Siga-nos

Artes

Escavações no Anfiteatro da cidade romana de Ammaia, Marvão

O projecto em curso, que se estenderá por três anos, envolve a escavação e estudo do anfiteatro e a sua conservação e valorização.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Estão a decorrer escavações arqueológicas no anfiteatro da cidade romana de Ammaia, Marvão.

“O monumento foi identificado no ano passado, no âmbito do projecto que visa o estudo dos edifícios lúdicos desta cidade romana”

O anfiteatro, o quinto destes edifícios conhecidos em cidades da antiga Lusitânia, apresenta medianas dimensões, cerca de 60 a 80 metros no seu eixo maior, e 40 a 50 no menor, com infraestrutura pétrea e bancadas de madeira, à semelhança dos já conhecidos anfiteatros de Bobadela (Oliveira do Hospital) e de Cáparra (Oliva de Plasencia).

Presentemente, decorre uma campanha de escavação e de diagnóstico das acções de conservação a realizar, financiada pela Fundação “La Caixa”, promovida por um consórcio que envolve a Fundação Cidade de Ammaia, a Fundación de Estudios Romanos, O Museo Nacional de Arte Romano e o Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (Uniarq).

Os principais objetivos delineados incluem a identificação do perímetro do edifício e escavação e estudo dos compartimentos associados à arena, os locais onde se guardavam os animais, para as venationes, lutas de humanos contra animais, ou onde os gladiadores se preparavam para entrar em acção nos combates singulares que realizavam.

 

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Artes

George Chan, da BBC Planet Earth, em Évora

George Chan irá mostrar todas as etapas da criação de um pequeno documentário.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

De 19 a 23 de outubro decorre a 2ª edição do curso Low Cost Film Making com George Chan em Évora

“George Chan vai estar no Alentejo 5 dias”

Durante 5 dias George Chan, colaborador de David Attenborough na série da BBC Planet Earth, irá estar em Portugal, nomeadamente em Évora para a realização da segunda edição do curso Low Cost Film Making.

George Chan irá guiá-lo por todas as etapas da criação de um pequeno documentário.

Cada dia irá combinar a teoria, com experiência e técnicas de filmagem, todos os participantes terão a oportunidade de se envolver em todas as etapas do processo da criação de um filme, nomeadamente: Teoria documental, Pré-produção, Produção, Pós-produção e Promoção.

Serão aceites no máximo 15 alunos, sendo ideal para quem quer aprender as técnicas de filmagem de documentários.

Os alunos geralmente têm formação em ciência, comunicação científica e marketing, no entanto encontra-se disponível para qualquer interessado.

O workshop será realizado na Casa Morgado Esporão – “Residência das Artes, Ciências e Humanidades” em Évora, Portugal, entre os dias 19 e 23 de outubro.

Continuar a ler

Copyright © 2020 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com Publicidade site | rádio: 917278022

error: Content is protected !!