Siga-nos

Artes

Escavações no Anfiteatro da cidade romana de Ammaia, Marvão

O projecto em curso, que se estenderá por três anos, envolve a escavação e estudo do anfiteatro e a sua conservação e valorização.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Estão a decorrer escavações arqueológicas no anfiteatro da cidade romana de Ammaia, Marvão.

“O monumento foi identificado no ano passado, no âmbito do projecto que visa o estudo dos edifícios lúdicos desta cidade romana”

O anfiteatro, o quinto destes edifícios conhecidos em cidades da antiga Lusitânia, apresenta medianas dimensões, cerca de 60 a 80 metros no seu eixo maior, e 40 a 50 no menor, com infraestrutura pétrea e bancadas de madeira, à semelhança dos já conhecidos anfiteatros de Bobadela (Oliveira do Hospital) e de Cáparra (Oliva de Plasencia).

Presentemente, decorre uma campanha de escavação e de diagnóstico das acções de conservação a realizar, financiada pela Fundação “La Caixa”, promovida por um consórcio que envolve a Fundação Cidade de Ammaia, a Fundación de Estudios Romanos, O Museo Nacional de Arte Romano e o Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (Uniarq).

Os principais objetivos delineados incluem a identificação do perímetro do edifício e escavação e estudo dos compartimentos associados à arena, os locais onde se guardavam os animais, para as venationes, lutas de humanos contra animais, ou onde os gladiadores se preparavam para entrar em acção nos combates singulares que realizavam.

 

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

A Rádio

“Desembarque” estreia hoje na TDSrádio. A cultura em primeiro lugar.

Rita Carneiro estreia na TDS às 17h00 deste sábado.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Programa de uma hora de cultura, notícias, eventos, música, etc

“Desembarque”

Desembarque é um programa semanal com duração de uma hora e que pretende, acima de tudo, pela sua génese, abordar a Cultura no seu sentido mais lato, ou seja, tanto dar destaque a notícias, novidades, eventos, quanto abordar um autor, uma obra, quer seja literária, discográfica, cinematográfica…

Desembarque surgiu da estreita relação da autora com a temática cultural em geral. Licenciada em Antropologia Cultural e Social, pela Universidade Nova de Lisboa, Rita Carneiro cedo se apercebeu da quase ausência de espaços que pudessem e quisessem dar ênfase a esta vertente tão importante da nossa vida em sociedade. 

Assim nasceu Desembarque, da necessidade que a autora sentiu em transmitir, primordialmente no Arquipélago dos Açores, onde reside, as iniciativas que a este nível vão surgindo, cada vez com mais intensidade, mas não apenas por aí, do nível local ao nacional, do nacional ao internacional, a divulgação é a arma mais poderosa nos tempos que correm. 

Actualmente, aposta na divulgação não só da música portuguesa de qualidade como também na estrangeira, tentando manter sempre esses mesmos níveis de qualidade, introduziu uma pequena rúbrica dedicada à poesia e aos melhores “dizeurs”, não só mais antigos como essencialmente aos actuais.

Desembarque é apenas isso: dar um pouco de voz a um dos aspectos mais importantes de qualquer sociedade – a sua cultura!

Continuar a ler

error: Content is protected !!