Últimas:
 Escavações arqueológicas revelam 14 capelas do antigo Mosteiro de Santa Mónica, em Évora. – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Artes

 Escavações arqueológicas revelam 14 capelas do antigo Mosteiro de Santa Mónica, em Évora.

Trabalhos decorrem na EB1 de São Mamede.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

 Escavações arqueológicas

“Trabalhos na EB1 de São Mamede revelam 14 capelas do antigo Mosteiro de Santa Mónica”

As obras na Escola EB1 de São Mamede, sedeada no antigo Mosteiro de Santa Mónica, que decorrem desde 2018, permitiram colocar a descoberto no denominado “pátio intermédio” da escola e junto ao muro que separa este espaço da “Quinta de Santa Mónica”, a Este, uma estrutura longitudinal com uma dimensão aproximada de 20m de extensão e 2,5m de largura.

O seu interior é formado por um conjunto de 14 espaços, de dimensões praticamente homogéneas, tendo cada um deles a mesma organização espacial.

Este conjunto está associado a uma função religiosa, mais concretamente aos chamados “Passos da Via Sacra”, constituindo-se por 14 capelas, tendo cada uma um pequeno altar, onde estaria representada cada uma das etapas da Paixão de Cristo. 

Apesar de ser comum nos mosteiros a existência destes compartimentos, não se conhece qualquer registo de em Évora existir algum exemplar semelhante, resultando, assim, numa das mais importantes descobertas do género em contextos monásticos na cidade.

Concluídos os trabalhos arqueológicos que permitiram este achado e tendo sido realizado o levantamento fotogramétrico das estruturas, torna-se possível uma nova leitura do desaparecido mosteiro. 

A intervenção levada a cabo nesta escola básica contempla um conjunto de obras tendo em vista dotá-la de melhores condições de utilização para alunos, corpo docente e pessoal auxiliar, nomeadamente, através da requalificação e ampliação no espaço do antigo claustro e pátio intermédio.

Tal como definido na legislação em vigor, as obras têm sido realizadas com o devido acompanhamento arqueológico, assegurado pelos técnicos municipais.

Artes

Museus de Évora promovem “Noites de Verão”

Eventos começam hoje

Ana Catarina Ventura

Publicado

em

Imagem: evoraticket

Entradas têm valor fixo.

“Objetivo é dar a conhecer museus locais.”

O Turismo do Alentejo, juntamente com a Rede de Museus de Évora procura valorizar da cidade e o seu património, assim como dar a conhecer diferentes equipamentos culturais, as suas coleções e atividades. Graças a esses objetivos, for criada a iniciativa “Noites de Verão”.

No mês e julho, agosto e setembro, numa sexta-feira à escola, será lançado um convite para aparecer em vários espaços culturais e históricos, onde é possível conhecer ou revisitar, livremente ou através de uma visita guiada, o legado patrimonial.

Começa hoje, 23 de julho, pelas 19h30. As propostas deste dia passam por visitas à exposição do Convento dos Remédios, Museu do Relógio, à mostra do Centro de Arte e Cultura ou ao MADE – Museu do Artesanato e do Design.

De referir que a Rede de Museus de Évora assume-se como “fator de sustentabilidade e de desenvolvimento local e regional, seguindo uma orientação mais abrangente que visa, a partir do entendimento do património cultural como recurso estratégico, contribuir para a convergência da cidade e do concelho com os padrões de desenvolvimento e de coesão europeus, mas também para a candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027.” segundo o comunicado.

Para cumprir este objetivo, foi criado um bilhete único, o Évora Ticket, comum a vários espaços integrados na Rede, através do qual é possível visitar locais emblemáticos por um valor fixo. Apesar de, em virtude da pandemia, a venda de bilhetes estar suspensa prevê-se a reativação em setembro.

Museus incluídos:

Megalithica Ebora/Convento dos Remédios; Museu do Artesanato e do Design (MADE); Museu do Relógio; Casa Nobre e Ruínas da Rua de Burgos; Igreja do Salvador; Centro de Arte e Cultura; Casas Pintadas; Coleção de Carruagens; Palácio Duques de Cadaval; Centro Interativo de Arqueologia/Palácio do Vimioso; Colégio do Espírito Santo e Palácio de Dom Manuel

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!