Siga-nos

Autarquias

Évora e Arraiolos proíbem circulação de pessoas nas margens do Divor

Medida é tomada em conjunto pelas duas autarquias

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Foto: CM Arraiolos

Os Municípios de Évora e de Arraiolos tomaram a decisão conjunta de proibir a circulação de pessoas na área circundante da albufeira do Divor.

Este local, que é um dos preferidos das populações dos dois concelhos para passeios ao ar livre, manter-se-á com acesso interdito – exceção para acesso de residentes -, enquanto for necessário evitar a concentração de pessoas em locais públicos.

A decisão tomada pelas duas Câmaras Municipais, entidades responsáveis pela gestão administrativa do território abrangido pelo perímetro da albufeira do Divor, visa dar cumprimento às indicações da Direcção-Geral de Saúde e às medidas estipuladas para mitigar o contágio entre cidadãos.

A regra de ficar em casa, saindo apenas para as deslocações previstas na Lei tem sido, no geral, cumprida com civismo pelas populações de ambos os Municípios.

Não obstante, é importante tomar medidas preventivas que garantam a salvaguarda do interesse coletivo.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Autarquias

Comporta já tem pré-tratamento de esgotos.

O investimento total neste novo sistema cifra-se em quase 2,9 milhões de euros.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Comporta já tem pré-tratamento de esgotos e nova ETAR permitirá reaproveitar águas

“Nova ETAR permite reaproveitar águas”

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, acompanhado pela vereadora Ana Soares, esteve ontem (22 de setembro 2020) de visita às instalações do novo Sistema de Tratamento de Águas Residuais – SAR da Comporta, obra que compreende uma Estação Elevatória – já concluída, e que iniciou ontem funções – de um Sistema Intercetor, de transporte de efluentes para a ETAR, e de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais.

O investimento total neste novo sistema cifra-se em quase 2,9 milhões de euros, cofinanciados pela União Europeia através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), e cujas empreitadas estão adjudicadas à Ambiágua – Gestão de Equipamentos de Água, S.A. (Sistema Intercetor) e ao consórcio Domingos da Silva Teixeira, S.A/DTE, Instalações Especiais, S.A. (ETAR). Prevê-se que o SAR da Comporta esteja totalmente concluído no primeiro semestre de 2021.

Após a confirmação da previsão do fim dos trabalhos na primeira metade de 2021, o presidente da Câmara Municipal de Alcácer, Vítor Proença, afirmou que a construção do SAR da Comporta “é um motivo de grande satisfação para todo o Município de Alcácer, sendo também a concretização de um compromisso do Executivo Municipal e do próprio presidente da Câmara”.

Acrescentou depois que “toda a população da Comporta deve estar satisfeita com este novo passo”, sublinhando que naquele mesmo dia se deu “um passo muito grande na defesa do ambiente, com a entrada em funcionamento do sistema de pré-tratamento dos esgotos da Comporta”.

As novas instalações estão dimensionadas para tratar as águas residuais de uma população de cerca de 2.500 habitantes-equivalentes em época alta, podendo aumentar para mais de 5.000 habitantes.

Quando a ETAR estiver concluída, as águas residuais, depois do seu tratamento, vão ser reutilizadas em sistemas de rega na floresta da zona, facto pioneiro no Alentejo.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Categorias

ARQUIVO

error: Content is protected !!