Últimas:
Escolas de Montemor-o-Novo visitam exposição – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Educação

Escolas de Montemor-o-Novo visitam exposição

Trabalhos feitos por alunos das escolas do concelho

Publicado

em

Agrupamento de Escolas

visita a “Círculos de Paz” no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo

Está patente no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, a exposição “Círculos de Paz”, concretizada através do Projeto educativo 2020/21, numa colaboração profícua entre o Município de Montemor-o-Novo e o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.

Nesta quarta-feira, 16 de fevereiro, o vereador do pelouro da Educação, Henrique Lopes, acompanhado por técnicos do Município, recebeu no Mercado Municipal a Diretora do Agrupamento de Escolas, Idalina Bento, e Carla Rodrigues, Adjunta da Direção do Agrupamento, para uma visita a esta exposição.

Recordamos que o Município de Montemor-o-Novo acolheu na Oficina da Criança, durante o ano letivo 2020/2021, 48 turmas da sua comunidade educativa, para refletir sobre o conceito de PAZ. Este projeto surgiu no âmbito do Movimento Municípios pela Paz – Educar pela PAZ, do qual o nosso município é parceiro.

Foi seu propósito explorar este conceito através da forma geométrica o Círculo. Da análise da sua forma perfeita, refletiu-se sobre os benefícios que esta forma geométrica poderia trazer para um grupo de pessoas e na promoção de sinergias.

Durante o projeto, as crianças exploraram a temática da PAZ através de jogos, momentos de meditação e relaxamento, sessões de expressão plástica e por fim, com uma visita ao Cromeleque dos Almendres, um monumento megalítico, um espaço onde o circulo é dominante, um lugar místico, de culto e união.

Após terem trabalhado as várias dinâmicas do círculo, as crianças criaram a sua própria MANDALA, em que a base da criação foi o próprio círculo e o conteúdo, a harmonia entre linhas, formas e cores.

Uma Mandala é uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o mundo que o rodeia. O ponto central da mandala é identificado como a essência do nosso ser, do qual tudo converge ou irradia.

As primeiras figuras da mandala refletem o inconsciente pessoal e as extremidades o inconsciente coletivo.

Educação

Portões abertos mas escolas sem aulas

Cenário igual em toda a região

Publicado

em

Foto TDS: Escola Básica Manuel Ferreira Patrício

Greve da função pública

Escolas a ‘meio gás’

Os portões estão abertos mas os alunos não estão.

Só os funcionários que não aderiram à greve estão nas escolas.

O cenário é este em todo o Alentejo.

Praticamente em todos os agrupamentos existem escolas sem funcionar.

Muitos dirigentes sindicais e funcionários vão participar na manifestação em Lisboa.

Continuar a ler

Educação

Cantina de escola em Évora deixa de funcionar devido a casos de covid-19

Vários professores e assistentes operacionais infetados

Publicado

em

Os alunos da escola Conde de Vivalva em Évora vão ficar sem refeitório já a partir de amanhã e por tempo indeterminado devido a vários casos de covid-19 entre funcionários do estabelecimento de ensino.

Para além de casos positivos em auxiliares e assistentes técnicos há também professores com teste positivo à covid-19 o que leva a constrangimentos também no que diz respeito às aulas. 

A Escola Básica Conde de Vilalva, iniciou a sua atividade em 1993, e situa-se no Bairro do Bacelo, em Évora.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!