Últimas:
Este fim-de-semana há peixe do rio, em Mértola. – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Gastronomia

Este fim-de-semana há peixe do rio, em Mértola.

Festival do Peixe do Rio no Pomarão é a proposta da Câmara Municipal para o próximo fim de semana.

Publicado

em

O certame regressa depois de dois anos de interrupção, devido à Covid-19, para mostrar os saberes e sabores do rio Guadiana.

“Este certame atrai visitantes de todo o lado.”

O Festival do Peixe do Rio”  pretende valorizar os recursos do Guadiana a nível gastronómico, mas também as potencialidades turísticas da região, este ano a organização volta a apostar em ementas tradicionais, nas quais a lampreia, o muge e as enguias são os destaques principais.

O mercado de produtores locais é um dos pontos de interesse principal do festival, um espaço onde vai ser possível encontrar diversos produtos produzidos no concelho como os queijos, enchidos, pão, doces e licores.

A iniciativa que conta com a colaboração de várias entidades, assim como, associações e clubes do concelho tem ainda para oferecer um programa diversificado de animação.

Gastronomia

Festa do Arroz em Ponte de Sor

A 9ª edição decorre já no próximo sábado.

Publicado

em

Festa do Arroz de regresso ao Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor

No próximo sábado, dia 21 de maio, a Festa do Arroz está de volta ao Centro de Artes e Cultura, para a sua 9ª edição.

Com um programa cultural diverso, onde se destaca a cozinha, doçaria, história, pintura e atuações musicais que prometem proporcionar momentos intensos a quem visitar Ponte de Sor neste dia.

O evento inicia-se às 15h00 com uma sessão de cozinha ao vivo pela sobejamente conhecida Tia Cátia, seguindo-se o tão desejado Concurso de Arroz-Doce! Este concurso é uma iniciativa destinada à celebração do arroz enquanto elemento de identidade local.

Esta iguaria faz parte da doçaria tradicional portuguesa e é apreciada em todas as regiões de Portugal, ainda que apresente pequenas variações regionais. O Concurso Arroz-Doce visa premiar as melhores receitas deste doce, com prémios para os três melhores participantes, nas modalidades “tradicional” e “inovador”.

Outro dos momentos altos da Festa do Arroz é a inauguração do Museu Municipal de Ponte de Sor e do Mural de pintura de Guga Liuzzi.

Para fechar com chave de ouro o evento, está marcado para as 18h00 um espetáculo cultural e musical com Vitorino, Monda, Ensemble Ibérico e Vozes do Montado.

Continuar a ler

Agenda

Obesidade agravou com a pandemia. Reguengos quer ajudar na reeducação alimentar

Workshops gratuitos sobre reeducação alimentar começam hoje em Reguengos de Monsaraz

Publicado

em

A obesidade e o excesso de peso têm dimensão de epidemia nos países europeus e o cenário piorou com a pandemia. Os dados foram revelados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e dão conta que a obesidade atinge 23,3% da população na Europa, a segunda taxa mais alta do mundo, a seguir às Américas.

O Município de Reguengos de Monsaraz está focado no problema e começa hoje a fazer workshops sobre reeducação alimentar e saúde psicológica em todas as localidades do concelho.

As sessões são gratuitas e abertas à população a partir dos 55 anos de idade, em grupos com o mínimo de quatro participantes, devendo cada pessoa efetuar a inscrição até dois dias antes do workshop na junta de freguesia da área de residência.

Os workshops intitulam-se “Rótulos dos Alimentos – como interpretar e mudar comportamentos” e são dinamizados pela nutricionista Anabela Gaspar e pelo psicólogo Rui Paixão. 

Os primeiros workshops começaram hoje na antiga junta de freguesia de São Marcos do Campo e na Sociedade Recreativa Campinhense, no Campinho. 

No dia 16 de maio haverá sessões às 9.30 na Sociedade União e Progresso Aldematense, em S. Pedro do Corval, e pelas 11 horas na antiga escola primária de Motrinos.

Este ciclo de workshops continua no dia 18 de maio, às 9.30, no pavilhão gimnodesportivo de Reguengos de Monsaraz, seguindo-se pelas 11 horas no Centro Cultural Caridadense 1.º de Maio, na Caridade. No dia seguinte realizam-se sessões às 9.30 no Centro Cultural Cumeadense, na Cumeada, e pelas 11 horas na Sociedade União Perolivense, nas Perolivas.

No dia 23 de maio os workshops “Rótulos dos Alimentos – como interpretar e mudar comportamentos” decorrem às 9.30 na Casa do Cante, no Telheiro, e a partir das 11 horas na Igreja de Santiago, em Monsaraz. O Centro de Convívio da Barrada recebe a sessão no dia 26 de maio pelas 9.30, seguindo-se pelas 11 horas no Centro Cultural do Outeiro.

Os últimos workshops realizam-se no dia 27 de maio às 9.30 horas na Sociedade de Santo António do Baldio e às 11 horas na Sociedade de Carrapatelo.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!