirigida pelo professor Válter Loureiro, um projeto criado no início de 2017 e composto por 50 elementos.

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Os responsáveis do Conselho Nacional de Educação (CNE) visitaram o Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora.

A delegação do CNE foi recebida nos Paços do Concelho, pelo Presidente do Município, Bengalinha Pinto, onde foi apresentado o Polo de Viana do Alentejo da UPTE/UÉ que comemorou este mês de maio o seu 9º aniversário. No ano letivo em curso, cerca de 140 alunos das três freguesias do concelho frequentam os mais de 10 cursos disponíveis, para além do Clube de Saúde Sénior e da Tuna Popular.

As aulas, lecionadas por professores voluntários, decorrem de novembro a junho, em cada freguesia, de segunda a sexta-feira.

De salientar que o Polo da UPTE/UÉ resulta de um protocolo de cooperação entre o Município de Viana do Alentejo e a Universidade de Évora, que visa contribuir para a promoção do envelhecimento ativo da população e para a melhoria da sua qualidade de vida.

Seguiu-se a deslocação ao Centro do Cante e do Saber, sede do Polo, onde tiveram a oportunidade de assistir a uma aula de história e cultura local e ficar a conhecer a sede do Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo e a sua história.

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